Discussão:Trifenilfosfina

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O artigo "Trifeniilfosfina" em português está muito incompleto, pois há apenas uma frase no texto do mesmo. Logo, usamos o em inglês, da própria página "wikipédia", identificamos as principais partes e traduzimos para o português. Esperamos que essa tradução os ajude. Segue a discussão:


A Trifenilfosfina (na IUPAC: trifenilfosfano) é um composto organo-fosforoso com a fórmula P(C6H5)3 – também abreviado para PPh3 ou Ph3P. É amplamente utilizado na síntese de compostos orgânicos e organometálicos. PPh3 existe em forma estável no ambiente, Além de apresentar cristais incolores nas mesmas condições. É solúvel em solventes orgânicos apolares, tais como benzeno e dietil éter.

Preparação, estrutura, manejo

A Trifenilfosfina é uma substância relativamente inexpressiva, e pode ser preparada em laboratório com o tratamento de tricloretos fosforosos como magnesio-fenil bromo ou lítio-fenil. A síntese industrial envolve reações entre tricloretos fosforosos , clorobenzeno, e sódio:

PCl3 + 3PhCl + 6Na → PPh3 + 6NaCl

PPh3 é piramidal, com um arranjo de hélices-quiral com um dos três anéis fenil. A rigidez de PPh3 contribui para a facilidade com que os seus se cristalizem.


Principais reações com halogênios, calcogênios e ácidos

A Trifenilfosfina passa por oxidação lenta e forma o Óxido de Trifenilfosfina (Ph3PO):

2 PPh3 + O2 → 2 OPPh3

A impureza pode ser removida pela recristalização do PPh3 por qualquer etanol quente ou isopropanol quente.Este método aproveita o fato de o OPPh3 é mais polar e, portanto é mais solúvel em solventes polares do que a PPh3. A Trifenilfosfina abstrai enxofre de compostos polisulforosos, episulfurosos, e enxofre elementar. Simples compostos organosulfurosos como os tióis e os tioéteres não reagem. O produto que contém fósforo é o sulfóxido de trifenilfosfina, Ph3PS.


Principal transição para metais derivados

A Trifenilfosfina se prende bem à várias transições para metal, especialmente em metais dos grupos 7–10. A diferença entre a capacidade de coordenação do PPh3 e NPh3 reflete na melhor fixação em torno do átomo de nitrogênio. Uma técnica importante na caracterização do composto metal-PPh3 é a 31P NMR espectropia. Exemplos de complexos PPh3:

• tetraquis(trifenilfosfina)paládio(0);

• Complexo de Vaska, trans-IrCl(CO)(PPh3)2;

• NiCl2(PPh3)2 é um tetraedro complexo de Ni(II). Em contraste de PdCl2(PPh3)2 que é quadrado planar;

• Reagente de Stryker [(PPh3)CuH]6.

A Química dos organofosforados

Conversão para derivados de PPh2

A Trifenilfosfina é geralmente utilizada como um precursor de outros organo-fosfinas. Lítio em THF e Na ou K, em NH3 reage com PPh3 para originar Ph2PM (M = Li, Na, K). Estas reações geram quantidades iguais de fenil-lítio (ou sódio, de potássio análogos destes) (C6H5M), que pode ser convertido seletivamente em benzeno por protonação seletiva. O tratamento do resultante de difenilfosforeto de metal alcalino, com um agente alquilante RX forma PRPh2. Este método pode ser utilizado para preparar tais ligantes como metildifenilfosfina (PMePh2). A reação correspondente com dihaloalcanos forma produto bis (difenilfosfino) alcanos. Por exemplo , 1,2 dibromoetano e Ph2PM reagindo para dar Ph2PCH2CH2PPh2 , conhecido como 1,2 -bis- etano ou DPPE (difenilfosfino) . Os ácidos fracos, tais como cloreto de amônio, converte Ph2PM (M = Li, Na, K), em Ph2PH, conhecido como difenilfosfina.


Polímero-ancorados em derivados de PPh3

Poliméricos Análogos de PPh3 são conhecidos por meio de que o poliestireno é modificado com grupos PPh2 na posição para. Tais polímeros podem ser utilizados em muitas das aplicações utilizadas para PPh3 com a vantagem de que o polímero , que é insolúvel , pode ser separado dos produtos por simples filtração de suspensões de reação. Tais polímeros são preparados através do tratamento de poliestireno-4-substituído com fenil-lítio clorodifenilfosfina (PPh2Cl).


Referências

Triphenylphosphine


Nota: Como este artigo é uma tradução da língua inglesa para a português, foi indicada como referência o artigo em inglês, logo, as referências contidas neste, são as mesmas para a tradução.