Discussão:Vale do Paraíba

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Vale do Paraíba (comentário)[editar código-fonte]

A Cidade de Campos dos Goytacazes-RJ também é cortada pelo Rio Paraíba do Sul ela não faz parte do vale do Paraíba do sul??????

  • Sim, Campos é uma cidade vale-paraibana, mas no entanto faz parte da região do baixo Paraíba, ou seja, do norte fluminense e não do leste paulista..!!Existem cidades no sul e se/leste de minas que tambem são banhadas pelo vale do PB e tambem são parte integrante de outras regiões geograficas, mesmo que simultaneamente faça parte de tal compartimento que englobaria a maior parte do PIB e ICMS/produção/comércio do país se fosse reunida; da nascente até a foz o rio Paraíba engloba a principal área produtora de cana, café e afins de toda a história sudestina e era habitada por tamoios originalmente, um grupo aguerrido e muito similar aos potiguaras no espirito guerreiro e anti-luso, só que os potiguaras habitavam a margem setentrional do outro Paraíba, o setentrional e iam até uma serra semelhante a mantiqueira/mar, só que mais adentro em longitude tambem..!!

Acho que quem escreveu isto usou uma visão muito paulista. Só cita as cidades do Vale do Paraíba com de São Paulo ou com clara ligação econômica com o Estado de São Paulo.

--Quissamã (discussão) 18h34min de 18 de Outubro de 2008 (UTC)

Paraty não faz parte dessa região?--201.19.126.164 (discussão) 03h27min de 12 de julho de 2009 (UTC)[responder]

  • Na verdade até uma parte do Sul de Minas faz parte dessa região, mas como já disseram, o artigo se foca na parte paulista do principal rio do Sudeste, do Centro-Sul e do país, sendo o principal rio também do estado do Rio (o único com extensão razoável) e um dos principais de SP e de MG..!!O rio Paraíba do Sul é talvez a zona mais relevante de toda a América do Sul, pois fica bem no meio da megalópole..!!

O vale do PB e regiões circuvizinhas controlam o grosso de tudo o que é produzido no país; faz divisa com o sul de minas ao norte, grande rio a leste, grande sp a oeste e atlantico meridional ao sul..!!

Capitania do Rio de Janeiro[editar código-fonte]

Talvez fosse interessante lembrar que os limites originais da antiga Capitania do Rio de Janeiro se estendiam por todo o Vale do Paraíba, e apenas no século 18 metade do vale passou para a Capitania de São Paulo.

Vale Paraíba[editar código-fonte]

É importante esclarecer que este Vale do Paraíba do artigo não se trata de uma divisão oficial do IBGE, mas, apenas de uma regionalização sócio-econômica referente ao acidente geográfico onde corre o Rio Paraíba.

Angra dos Reis não é Vale do Paraíba![editar código-fonte]

A cidade de Angra dos Reis faz parte da Região chamada de "Costa Verde" do estado do Rio de Janeiro.