Discussão:Trance psicadélico

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Acho que talvez o termo mais correto seria trance psicodélico, uma busca no google volta mais resultados:
http://www.google.com/search?q=trance+psicod%E9lico#1,250_resultados
http://www.google.com/search?q=trance+psicad%E9lico#402_resultados

O problema é que "psicodélico", no Google, inclui todos os resultados em espanhol. Que eu saiba, a palavra "psicodélico" não existe em português. É um caso para as Ciberdúvidas, mas não consigo lá entrar agora.

Acho que o certo é Psicodélico também.

Tem fazer a busca no google com o acento e somente em páginas em português: Psicodélico: 48.100 Psicadélico: 584

Além do que veja essas palavras: - Psicólogo - Psicotrópico - Psicoativo etc...

Excessão para a Psicanálise, mas de qualquer maneira eu sempre ouvi falar de Psicodélico.

Achei a seguinte informação no sapo.pt:

"No Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, bem como na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, está registado o termo psicadélico; nos dicionários brasileiros, Dicionário Novo Aurélio Século XXI e Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, surge o termo psicodélico, mas na versão portuguesa deste último, remete-se para psicadélico.

Em português, existem, assim, os dois termos, um usado em Portugal, o outro, no Brasil."

tbm concordo.... eh trance psicOdélico...


psicodelico???????????????? so se for em brasileiro pessoal, em português não é de certeza, basta ver um dicionario....mesmo em inglês é "psychedelic".

O dicionário não é a única referencia que se pode ter: psychedelic trance. Psychedelic: Psicodélico, Trance: Transe Discorda ?

a primeira parte ta bem,ta traduzida quase integralmente da versão em ingles, mas a partir de "o termo" tudo muda.... por exemplo: "goa trance era mais minimalista e menos melódico"?????????????? é exactamente o contrario!! Hoje em dia há alguns artistas a produzirem goa trance com tecnicas modernas, daí se incorporar em trance psicadelico... GMS foram artistas notaveis até 2001,desde aí ficaram extremamente clubby e fluffy. astrix é igual com um pouco mais de qualidade. "Dentro da cena Psy atual, a produção de música eletrônica é abundante é rica em qualidade" - quem ouviu psytrance antes de 2001 não concorda de certeza com isso.. Qualidade musical é bem mais fraca hoje em dia.

"Full On - É a vertente mais pesada e rápida do Psy Trance" - devem estar a brincar (ja foi,antes do milénio)...

Logic Bomb,Infected Mushroom e Parasense nunca foram full on!!! Os nomes introduzidos na categoria "morning" e "fluffy" são todos FLUFFY, á excepção de Antidote e Bamboo forest, para alem de serem os generos que têm estragado o trance....

Darkside, seria mais correcto, penso eu se fosse dark trance
"Absolum, Talamasca, Skazi e CPU" - WEIRD???????????????????? estes sim são FULL ON e muito genérico!! á excepção de skazi que nem sequer devia ser considerado "psychedelic", pois mostra no que se tornou o psytrance,um estilo normal como techno ou house...antigamente não era assim, esta musica era especial....

Aconselho-vos a ver a versão em inglês que se expressa muito melhor, com muita mais qualidade de informação.

Discordo: Transe Psicodélico

Opinião movida[editar código-fonte]

  • Obs por outro autor: Talamasca, dark? Talamasca nao e dark nem aqui nem na china. Nada disso e dark, nem absolum, nem skazi nem cpu, tudo projeto de full on. Absolum ja tinha em cima nos exemplos de projetos de full on.

Como exemplo de projetos Dark, ou Dark Psy: Derango, Ocelot, Para halu, Blisargon Demogorgon, Mubali, Horror Place, Orestis, Kindzadza, Baphomet Engine, Zik Matutero, Adrenal Glands, Chipset, Dejan, kukuruku, Fungus Funk, CPC, Penta, Claw etc... o comentário precedente não foi assinado por 189.13.201.144 (discussão • contrib.)


Inconsitência da página[editar código-fonte]

Qualquer que seja o nome correto, deve haver consistência dos termos. O título é "psicadélico", mas há várias referências a "psicodélico" no texto. Isso é incoerente. o comentário precedente não foi assinado por 200.158.184.1 (discussão • contrib.)

Não é incoerente e sim abrangente. O termo psicadélico é próprio do português europeu, enquanto o termo psicodélico é próprio do português brasileiro. Como estamos em uma Wikipédia lusófona ambas as variantes são aceitas sem problema. Sds, Leonardo Stabile msg 00:12, 11 Dezembro 2006 (UTC)

auhauhauhaa

Incoerência[editar código-fonte]

Foi removido texto citando a existência do estilo no Brasil em meados da década de 1980. É bastante incoerente tendo em vista que o o trance de Goa, de onde surgiu o trance psicodélico, foi desenvolvido no final da década de 1980. Aquele estilo do Brasil é sim uma variante do trance, que por sua vez não é trance psicodélico. Leonardo Stabile msg 21:36, 24 Fevereiro 2007 (UTC)

Replica:

Não seria em meados e sim no final, o que iria ser modificado logo em seguida. A fonte pode ser comprovada em:

http://psyte.uol.com.br/redacao/materias/materia.asp?seq=314

“No final da década de 80, estrangeiros vieram de Goa para o Brasil. Alemães, Italianos, Suíços, gente do mundo todo que morou em Goa durante um tempo e veio parar no sul da Bahia, em Trancoso, por volta de 1986/87. Com eles chegaram também as primeiras fitas DAT, algumas lâmpadas ultravioleta, além dos tecidos psicodélicos com Deuses indianos pintados. Ninguém conhecia aquelas cores, o trance, tudo era novidade".

Em relação a questão do estilo seria uma discussão se trance psicodélico e goa trance são a mesma coisa, o que concordo. Ou até mesmo se nas mesmas festas eram tocados os ambos estilos(considerando separados) na epóca. o comentário precedente não foi assinado por 200.223.66.189 (discussão • contrib.)

Agora faz mais sentido, ainda mais com referências. O texto já foi readicionado, corrigido e referenciado. Que o trance psicodélico e o Goa trance são extensões tudo bem, é fato; a diferença está entre o trance psicodélico (desenvolvido em Goa e com raízes no EBM) e o trance da Alemanha (baseado no acid house). Leonardo Stabile msg 22:11, 24 Fevereiro 2007 (UTC)

Eu redirecionei o dark para outra página que já existia falando sobre o estilo. O texto também foi movido para o outro artigo com algumas pequenas variações

Necessita referência[editar código-fonte]

Trance psicadélico (português europeu) ou psicodélico (português brasileiro) (referido ainda como psy trance) é uma forma de música eletrônica desenvolvida no fim dos anos 1980 em Israel a partir do Goa trance (da Índia , Goa).

Qual é a fonte que afirma que o psytrance surgiu em Israel no fim dos anos 80 ? O artigo inglês http://en.wikipedia.org/wiki/Psychedelic_trance não faz diz que surgiu em Israel. o comentário precedente não foi assinado por Culturatrance (discussão • contrib.)

Criei uma página nova sobre full on, dêem uma olhada.--ArthurRG (discussão) 21h38min de 22 de março de 2010 (UTC)[responder]