Discussão:Teologia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tipo, eu traduzi este artgo da Wikipedia em espanhol (mais precisamente, daqui), e não sei se precisa informar que o artigo veio de lá, essas coisas. Mas precisa de revisão. Mrcl 05:14, 30 Set 2004 (UTC)

Minha edição[editar código-fonte]

"Sua edição em Teologia apresentou alguns erros ("hindú"), por isso foi revertida. Também não se usa três pontos (…) num artigo de enciclopédia. Além disso, continha pequenas alterações que não eram necessárias, como colocar o alfabeto grego em itálico. Peço que por favor não entre em guerra de edições, mas tente discutir suas alterações quando for revertido, em suas novas edições. Saudações, RafaAzevedo msg 11h51min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)"

  • A palavra hindu se escreve sem acento e assim eu fiz. Os três pontos eu retirei da versão anterior e o grego é língua estrangeira, deve-se colocar em itálico. Minha edição na realidade corrigiu os erros apontados, verifique o histórico. Leonino (discussão) 11h58min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Não altere minhas configurações pessoais como fez em minha página de usuário. Leonino (discussão) 12h20min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Realmente me confundi nos erros citados; de qualquer maneira, coloca-se em itálico a transliteração do grego, não o alfabeto grego; você alterou a maneira com que o grego e a transliteração eram apresentados, o que tornou a introdução confusa. E cristianismo também não se grafa com letra maiúscula. E não alterei "configurações pessoais" nenhuma em página de usuário algum. RafaAzevedo msg 12h23min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Penso ter tornado a introdução mais clara, esse foi meu objetivo. A palavra Cristianismo é um substantivo próprio e um nome de religião, por isso se grafa com maiúscula. Sua alteração em minha página deve ter sido involuntária. Leonino (discussão) 12h26min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Engano seu, cristianismo não se grafa com maiúsculas. Consulte qualquer dicionário. E a sua introdução foge totalmente do padrão utilizado na Wikipédia para apresentar a etimologia das palavras. Não queira impor seu ponto de vista à tradições já estabelecidas, procure trabalhar coletivamente com o que já foi feito pelos editores que lhe precederam. Não é educado fazer isso. RafaAzevedo msg 12h32min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Reescreverei a introdução se necessário. Leonino (discussão) 12h35min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
  • Uma rápida pesquisa me deu referências quanto ao Cristianismo:

Emprega-se a letra inicial maiúscula nos seguintes casos: a) nos substantivos próprios

Nomes de pessoas, topônimos, denominações religiosas e políticas, nomes sagrados e ligados a religiões, entidades mitológicas e astronômicas, altos conceitos nacionalistas

Leonino (discussão) 12h34min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)

Claro, o exemplo se refere a, por exemplo, a nomes próprios, como Igreja Católica. Nesse caso se usa minúsculas. Não é o caso de "cristianismo", "budismo", etc. Não vou lhe dar uma aula aqui, pois nem é o local apropriado; como eu disse, qualquer dicionário apontará a grafia correta. RafaAzevedo msg 12h39min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Já achei diversas outras referências, o nome de uma religião se escreve assim. Leonino (discussão) 12h41min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Você está errado, pare de reverter ou será denunciado por vandalismo. RafaAzevedo msg 12h48min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Não estou revertendo, estou refazendo. Leonino (discussão) 12h49min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
  • Veja mais uma. Na dúvida, usa-se o maiúsculo porque se prefere assim em publicações formais. Leonino (discussão) 12h49min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Farei um pedido de solução de impasse, retornarei à tarde. Leonino (discussão) 12h51min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Nenhum dos exemplos que você citou contém textualmente: "Cristianismo". Logo, você não provou nada, apenas que não entendeu o que foi explicado na página mostrada. Reverter ou refazer, não importa - não desfaça as alterações dos outros, este não é o procedimento correto num projeto colaborativo. O artigo não é seu. RafaAzevedo msg 12h54min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Conforme os sites, usa-se a inicial maiúscula, porém isso parece bem secundário e, como disse, na dúvida se usa o maiúsculo. Ao rejeitar as correções, é você quem desrespeita as nossas políticas, devemos fazer o melhor em cada texto. Leonino (discussão) 12h56min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Não há dúvida: "cristianismo" se escreve com inicial minúscula; se você ainda tem dúvida, recomendo mais uma vez que consulte um dicionário (existem diversos online). RafaAzevedo msg 12h59min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
  • Não entendo por que você quer fazer um cavalo de batalha por causa do tamanho de uma letra. E, com um clique, reverte todo o meu trabalho, voltanto a uma versão que você mesmo criticou. Leonino (discussão) 21h34min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
Não sou eu, outros editores já se manifestaram contra algumas de suas alterações. Não foi "todo o seu trabalho" que foi desfeito, apenas a entrada (que foge totalmente dos padrões utilizados na Wikipédia, onde a etimologia vem logo no início), introduz uma subdivisão desnecessária e grafa, erroneamente, "cristianismo" com inicial maiúscula. Todo o resto de suas alterações ao artigo foram mantidas. Por favor, não insista em reverter, pois a última edição que você reverteu não foi minha - foi de uma administradora do projeto, inclusive. Seja civilizado. RafaAzevedo msg 22h25min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)
A etimologia estava no começo e mais clara ainda com mimha edição. A divisão em partes é padrão, por que fazer um texto sem subtítulos quando eles são claros? E essa história de tamanho da letra parece uma pérola da Wikipédia, como vamos trabalhar assim? Leonino (discussão) 22h37min de 14 de Novembro de 2008 (UTC)

Proteção do verbete[editar código-fonte]

Como solicitado nos Pedidos aos administradores, protegi o verbete em 3 dias, a fim de que as partes possam chegar a um consenso editorial.

Até lá, boa sorte a todos. Conhecer ¿Digaê 02h56min de 15 de Novembro de 2008 (UTC)

Teologia budista[editar código-fonte]

Não seria incongruente falar de "teologia budista" já que os budistas não acreditam em Deus? o comentário precedente não foi assinado por 189.38.157.137 (discussão • contrib.)