Discussão:Vila Nova de Famalicão

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Uma coisa é aquilo que parece (e muitas vezes é) a partir da distribuição de casas no terreno, mas outra coisa diferente é aquilo que está na lei. E, a não ser que a lei tenha mudado desde 2002 (o que é possível e, se for assim, reverto a minha reversão), Calendário não faz parte da cidade de Vila Nova de Famalicão. Ver o site da Infoline --Jorge 17:55, 6 Ago 2004 (UTC)

Pois é verdade segundo esse critério é aberrante como é possível uma freguesia que confronta com a cidade de Famalicão com 10697 habitantes e densidade 1 526,0 h/km² ser uma aldeia! É que calendário não é sequer uma vila, só pode ser uma freguesia urbana. Vê este site Anafre Martins 22:48, 8 Ago 2004 (UTC)

Pois é, mas o que é verdade é que bizarrias nas nossas autarquias existem. Ao que sei, os perímetros urbanos das cidades e vilas portuguesas estão definidas nos planos directores municipais, e deve ter sido aí que os senhores do INE (o Infoline faz parte do INE) foram buscar aquela informação. Não sei que se poderá ter passado com o PDM de Famalicão, mas pelos vistos o Calendário é separado da cidade. Há sempre, claro, a hipótese do Infoline estar errado, mas isso não me parece provável, além de que é este o único sítio que eu conheço onde esta informação está compilada com o rigor que será de esperar dum instituto de estatística. E o caso de Famalicão nem é o mais estranho: Barcelos é pior, com uma única freguesia a compor o perímetro urbano de uma cidade que, só com aquela freguesia, nem sequer cumpre os requisitos para ser cidade, enquanto que o concelho é dos mais populosos do país.
Seja como for, é como dizes: o Calendário é, claramente, uma freguesia urbana, e a sua ausência quer da lista de cidades, quer da lista de vilas, é estranha. Teremos de investigar isto melhor.
Já agora, freguesias urbanas são freguesias que possuem densidade populacional superior a 500 h/Km² ou que integrem um lugar com população residente superior ou igual a 5000 habitantes. Depois há freguesias semi-urbanas, que são freguesias não urbanas que possuem densidade populacional superior a 100 h/Km² e inferior ou igual a 500 h/km², ou que integrem um lugar com população residente superior ou igual a 2000 habitantes e inferior a 5000 habitantes, e freguesias rurais, as outras. --Jorge 00:40, 9 Ago 2004 (UTC)

Calendário faz parte do Núcleo urbano da cidade de Vila Nova de Famalicão, aliás, tal como Brufe e Gavião. Calendário assume-se mesmo como a freguesia mais populosa e com maior crescimento urbano. Nesta freguesia estão situados importantes equipamentos da cidade, tais como: a estação de caminhos de ferro, estádio municipal, piscinas municipais, e até alguns departamentos da camara municipal. Dizer, que uma cidade como Famalicão tem apenas cerca de 17.000 habitantes é um absurdo. Quem conhece, sabe que Famalicão é um dos principais centros urbanos do país. Os seus cerca de 130.000 habitantes distribuem-se uniformemente pelo concelho, ou seja, a cidade foi lançando os seus "tentáculos" ao longo das vias de comunicação e actualmente, Famalicão é um município totalmente urbanizado com uma densidade populacional acima dos 600 hab/Km2.

Conflito de dados[editar código-fonte]

Com Vila Nova de Famalicão (freguesia)

Atenção!

O conteúdo da página foi substituído por uma versão mais antiga devido a suspeitas de violação de direitos de autor.

O texto que tinha sido aqui colocado era idêntico ao texto da seguinte fonte: http://www.cm-vnfamalicao.pt/concelho/historia.php Manuel Anastácio 12:41, 24 Setembro 2005 (UTC)