Discussão:Terceiro segredo de Fátima

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O assunto das aparições de Fátima tem conduzido a uma série de teorias, nomeadamente para tentar "explicar" alternativamente os acontecimentos descritos pelos três pastores.

A verdade é que a Igreja aceita Fátima, o que por si é pouco vulgar.

Os "segredos" foram igualmente alvo de imensa especulação. Primeiro alimentada pelo facto de o "terceiro segredo" não ser revelado. Agora que é oficialmente conhecido, pelas inúmeras "interpretações", da própria Igreja, ou outras, como a que inicia o artigo aqui comentado.

O "terceiro segredo" já era conhecido havia muito, nomeadamente pela desclassificação de documentos diplomáticos dos EUA. Quando tomou conhecimento do "segredo", o Papa chamou ao Vaticano os Embaixadores das Potências Mundiais, nomeadamente dos EUA, Reino Unido e URSS, e transmitiu-lhes o conteúdo dessa mensagem. O documento enviado pelo Embaixador dos EUA ao seu Governo a relatar esse encontro, e o referido "terceiro segredo", consta de uma série de documentos que caíram no domínio público devido à legislação Norte Americana. Assim, o conteúdo já era conhecido.

Quanto às interpretações, a meu ver, a leitura proposta pelo Vaticano é forçada e dificilmente encaixa no texto original, e nem as leituras populares, como a que consta do texto aqui em causa, se adequam ao texto da Irmã Lúcia.

De referir ainda que o texto do "segredo" foi várias vezes acrescentado pela Irmã Lúcia, sendo a mensagem hoje conhecida sensivelmente diferente da que transmitiu nos primeiros interrogatórios da Igreja logo depois das aparições.

Sobre a carta tida como "Texto do terceiro segredo de Fátima publicado pelo Vaticano."[editar código-fonte]

O texto do terceiro segredo de Fátima publicado pelo Vaticano encontra-se em: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_20000626_message-fatima_po.html sendo que é esta a versão "aceite" actualmente como oficial pela Santa Sé.


A imagem que está incluída (carta) foi publicada, originalmente, no blog http://the-end-of-evil.blogspot.com sendo esta que, até agora, não possui qualquer prova válida de veracidade. (alias, de acordo com algumas analises, esta é uma falsificação... mas isso sim seria estar a ser partidário).

O importante aqui é que a Foto que tem como legenda "Texto do terceiro segredo de Fátima publicado pelo Vaticano." NÃO É o texto do terceiro segredo de Fátima publicado pelo Vaticano. Assim como, até ao momento, também não há provas de que este seja sequer a "suposta" restante parte do terceiro segredo (aquela que o Vaticano diz não existir!)comentário não assinado de 188.81.144.251 (discussão • contrib) Vanthorn msg ← 18h04min de 15 de outubro de 2010 (UTC)[responder]

Retirada imagem com texto controverso do segredo proveniente de fonte não fiável. Vanthorn msg ← 10h48min de 14 de outubro de 2010 (UTC)[responder]