Discussão:Venda Nova (região de Belo Horizonte)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Reverti o texto removendo este trecho:

VENDA NOVA E UMA DAS REGIOES MAIS VELHAS DE BH ANTES MESMO DE 
CRIAREM BELO HORIZONTE LA JA EXISTIA AA 150  ANOS ATRAS LA TINHA 
UMA FAZENDA E UMA DAS MAIS GRADE REGIOES DE BELO HORIZONTE QUE 
TEM VARIOS  BAIRROS:CANDELARIA, COMERCIARIOS,A B,C, JARDIM EUROPA,
SERRA VERDE,JULIANA,ETELVINA CARNEIRO,VILA  MARIQUINHAS,VILA 
SATELITE , PAQUE SAO PEDRO,RIO BRANCO,ABC,CEU AZUL ABCD,PIRATINIGA, 
LETICIA LAGOA ,MARIA  HELENA AB, MANTIQUEIRA,LAGOINHA, SANTA FE 
TONY, VENDA NOVA SANTA MONICA ,VILA DO INDO, PLANALTO,CAMPO ALEGRE,
FLORAMAR, JARDIM GANABARA AB, FELICIDADE,VILA CLORIS,SANTA BRANCA,
SANTA AMELIA,... 
NESTA REGIA DE TER  POR VOLTA DE UNS 400.000MIL PESSOAS 
UMA DAS MAIORES.....

que não tem tem respaldo enciclopédico nem formatação e linguagens adequadas, no meu entender. Copio aqui no entanto porque as informações podem ser úteis para uso posterior (a lista de bairros parece correta, por exemplo). caso alguém tenha como confirmar as informações presentes, ou parte delas, sugiro reescrever o texto e recolocá-lo na página.

Justificação[editar código-fonte]

Justificando mudança...

1º) Já existe uma lista com bairros de BH. Portanto, não faz sentido ter uma paralela neste artigo. Chegaria em um determinado momento em que perguntaríamos: qual a lista correta? Melhor ter apenas uma lista e deixar que este artigo contenha outras informações. Basta a informação apenas um lugar.

2º) A categorização proposta não faz sentido, visto que "Venda Nova" (aqui neste caso) é uma região e não um bairro. As edições feitas pelo editor anterior, revertendo as minhas, não foram acertadas.

3º) A única edição correta feita por ele foi a remoção do texto que lá tinha para aqui, na discussão. Esse texto, acertadamente criticado acima, não foi escrito por mim. Ele na realidade foi escrito por um IP no artigo do bairro de Venda Nova. Como a informação poderia ser útil, movi para este artigo, sem alterá-lo.

Abraço! JSSX 21:49, 16 Setembro 2006 (UTC)

Concordo com todos os pontos, reverti a uma versão muito anterior ao que deveria. Preservei o texto na discussão exatamente porque ele tem informações que - se confirmadas - podem acrescentar muito ao texto, mas que não tem uma forma adequada pra ficarem diretamente no artigo.

... e como sempre esqueci de assinar, aqui vai: --girino 02:23, 17 Setembro 2006 (UTC)

História do povoado[editar código-fonte]

<Almanak>O antigo povoado de “Venda Nova”, hoje bairro de Belo Horizonte, foi elevado a categoria de “freguezia” em 1870. Neste período, um dos volumes do “Almanak”, editado pelos srs. A. de Assis Martins e J. Marques de Oliveira, publicou uma nota afirmando que era ignorada a data precisa da fundação deste povoado e o que a respeito se sabia era que “existia alli uma família dos Castros Portos, que foram os primeiros a fundar uma fazenda de cultura, e seus agregados erigiram uma ermida dedicada a Santo Antonio de Lisboa”. A nota registrava ainda que naquela época, havia no distrito, cerca de 1818 habitantes livres e 372 escravos. A vegetação da região era rica em “hervas medicinaes taes como: Cainça, Japocanga, Jalapa, SSafraz, Guacco, Tayuiá, várias espécies de Quina, Páo de Óleo, Almaceguilla, dentre outras.” Nas suas matas havia “muita Aroeira, Braúna, Gonçalo Alves, Bálsamo, Ipé, diversas qualidades de Canella, Cambuy, Jatobá, Vinhático, Folha de Bollo, Canginaran, Maçaranfuba, Sucupira, Sucupiruna, Jetiquibá, Peroba e outras de peores qualidades”.microsoft1 (discussão) 00h54min de 27 de junho de 2011 (UTC)Andre Hanum[responder]