Discussão:Verdade

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Estagnação[editar código-fonte]

E ai, ninguém faz nada com esse verbete? É engreçado, quando propus verbetes, pessoas que não entendem nada do assunto mexeram neles à vontade. Até excluíram um sem a menor justificação. Mas essa coisa horrorosa, amadora, aqui continua por anos.

Teorias da verdade[editar código-fonte]

Verdade é tudo aquilo que nosso olhos vê! - F and A

  • _*

A verdade é a afirmação do que está correto

Ver o verbete teorias da verdade. Está muito bom.

Ver também Discussão:Teorias_da_verdade, discussão que se aplica ao presente artigo.

Proposição para definição do conceito de "verdade"[editar código-fonte]

Verdade, é a realidade como ela é. Existem várias formas de se abordar a realidade, e essas variam de acordo com a formação ôntica e ontológica do ser. Não necessariamente, uma interpretação da verdade/realidade, é excludente a outra. Uma interpretação da verdade/realidade, pode muito bem acrescentar, compor, somar e se fundir a outra, pelo caráter multifacetado da realidade em si mesma. (autor: Raphael Bortoli de Souza)

ps: a antiga definição do conceito de verdade, além de parcial e tendenciosa, estava horrível.

Uma breve análise:

"A verdade é uma interpretação mental da realidade transmitida pelos sentidos, ***confirmada por outros seres humanos com cérebros normais e despidos de preconceitos*** (...)"

Nem sempre verdades são confirmadas "por outros seres humanos". A história nos demonstra isso, através da variância e crenças vigentes no status quo. Antes, a grande maioria cria que a terra era o centro do universo, e apenas UM cria o contrário. Esse UM não estava de posse da verdade?

No mais, "cérebros normais" é critério subjetivo, totalmente desprovido de precisão técnica. "Despido de preconceito", no rigor etimológico INEXISTE, pois todo e qualquer ser possui sua formação psíquica que formata o seu sistema particular de crenças, criando conceitos a priori.

E continua:

"(...) e confirmada por equações matemáticas e lingüísticas formando um modelo capaz de prever acontecimentos futuros diante das mesmas coordenadas (...)"

Desde quando interpretações da realidade se resumem a "equações matemáticas e lingüísticas", com modelos capazes (?!!) de prever e blablablá? A partir do advento do TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL ficou DEMONSTRADO a incapacidade da matemática demonstrar cabalmente a veracidade de todos os algos, pelo simples fato de que um sistema axiomático é inconsistente para provar a si mesmo. Ou seja, podem haver proposições em que haja indecisão ao se mostrar uma assertiva como verdadeira ou falsa.

Alguém comenta, apóia ou não a alteração supra?

A maior parte das definições de "verdade" é incompatível com a definiçãoa presentada acima. Segundo tais definições, a realidade é o que torna uma afirmação ou pensamento verdadeiro, mas não é ela própria a verdade. Ver teorias da verdade.

INÍCIO DO TRECHO RETIRADO:

                               O que é a verdade?

A verdade é uma interpretação mental da realidade transmitida pelos sentidos, confirmada por outros seres humanos com cérebros normais e despidos de preconceitos (desejo de crer que algo seja verdade), e confirmada por equações matemáticas e lingüísticas formando um modelo capaz de prever acontecimentos futuros diante das mesmas coordenadas.

FIM DO TRECHO RETIRADO

Raphael Bortoli de Souza 3:00, 03 de abril de 2007

Discussão paralela em (separado porque anti-spam proibe): http: // www. orkut . com / CommMsgs.aspx?cmm=38942&tid=2525888771645182047&na=4 Raphael Bortoli de Souza 00:45, 11 Abril 2007 (UTC)

Filologia imprecisa[editar código-fonte]

Creio que o seguinte trecho é exageradamente esquemático e impreciso, de um ponto de vista filológico:

INÍCIO DO TRECHO EXCLUÍDO

Há três concepções filosóficas sobre VERDADE:

1.Alethea(do grego),que quer dizer "um relato daquilo que é";
2.Veritas(do latim),quer dizer um relato sucinto daquilo que foi,isto é,uma dissertação completa de um fato passado;
3.Emunah (do hebraico).Uma concepção da verdade simbolizando aquilo que será.Uma versão teoricamente escatológica pré-estabelecida por uma questão de fé. Na realidade, uma mensagem relatada por um mensageiro "divino",oriunda de um ser transcendente ao nosso plano.

FIM DO TRECHO EXCLUÍDO

--César Schirmer dos Santos 14:57, 17 Outubro 2005 (UTC)

Protegi o artigo para edições por IPs, devido a constante vandalismo. Rangel Zinmi 21:48, 14 Dezembro 2006 (UTC)

Há muitas fontes excelentes sobre as discussões filosóficas sobre a verdade. Esse artigo foi claramente escrito por alguém que ignora essa bibliografia. Está replato de afirmações obscuras e falsas, embora algumas passagens sejam melhores. A primeira afirmação é trivial e as conclusões extraídas dela são, no mínimo, obscuras. Creio que esse artigo deveria ser totalmente refeito. o comentário precedente não foi assinado por 201.29.243.242 (discussão • contrib.) --JLCA 22:51, 14 Dezembro 2006 (UTC)

Dizer que a "definição de verdade" oferecida é "bastante clara" é no mínimo tendencioso e parece ferir as regras da wikipédia. o comentário precedente não foi assinado por 201.29.243.242 (discussão • contrib.) --JLCA 22:51, 14 Dezembro 2006 (UTC)

A seguinte passagem deveria ser excluída.

"Verdade significa o que é verdadeiro.

Esta qualificação implica as de real e de imaginário, de realidade e de ficção, questões centrais tanto em antropologia cultural como na filosofia.

Para Nietzsche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque diz que não se pode alcançar uma certeza sobre isso."

A primeira frase é uma trivialidade e não usa aspas em uma menção. A frase "Esta qualificação implica as de real e de imaginário, de realidade e de ficção" é ininteligível.

A verdade é importante não apenas para a antropologia cultural e para a filosofia, mas para toda a ciência e, em geral, para qualquer parte da cultura em que se diga algo verdadeiro.

Por que privilegiar Nietzsche logo no início do verbete?

Exclusão 2[editar código-fonte]

A seguinte passagem deveria ser excluída:

"Definiçao de verdade:

                               O que é a verdade?

A verdade é uma interpretação mental da realidade transmitida pelos sentidos, confirmada por outros seres humanos com cérebros normais e despidos de preconceitos (desejo de crer que algo seja verdade), e confirmada por equações matemáticas e lingüísticas formando um modelo capaz de prever acontecimentos futuros diante das mesmas coordenadas."

Ela é excesivamente longa, não é explicada, está repleta de suposições altamente polêmicas, algumas falsas, na minha opinião, e muitos outros problemas.

Concordo com essa exclusão. Daniel Mazza 04:53, 19 Dezembro 2006 (UTC)
Concordo com essa exclusão, e já propus uma nova definição no início da discussão. Raphael Bortoli de Souza 19:01, 02 de abril de 2007

Exclusão 3[editar código-fonte]

A seguinte passagem devria ser excluída:

" * Verdade material é a adequação entre o que é e o que é dito.

   * Verdade formal é a validade de uma conclusão à qual se chega seguindo as regras de inferência a partir de postulados e axiomas aceitos.
   * É uma verdade analítica a frase na qual o predicado está contido no sujeito. Por exemplo: "Todos os porcos são mamíferos".
   * É uma verdade sintética a frase na qual o predicado não está contido no sujeito."

Trata-se de uma classificação arbitrária e tendenciosa. Arbitrária porque há outras maneiras de se classificar verdades. Por que não icnluir verdades empíricas, contingentes, necessárias. Tendenciosa porque pressupõe a teoria da correspondênmcia na primeira definição, por exemplo.

Exclusão 4[editar código-fonte]

A seguinte passagem deveria ser ecluída:

"Desmenção

De acordo com a teoria desmencionista da verdade, para chegarmos à verdade de uma proposição basta tirarmos as aspas da mesma. Por exemplo, a proposição "A neve é branca" é verdadeira se, e somente se, a neve é branca."

O que significa "chegar à verdade"????? Tirar as aspas de "2+2=5" em "'2+2=5' é verdadeira" não torna essa frase verdadeira!!!!!!

Exclusão 5[editar código-fonte]

Eliminei a parte da definição que pertence ao Dicionário Aurélio. -Diego UFCG 02:00, 13 Set 2004 (UTC)

A teoria é legítima e vigente[editar código-fonte]

Um artigo enciclopédico sobre a noção de verdade deve trazer a teoria da verdade como desmenção, pois é uma das principais teorias. É, sem dúvida, a principal teoria realista da verdade.

Sugiro a leitura do verbete The Deflationary Theory of Truth, na Stanford Encyclopedia of Philosophy, para maiores esclarecimentos. --César Schirmer dos Santos 01:02, 15 Dezembro 2006 (UTC)

Excluir o texto X excluir a teoria[editar código-fonte]

É claro que a teoria é importante. O que disse é que o texto não a apresenta corretamente.

Estagnação[editar código-fonte]

Propostas de revisão foram feitas, apenas uma pessoa se manifestou a respeito e NADA foi feito. Eu realmente penso que esse verbete deveria ser TOTALMENTE refeito. Está MUITO ruim.o comentário precedente não foi assinado por 201.29.221.228 (discussão • contrib.)  Sim  Mauro do Carmo   23:27 Quarta-feira, 14 de Março de 2007 (UTC)}}

Também acho. Este artigo tem que ser completamente reestruturado. Mauro do Carmo    23:28, 14 Março 2007 (UTC)

Edição ou exclusão[editar código-fonte]

Todo o texto é copiado de um site http://provaquadrupla.net/?page_id=14 189.115.1.160 (discussão) 18h47min de 7 de março de 2010 (UTC)[responder]

O verbete verdade possui erros crassos, escabrosos, além de um viés exacerbado para a tradição da Terra dos Anjos. Não sei nem por onde começar para adicionar algo ou corrigir. Teria que deletar tudo e começar do zero. Nipracs (discussão) 02h12min de 5 de junho de 2022 (UTC)[responder]