Discussão:Trânsito

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Creio que o melhor título para este artigo seja "Trânsito automotivo", tendo em vista que esta é a sua característica principal. "Trânsito" também pode significar "Instrumento que serve para medir ângulos horizontais", ou o simples ato de caminhar. A palavra pode se referir até mesmo para dados passando por um meio de transmissão guiado ou não-guiado (trânsito de informações pela Internet, por exempo). O artigo está bom, embora possa ser melhorado. Apenas o título, que considero muito abrangente, mas deteve-se em apenas uma fase da palavra.

Trânsito (automotivo)[editar código-fonte]

É uma boa sugestão. Talvez fosse o caso de se criar uma desambiguação, mas creio que seria melhor só fazer isso depois de criar os outros verbetes.

Al Lemos 15:53, 13 Setembro 2006 (UTC)

Verbetes e assinatura[editar código-fonte]

Desculpe, mas não me identifiquei com a minha assinatura na discussão anterior: Samir Ortiz 17:56, 13 Setembro 2006 (UTC) Gostaria de entender melhor a sua colocação sobre os "verbetes".

Outras formas de trânsito[editar código-fonte]

Estava me referindo a criar os artigos sobre outas formas de trânsito antes de mover o título deste verbete. Afinal, o uso mais comum da palavra "trânsito" é mesmo em referência ao deslocamento de veículos em rodovias...

Al Lemos 15:50, 8 Outubro 2006 (UTC)

Normas de Segurança[editar código-fonte]

Acho que seria interessante se acrensentasse as principais normas de segurança existentes no transito brasileiro destacando as mais infringidas pelos motoristas e as mais respeitadas.

Sugestão anotada. - Al Lemos 21:07, 2 Abril 2007 (UTC)


Apenas repassam informações das normas internacionais, mal traduzidas e inaplicaveis a realidade brasileira e isso é muito perigoso. Já notei que não conhecem NADA de transito. Tirar ultrapassagem colaborada, realmente contrubui mais para a falencia da informação do que prestar uma ajuda ao leitor.

Antes de retornar a ultrapoassagem colaborada vou dar uma pequena aula.

Wilson Simão 15h25min de 8 de Agosto de 2007 (UTC)

Cruzamentos quádruplos[editar código-fonte]

Se ninguém explicar melhor o que está editado nesse subtópico, irei retirar, pois como está editado afirma que há semáforo. Nesse caso segue-se a indicação do semáforo. Aguardo pronunciamento. __ Observatore 22h36min de 9 de Setembro de 2007 (UTC)

Não tendo havido pronuncimento e/ou oposição, foi retirado __ Observatore 03h07min de 14 de Setembro de 2007 (UTC)


múltiplas faixas[editar código-fonte]

Em vias que possuem múltiplas faixas seguindo na mesma direção, os motoristas podem geralmente mudar de faixas da forma como lhes aprouver, mas devem fazê-lo de modo a não causar inconveniências aos outros motoristas, e respeitar a preferencial. O princípio básico aplicado é que quem vai mudar de faixa deve observar se outro veículo não está em processo de ultrapassagem, visto que quem faz conversões, ou mudança de faixa, não tem prioridade sobre o que transita em linha reta.


Precisa ser retirado (Aplicado é que quem vai mudar de faixa deve observar se outro veículo não está em processo de ultrapassagem, visto que quem faz conversões, ou mudança de faixa, não tem prioridade sobre o que transita em linha reta.) é opinativo.

Ficará assim.


Em vias que possuem múltiplas faixas seguindo na mesma direção, os motoristas não podem mudar de faixas da forma como lhes aprouver, devem fazê-lo seguindo o mesmo fluxo do transito de modo não causar inconveniência a velocidade do outro veiculo , esse é o princípio básico....


""""De qualquer forma o transito em multiplas faixas envolve multiplas situações (perigos reais e de edição) como é o caso dos cruzamentos quintuplos . ~~ o comentário precedente não foi assinado por Wilson simão (discussão • contrib.)

Wilson, não é opinativo, faz parte dos princípios que regem o trânsito de veículos. Agora não poderei analisar a mudança, mas o colega está equivocado. Daqui há uns dois dias poderei retornar com mais calma e esclarecer. Cumprimentos. __ Observatore 21h01min de 4 de Novembro de 2007 (UTC)

Algumas sugestões[editar código-fonte]

Viva! Algumas sugestões: 1-Será que me podiam explicar o significado de:

  • - ondas de tráfego
  • - frenagem
  • - deslisamento (uh? - duvido que no Brasil se escreva assim! ;) )
  • - erosão (eu sei o que é erosão mas não no sentido da frase. No entanto só consegui chegar ao significado pretendido através do "deslisamento". Por outras palavras é "derrapagem")
  • - giradores
  • - sinal de "pare" (sinal de stop?)

2- Melhorar a construção frásica

  • - preferencial (no sentido da frase)
  • - dobrar (nao fica melhor "virar"?)
  • - "é parte integrante das estradas os que possuem vias expressas equipamentos especiais que permitem que os veículos de resgate do serviços de emergência, uma faixa seletiva e em alguns casos a prioridade de circulação alterando para verde todos os semáforos ao longo do caminho." (uh? não faltam palavras pelo meio? É que a frase está toda mal construída e confusa!)

Cumps.


agradeco que se faca correcao a imagem da estrada sobre ema encosta ou montanha nao se situa nos alpes franceses mais sim em Angola serra da leba. o comentário precedente não foi assinado por 129.230.248.1 (discussão • contrib.)

Não vejo esta imagem neste artigo, tem certeza que escreveu na página correta? RafaAzevedo msg 10h57min de 15 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]


Designação e ultrapassagem[editar código-fonte]

Este trecho:

Ao dirigir pela direita:

  • A faixa destinada ao tráfego mais lenta fica à esquerda
  • A faixa destinada ao tráfego mais rápida fica à direita
  • A maioria das saídas das auto-estradas fica à esquerda.
  • A ultrapassagem é permitida à direita, e a passagem, sem mudança de faixa, poderá ser permitida à esquerda desde que em velocidade incompatíveis.

Está totalmente incorreto de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro. Talvez seja assim em Portugal, mas é necessário informar isto e dizer como é no Brasil:

Art. 29 do CTB

Inciso IV: "quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade;"

Inciso IX: "a ultrapassagem de outro veículo em movimento deverá ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as demais normas estabelecidas neste Código, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda;"