Discussão:Tonsila

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O texto faz crer que o termo "amígdala" não é cientificamente correcto. Isto não é verdade. Em Portugal, por exemplo, o termo "tonsila" nunca é utilizado e é considerado um decalque do inglês que deve ser evitado. Amígdala é o termo utilizado em todas as faculdades de medicina.

Aqui no Brasil, também se usa "amígdalas". Aliás, nunca tinha ouvido "tonsila" na vida.
--Iuri Lammel (discussão) 13h51min de 9 de janeiro de 2012 (UTC)[responder]
Concordo Acho que o artigo deveria ser renomeado. Esse é um bom exemplo de como a criação de um artigo na wiki pt frequentemente é demasiadamente influenciado pela versão em inglês. Andreloureiro D​ C​ E​ F​ B
Discordo Prezados Iuri e André. Sinto dizer que, apesar da preferência de uso da palavra amígdala pelos médicos e pelos leigos, de realmente pronunciarmos amídala (no Brasil), destas três palavras estarem corretas conforme o VOLP[1], e dos dicionários Aurélio (2007) Michaelis (online) ainda remeterem tonsila a amígdala, a nova Terminologia Anatômica [TA] internacional em português de 2001[2], traduzida do Latim e do inglês da publicação da IFAA, Terminologia Anatomica: International Anatomical Terminology. New York: Thieme Medical Publishers. 1998. ISBN 0-86577-808-6 (é possível consultar no site da IFAA[3]), deixa claro que todos os termos científicos que utilizam a palavra amígdala devem agora preferir tonsila. Nessa publicação em português nem se usa mais amígdala. Portanto, o assunto já foi discutido entre os especialistas há 15 anos e parece-me que devemos respeitar. Na versão em espanhol, tonsila é a primeira que aparece, mas as duas formas são aceitas[4]. Notem também que o Grande Dic. Houaiss da Língua Portuguesa Eletrônico, versão online de 2012[5], já se atualizou para essa questão. Transcrevo abaixo o verbete tonsila:
tonsila 
 substantivo feminino ( 1881)  anat
 designação comum a vários agregados de tecido linfoide, esp. o que se situa à entrada da garganta [Anteriormente denominados 
   amígdala.]  f. não pref.: tonsilha         
Locuções
t. lingual anat
   a que se situa na base da língua
t. palatina anat
   a que está situada na face posterior do véu palatino
t. rinofaríngea anat
   ANAT a que se situa na parede posterior da faringe  cf. adenoide
t. tubária anat  
   que está situada perto do orifício da tuba auditiva
Etimologia
   lat. tonsīllae,ārum 'amígdalas'; ver tonsil-; f.hist. 1881 tonsilla
O mesmo verbete no Dic. Aulete também já indica entre colchetes que "Tonsila substituiu amígdala na nova terminologia científica."[6].
Novo Diccionario Latino-Portuguez de 1931[7], à página 797, indica "tonsila" não ser decalque do inglês "tonsil", mas é uma palavra latina: tonsīllae,ārum f. plur. Cic. as amígdalas. (Em abreviaturas, Cic. é Cícero (M. Tullius)[8].
O Dicionário Médico Stedman, Editora Guanabara Koogan S.A., 27a ed., 2003 (inglês-português) possui, por exemplo, as seguintes entradas:
amygdala, genitivo e plural amygdalae. Amígdala. 1. Termo para as tonsilas linfáticas (faríngeas, palatinas, linguais, laríngeas e tubárias). 2. Termo geral que descreve um núcleo no lobo temporal, o corpo amigadóide. [Latim de Grego amygdale, amêndoa: em Latim Medieval & Moderno, tonsila]
amygdala cerebelli, amígdala cerebelar; termo ultrapassado para cerebellar tonsil (tonsila cerebelar).
t. cerebelli [TA], t. do cerebelo.
t. lingualis [TA], t. lingual
t. palatina [TA], t. palatina
t. pharyngealis [TA], t. faríngea.
t. tubaria [TA], t. tubária.
etc.
O Dicionário de Termos Técnicos de Medicina e Saúde, Dr. Luís Carlos Rey e 97 colaboradores, 2a. ed., 2003 (português), conta, por exemplo, com a seguinte entrada:
tonsila S, f. Histol.: Cada uma das estruturas anatômicas de natureza linfóide encontradas nas paredes das fossas palatinas, na parte faringiana da região dorsal da língua, na faringe nasal e em torno da abertura das tubas auditivas que, em conjunto, formam um anel linfático na entrada das vias digestivas e respiratórias (anel linfático de Waldeyer). Elas consistem geralmente em nódulos linfáticos agrupados em torno de criptas epiteliais e recebem os nomes de tonsilas palatinas (ou amígdalas), tonsilas linguais, tonsilas faringianas (ou adenóides, que não apresentam criptas) e tonsilas tubárias. Produzem linfócitos, muitos dos quais atravessam o epitélio e chegam à superfície mucosa. Sinon.: amígdala ou amídala. Inglês: tonsil.
O Dicionário Médico Ilustrado Dorland 28ed. (inglês-português), Ed. Manole Ltda., 1a. ed. bras., 1999, por exemplo, possui os seguintes verbetes, ainda fazendo confusão, isto é, ora usando amígdala ora usando tonsila (daí a importância em ter uma TA para padronização):
amygdala [gr. amygdale amêndoa] 1. almond. [p.] amêndoa. 2. um termo usado em nomenclatura anatômica para designar uma estrutura em forma de amêndoa. 3. ver corpo amygdaloideum. [p.] amígdala.

amygdaline [latin amygdalinus] 1. semelhante a uma amêndoa. 2. relativo a uma amígdala (tonsila); amigdalino (tonsilar). [p.] amigdalina.

amygdal(o)- [gr. amygdale amêndoa] uma forma de combinação que denota relação com uma estrutura em forma de amêndoa ou com a tonsila. [p.] amigdal(o)-.

amygdaloid [amygdalo- + gr.eidos forma] que se assemelha a uma amêndoa, ou tonsila. [p.] amigdalóide. 

amygdala accessoria, accessory amygdala, ver tonsilla lingualis. [p.] a. acessória.

amygdaloid body, ver corpus amygdaloideum.

corpus amygdaloideum [NA], corpo amigdalóide: um pequeno complexo ovóide de núcleos parcialmente coberto pelo córtex piriforme, dentro da extremidade do lobo temporal, anterior ao corno inferior do ventrículo lateral do cérebro; ele faz parte do sistema límbico e é classificado como parte dos núcleos da base. O corpo amigdalóide é dividido em dois grupos principais de núcleos, encontrados nas partes basolaterao e corticomedial (pars basolateralis corporis amygdaloidei e pars corticomedialis corporis amygdaloidei), e uma região transicional pouco diferenciada, a área amigdalóidea anterior. Ele possui conexões olfatórias, é conectado reciprocamente ao córtex límbico, e projeta fibras ao hipocampo, o septo, o tálamo e especialmente o hipotálamo. Chamado também amygdala, amygdaloid complex e nucleus amygdalae.

tonsil of cerebelum, ver tonsilla cerebelli. [p.] tonsila do cerebelo.

tonsila cerebelli [NA, i.e., Nomina Anatomica, nome anterior para Terminologia Anatomica], tonsil of cerebellum, uma massa arredondada que forma parte do lobo caudal do hemisfério do cerebelo contínua com a úvula do verme; chamada também amygdala of cerebellum. [p.] tonsila do cerebelo. tonsilla lingualis [NA], tonsila lingual: uma agregação de folículos linfáticos no soalho da via orofaríngea, na raiz da língua.
Portanto minha sugestão é que a página de desambiguação Amígdala seja fundida com esta página e que a página amígdala cerebelosa se façam os ajustes necessários. As demais tonsilas específicas podem ou não ser depois criadas separadamente.
Respeitosamente, Arthur A Correa Treuherz (discussão) 18h33min de 11 de janeiro de 2016 (UTC)[responder]

Tonsila ou tonsilas palatinas?[editar código-fonte]

O nome do artigo é sobre tonsila, mas logo no início diz que é sobre tonsilas palatinas. Aí depois parece ser sobre tonsilas em geral novamente. Acho que os artigos deveriam ser separados em dois. Como eu sou ignorante no assunto, ficaria feliz se alguém com pouco mais de conhecimento pudesse resolver. Arthur A Correa Treuherz ou Teles --Leone dá o papo 00h30min de 18 de abril de 2022 (UTC)[responder]

@Leone Melo, parece que houve um equívoco em 2017. Foi feita uma fusão entre "tonsila" e "tonsila palatina" nesse artigo. Por isso, os assuntos estão misturados. Não consegui encontrar a página onde teria sido discutida a fusão. Talvez não exista. Eu acho que a fusão - que ficou mal feita e aparentemente não foi discutida - deve ser desfeita. Há suficiente material pra falar de ambos assuntos em separado. Bastaria traduzir da en.wiki. —Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 14h02min de 18 de abril de 2022 (UTC)[responder]