Discussão:Varig

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estrela de artigo destacado Varig é um artigo destacado; o que significa que o artigo (ou uma versão anterior) foi identificado como um dos melhores artigos produzidos pela comunidade da Wikipédia. Apesar disso, se puder atualizar ou melhorá-lo, por favor, faça-o.
5 de novembro de 2016 Candidato a artigo destacado Promovido

As informações sobre os acidentes com fatalidades pode ser incrementada! Eu sou um grande entusiasta da empresa e já lí muito sobre a sua história. Mentalmente lembro de ter lido sobre um acidente nas imediações do Aeroporto Salgado Filho com um Junkers Ju-52 na década de 40. Outros tantos ocorreram no interior do Rio Grande do Sul. Alguns internacionais também não citados tal como quando em um vôo onde somente voava a tripulação para Nova Iorque um Super-Constellation caiu em águas caribenhas matando 1 dos comissários.

--GuimlBR 23:31, 23 Jun 2005 (UTC)

GuimlBR, fique à vontade para fazer as mudanças necessárias. Só vou incluir novamente a "curiosidade" sobre o grupo Menudo, que são me engano você acabou removendo do artigo. --Henrique@ 16:03, 24 Jun 2005 (UTC)

Pode se encontrar os relatorios sobre os acidentes no CENIPA em Brasila. Eles te encaminham por correio. Soraya=

A lista de acidentes da Varig é bem longa, se forem adicionar todos o recomendo pesquisar a lista no http://www.airdisaster.com/ e no http://www.planecrashinfo.com --E.U. (discussão) 12h23min de 25 de agosto de 2010 (UTC)[responder]

Eu acho que muitas outras celebridades muito mais importantes que os Menudos já foram tranportada por essa magnífica companhia. Dentre elas o Papa, presidentes de inúmeras nações além dos brasileiros (desde Getúlio Vargas, todos os presidentes voaram VARIG). Grupos de música internacionalmente famosos, seleções de futebol, artistas, etc. Não acho que a informação da VARIG ser a transportadora oficial do grupo Menudo seja digno de aparecer na Wiki, mas se tu achas, respeito a tua posição.

Não, tudo bem por mim, por que não adiciona esta informação junto da curiosidade sobre o Menudo? Podia ficar assim:
  • A Varig já transportou diversas celebridades e políticos, dentre eles o Papa, todos presidentes brasileiros desde Getúlio Vargas, seleções de futebol, artistas, assim como o grupo Menudo, que antes de possuir seu jato particular voava com a Varig, etc.

--Henrique@ 17:34, 24 Jun 2005 (UTC)

Perfeito! Acho mais justo assim!

--201.22.215.40 18:28, 24 Jun 2005 (UTC)


Não existe cidade brasileira chamada Trombetas. Não há um erro aqui? -- Clara C. 20:30, 25 Jun 2005 (UTC)

Pode ser. Eu traduzi o artigo da versão em inglês, portanto... é bem provável... Vou retirar. --Henrique@ 23:50, 25 Jun 2005 (UTC)

A cidade é Porto Trombetas, mas usualmente é chamada apenas de Trombetas.

Avião presidencial[editar código-fonte]

O texto deixa a enteder que Lula tem um avião próprio, sendo que o avião é da Presidência da República. A Presidência, alías, já tinha um avião antes de Lula, o famoso "Sucatão". Black Condor 06:15, 12 Julho 2005 (UTC)


   Você tem razão, alterei o artigo. --GuimlBR 12:46, 21 Julho 2005 (UTC)

Como adendo, o "Sucatão" não pertenceu a Presidência, ele é dotado no 2º/2º GT, no Rio de Janeiro. O "Sucatinha" era pertencente ao GTE até sua aposentadoria. Atualmente o Airbus ACJ "AeroLula", os dois EMBRAER 190 e alguns Legacy são operados pelo GTE, porém, pertencendo diretamente a Presidência. --E.U. (discussão) 12h00min de 25 de agosto de 2010 (UTC)[responder]

Bem a Varig além de todos esses problemas que ocorreram com ela, de dívidas e dentre outros, é uma empresa muito bem conceituada, pois, trabalho numa Agêcia de Viagens e Turismo, e posso afirmar que a Varig está sendo muito procurada e isso eu acho que deve ser motiovo de orgulho para nós, pois, foi a primeira empresa aéra no Brasil.

Bem essa é um comentário apenas, minha opinião.

Um forte abraço, Marcel Gonçalves.

Tanto a sede da Varig nova quanto da velha ficam no Rio de Janeiro. Somente a sede operacional fica em São Paulo... C010T3 14:49, 13 Novembro 2006 (UTC)

ENGANO, a antiga sede ficava em Porto Alegre, tanto que no museu da VARIG que lá foi a sede da VARIG nos tempos da FRB.

A sede da Varig(antiga) ficava na Av. Almirante Silvio Noronha, no Rio de Janeiro. A sede era anexa ao complexo do Aeroporto Santos Dumont. A sede da Varig saiu de Porto Alegre ainda na década de 1950. Já a sede da VRG Linhas Aéreas fica no Aeroporto do Galeão, também no Rio de Janeiro. --E.U. (discussão) 12h03min de 25 de agosto de 2010 (UTC)[responder]

Divisão do Artigo[editar código-fonte]

Agora com a "nova Varig" operando (VRG Linhas Aéreas S/A, ICAO: VRN), proponho a divisão do artigo em "Varig(velha)" e "Varig(nova)", pois pelo que a empresa divulga, as duas cias vão seguir caminhos distintos. Por exemplo, a nova deverá fazer parte da Star Alliance e a velha foi retirada. ---- BDantas msg 02:00, 21 Janeiro 2007 (UTC)


Bem..., poderia criar um artigo denominado Varig (nova). Mas as empresas passam por mudanças e não são criados novos artigos. Não sei bem..., acho que o ideal seria tratar tudo no mesmo artigo, podendo criar uma chamada no artigo para a nova companhia como por exemplo.
Ver artigo principal: Varig

Tal como existe em Chile ou outro pais qualquer, chamadas para um artigo maior.--OS2Warp msg 02:37, 21 Janeiro 2007 (UTC)

Cópia autorizada a ser colocada na discussão.--OS2Warpmsg 17:05, 21 Janeiro 2007 (UTC)

Eu sugiro que seja criado o artigo Viação Aérea Rio-Grandense S.A. para abrigar tudo sobre a Varig antiga como empresa. Varig seria para a companhia aérea sem diferenciação diretamente na introdução da existência de duas. No meio do artigo, haveria a divisão entre a história da antiga, a crise dela e o surgimento da nova, assim a história da nova. A identidade da companhia tem que parecer uma só, ressaltando somente a cisão, tendo a nova Varig somente um nome de pessoa jurídica novo, assim como CNPJ. C010T3 04:30, 5 Maio 2007 (UTC)
Já tem o que foi solicitado.Dantadd✉ 02h43min de 19 de Julho de 2007 (UTC)

Também sugiro a criação do artigo Viação Aérea Rio-Grandense S.A. para a empresa extinta e redirecionamento do aritgo VRG Linhas Aéreas S.A para o artigo da Gol Transportes Aéreos. Os artigos em outros idiomas estão totalmente errados. Posso Colaborar em Italiano, Inglês e Alemão. --GhostPax (discussão) 15h27min de 10 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

"Deixou" o cargo!?[editar código-fonte]

Na minha opinião, ninguém deixa o cargo quando vem a falecer, outrossim permanece no cargo até falecer. Mas gostaria que pessoas com maior domínio lingüístico que eu se pronunciassem. Retornaire 18h14min de 28 de Julho de 2007 (UTC)

Frota da 'Nova VARIG'?[editar código-fonte]

Pessoal, a nova frota da Varig esta confusa pois a wikipedia em inglês entra em conflito com a em português

Photo request[editar código-fonte]

Would anyone mind photographing the former Varig headquarters in Rio de Janeiro? It would be preferable if the Varig signage was still on the building. This article needs a photo of the HQ. Thank you WhisperToMe (discussão) 11h24min de 24 de novembro de 2009 (UTC)[responder]

Confusão geral no Wikipedia sobre a Varig - Viação Aérea Rio-Grandense e VRG Linhas aéreas[editar código-fonte]

Precisamos separar as páginas e os relativos dados de ambas as empresas. A antiga Varig atualmente em recuperação judicial, subordinata a Fundação Ruben Berta através da Nordeste Linhas aéreas SA (Flex Linhas Aéreas), não tem nada a ver com a VRG Linhas Aéreas SA controlada pela GOL e incorporada operacionalmente na mesma. Acredito que seria oportuno, escrever páginas separadas da VRG Linhas Aéreas e corrigir as páginas da VARIG SA como antigamente e especificando que a mesma atualmente faz parte da FRB. Posso contribuir a reorganizar tudo isso em idioma português, italiano, inglês e fazer esboços em alemão. Aguardo a opnião de todos. --GhostPax (discussão) 19h48min de 8 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Concordo! São duas empresas distintas. Embora seja fundamental citar no artigo sobre a antiga Varig o processo que levou a divisão da empresa. --E.U. (discussão) 12h26min de 25 de agosto de 2010 (UTC)[responder]

Artigo VARIG em Alemão e Francês[editar código-fonte]

Peço aos Adms e usuários que dominam os idiomas para verficar o estado dos artigos nos respectivos idiomas, pois as informações estão completamente misturadas com a VRG Linhas Aéreas. Sugiro redirecionamento das páginas em Francês e Alemão da VRG pra o artigo da GOL. E a manutenção das páginas da antiga VARIG como se encontram atualmente.--GhostPax (discussão) 18h47min de 11 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

Recomendo que você peça isso na discussão dos artigos em alemão e francês, para que o pessoal que edita lá pense no assunto. As Wikipédias são independentes, têm políticas próprias. É possível que nessas Wikipédias os critérios de nomenclatura (por exemplo) sejam diferentes dos nossos. Como eu não falo nenhum desses idiomas, não posso ajudá-lo. Boas. Yanguas diz!-fiz 00h42min de 12 de fevereiro de 2010 (UTC)[responder]

VARIG S.A. (inoperante) e VRG Linhas Aéreas (que hoje faz parte da GLAI junto con a GTA) são empresas distintas!!![editar código-fonte]

Por favor, não confundam as informaçãoes da página Varig com as da Gol/VRG (que se fundiram na GLAI no ano passado) não teem nada a ver com a antiga VARIG S.A!!! São empresas distintas!!! Essa confusão por enquanto só foi resolvida nas versões da página em Português, Inglês e Italiano. Peço as interessados e capazes de escrever em outros idiomas, a gentileza de atualizar a página com o título Varig como da antiga e inoperante empresa (seguindo o modelo das páginas em EN e PT), criando no cabeçalho das mesmas uma nota de desanbuiguição con a VRG Limhas Aéreas e redirecionando a página da mesma para a página da Gol. Por favor informem-se antes de escrever sobre a antiga Varig. Obrigado.

Pintura da VARIG ou VRG?[editar código-fonte]

Estava lendo a página da VARIG e notei que em alguns casos ficou confuso a organização dos nomes. Por exemplo, no Pós Venda consta que a Gol mantém a pintura da VRG. O mais correto é dizer que a Gol mantém a pintura da marca VARIG. Pintura da VRG parece que está escrito "VRG" no avião.--E.U. (discussão) 12h32min de 25 de agosto de 2010 (UTC)[responder]

Site especial com a história da VARIG[editar código-fonte]

Por coincidência achei meu nome nas curiosidades da VARIG, referente a um antigo site que tive com a história completa da empresa entre 1927 e 2005. Porém, como é um site que não mantenho mais, posso retirar este comentário? Até porque ficou é um projeto que não mantenho mais (por falta de tempo). --E.U. (discussão) 12h35min de 25 de agosto de 2010 (UTC)[responder]