Discussão:Turbina hidráulica

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

depois de tanto trabalho colocando duas páginas de texto, figuras, etc... eu queria entender porque apagaram tudo e substituiram por 2 linhas de texto! O que estava errado no que eu tinha feito????

CJ

Eu gostaria de saber os principios da hidráulica, máquinas hidráulicas, teoremas hiráulicos e aplicações hidráulicas

Usina de 3 Marias usa turbina Kaplan, e nao Francis

=PERGUNTA[editar código-fonte]

O que é Perfil hidrodinâmico do sistema

Sou um aluno do instituto superior de engenharia de coimbra e neste momento tou encarregue de realizar um trabalho sobre turbinas kaplan. Alguem poderia fornecer mais informação sobre este assunto? obrigado

Podem entrar em contato comigo: ricardo.volonterio@vs-hydro.com vou tentar responder ás vossas perguntas.

Detalhes muito específicos - turbina Francis?[editar código-fonte]

Retirei este trecho porque parece ser específico para certo tipo de turbina (Francis?) e até para certos modelos. Se for, deveria ir para oa rtigo turbina Francis.

Partes principais de uma turbina hidráulica
Uma turbina é constituída basicamente por seis partes: caixa espiral, pré-distribuidor, distribuidor, rotor, eixo e tubo de sucção.
Caixa espiral
É uma tubulação de forma toroidal que envolve a região do rotor. Esta parte fica integrada à estrutura civil da usina, não sendo possível ser removida ou modificada. O objetivo é distribuir a água igualmente na entrada da turbina. É fabricada com chapas de aço carbono soldadas em segmentos. A caixa espiral conecta-se ao conduto forçado na secção de entrada, e ao pré-distribuidor na secção de saída.
Pré distribuidor
A finalidade do pré-distribuidor é direcionar a água para a entrada do distribuidor. É composta de dois anéis superiores, entre os quais são montados um conjunto de palhetas fixas, com perfil hidrodinâmico de baixo arrasto, otimizando sua influência na perda de carga e turbulência no escoamento. É uma parte sem movimento, soldada à caixa espiral e fabricada com chapas ou placas de aço carbono.
Distribuidor
O distribuidor é composto de uma série palhetas móveis, acionadas por um mecanismo hidráulico montado na tampa da turbina (sem contato com a água). Todas as palhetas tem o seu movimento conjugado, isto é, todas se movem ao mesmo tempo e de maneira igual. O acionamento é feito por um ou dois pistões hidráulicos que operam numa faixa de pressão de 20 bar nas mais antigas, até 140 bar nos modelos mais novos. Estes pistões hidráulicos controlam o anel de regulação, ao qual estão acopladas as palhetas diretrizes. Há casos em que não há anel de regulação para sincronizar o movimento de abertura e fechamento das palhetas. Neste caso, são utilizados diversos servomotores, sendo cada um designado a movimentar uma única palheta diretriz. O distribuidor controla a potência da turbina pois regula vazão da água. É um sistema que pode ser operado manualmente ou em modo automático, tornando o controle da turbina praticamente isento de interferência do operador.
Rotor e eixo
O rotor da turbina é onde ocorre a conversão da potência hidráulica em potência mecânica no eixo da turbina.

Quando o eixo é bilateral ocorre uma conversão de potencia elétrica, eixo faz a locomoção dos pistões e quando isso ocorre há uma descarga eletrica que faz o seguimento agir.