Discussão:Vivo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
  • Nosteralien: Verifiquei que a maioria das fotos são de telefones celulares. Será que é realmente interessante ilustrar com este tipo de foto ? Porque estes aparelhos das fotos funcionam em qualquer operadora e não somente na Vivo, na verdade não há muita relação entre operadora e aparelhos. Talvez fosse mais interessante substituir estas fotos por fotos da empresa, de antenas da Vivo ( BTSs ), de eventos da empresa, etc... Apenas sugestão.

Achei esta entrada um tanto quanto desonesta e abusiva. A wikipédia não deveria ser utilizada como meio de marketing para empresas e sim como uma forma honesta e confiavel de se obter informações. Se você vai criar uma entrada a respeito de uma empresa que você ache relevante para os usuários, ao menos faça isso com informações não fugazes e cite as fontes da sua informação.

  • Nosteralien diz: Não concordo que a entrada seja desonesta e abusiva, são dados comprovados, com exceção de ser a décima maior operadora do mundo. Para esta afirmação ( décima maior operadora do mundo ) não foi citada referência e eu parcicularmente não encontrei nada a respeito. Encontrei apenas um Ranking mundial de 2007 em que nenhuma operadora que atua no Brasil estava entre as 10 primeiras. Acho interessante colocar ali uma referência ou apagar o trecho.

Por exemplo, de onde vem a informação de que ela está entre as dez mais? Um exemplo de falta de relevancia é a lista de serviços prestados.

Não pretendo começar uma guerra de edição aqui, isso seria degradante e sem sentido, por isso peço ao autor que, em respeito à este meio de informação aberto, edite este artigo para que ele seja isento e informativo.

--Notivago 21:08, 27 Jun 2005 (UTC)

O artigo não está imparcial. --Henrique@ 21:58, 28 Jun 2005 (UTC)

Coloquei um aviso de imparcialidade neste artigo, baseado no que foi dito pelo Notivago. Quem puder, adeque o artigo e retire o aviso. 201.6.4.17 13:04, 18 Fevereiro 2006 (UTC)

Onde está uma seção que informe que a Vivo é operadora com maior número de reclamações (proporcionalmente ao número de clientes) e com pior atendimento?? Onde está escrito que a Vivo castrou aparelhos com bluetooth, impossibilitando sua conexão com outros aparelhos, para que o único modo de conexão fosse pela rede da Vivo ($$PAGA$$)?

  • Em relação a isto eu acrescentei o trecho "Reclamações" com o Ranking mais atual da Anatel de reclamações por número de clientes ( índice de reclamação ). E ao contrário do que você afirma, a Vivo não é a líder de reclamações, está em sétimo lugar, sendo melhor que 6 outras operadoras e pior que 2 outras operadoras. Pode olhar no artigo que citei referência comprovando isto que falei. As informações da Anatel são as mais confiáveis.

Esse artigo precisa ser adequado e deixar de ser simples propaganda.

Existem pelo menos dez erros de português na sub-seção Vivo GSM. O pessoal deveria escrever seus textos com mais cuidado.

Não me surpreenderia de ver o mesmo texto desta página na homepage da Vivo. Propaganda.

A fonte para a informação sobre a aquisição da telemig celular pode ser encontrada em http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u317312.shtml

A Vivo é a líder em telefonia celular do Brasil.

Justificativa edição do item "Polêmicas"[editar código-fonte]

Apaguei a parte de polêmicas pois contém várias inverdades, opiniões pessoais e nenhum porte científico que caracteriza uma enciclopédia. Cliente insatisfeitos deveriam resolver seus problemas com a operadora e não criando blasfêmias em meios científicos.

  • Retirou grande quantidade de texto com fontes sobre bloqueio de funcionalidades dos aparelhos, reverti sua edição até que apresente uma fonte melhor ou que prove o erro ou a blasfemia.-- Jo Lorib ->500k 22h48min de 13 de Janeiro de 2009 (UTC)
  • Retirei porque são informações desatualizadas que não constituem mais verdade, sou funcionário da empresa e sei do que estou falando. Infelizmente, sendo funcionário, não tenho autorização de registrar as justificativas, mas pedirei a algum conhecido para fazê-lo por mim. Wikipedia na minha opinião deveria ter porte científico, e não para fazer marketing ou prejudicar uma empresa.
  • A afirmação ..sou funcionário da empresa... não lhe dá nenhum direito editorial, pelo contrário, o coloca em uma situação de possível parcialidade, mas suas ultimas edições foram razoáveis, então permanecem. Tenha em mente que tudo que editar neste artigo é vigiado e será questionado, no futuro arrume fontes verificáveis externas à empresa. -- Jo Lorib </wiki/Usu%C3%A1rio:Jo_Lorib> ->500k </wiki/Usu%C3%A1rio_Discuss%C3%A3o:Jo_Lorib> 09h25min de 14 de Janeiro de 2009 (UTC)
  • Nosteralien diz: Em momento algum utilizei o termo "sou funcionário da empresa" para insinuar que tenho direitos editoriais. Utilizei este termo para justificar a ausência de referências durante minha exclusão. Como conheço os processos da empresa, sou detentor de conhecimento sem que seja necessário consultar fontes externas, mas como são necessárias, citei algumas fontes e justifiquei as alteraçoes. E concordo que minha opinião corre o risco de ser parcial, mas deve-se considerar também que funcionários da concorrência também têm acesso ao conteúdo e também podem ser parciais.

Acredito em você. Ajude a vigiar o artigo e arrume fontes verificáveis para ele. O melhor para a Vivo e para a Wikipédia é que o artigo seja ótimo, mostrando todos os lados e bem cuidado contra vandalismos de terceiros. De um modo geral, o artigo está bom, qual sua opinião?-- Jo Lorib ->500k 22h49min de 14 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

  • Nosteralien Diz: Editei as polêmicas apagando informações obsoletas, problemas que são limitados por aparelhos e não pela operadora e retirei expressões de caráter pessoal e não científico como "Além de tudo". Além disto adicionei passagens mencionando que alguns problemas listados ocorreram / ocorrem em todas as telefonias móveis do Brasil, e não somente na Vivo. Não posso citar no texto o nome das outras operadoras. Algumas referências citadas são de BLOGs pessoais, acredito que a pessoa que elaborou o texto deveria consultar fontes mais confiáveis e entrar no site da operadora para ter certeza do que escreve.

Ajude a vigiar o artigo e arrume fontes verificáveis para ele. O melhor para a Vivo e para a Wikipédia é que o artigo seja ótimo, mostrando todos os lados e bem cuidado contra vandalismos de terceiros. De um modo geral, o artigo está bom, qual sua opinião?-- Jo Lorib ->500k 22h49min de 14 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

  • Nosteralien diz: Por motivos de privacidade, editei a discussão devido a trechos que eu havia colocado relatando informações pessoais. Respondendo a pergunta, acho que o texto está bom, porém deve ser atualizado com freqüência devido à constante movimentação no mercado de telefonia celular. Inclusive, após oficialização da compra da Brasil Telecom pela Oi, os Rankings mencionados no site serão alterados e é interessante que sejam atualizados. A informação de que a Vivo é a décima maior operadora do Mundo eu desconheço, no Ranking de 2007 nenhuma operadora brasileira estava entre as 10 melhores. Não encontrei referência para esta informação.
  • Nosteralien, editar artigos é um privilégio na Wikipédia, aberto a qualquer um que queira melhorar os artigos. Editar comentários depois de respondidos, e o que é muito pior, editar os comentários dos outros, é uma das coisas mais mal vistas por aqui, passível de bloqueio por vandalismo. As informações pessoais que colocou foram iniciativa sua, de livre e espontânea vontade, sob uma licença GFDL, não lhe pertencem mais, peço que reponha para manter o diálogo comigo. Claro que se não o fizer eu mesmo providenciarei. Não fui mal educado com você, aceitei as modificações sensatas que efetuou no artigo, mas editar comentários meus é inadmissível. Se o que você quer é a manchete Funcionário da Vivo tenta adulterar artigo na Wikipédia, é o que vai conseguir. Sugiro continuar com o diálogo e as boas maneiras comigo antes que isso se realize. Existem várias formas de melhorar um artigo, nenhuma passa por retirar comentários da página de discussão, seja sensato.-- Jo Lorib ->500k 09h36min de 15 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]
  • Jo Lorib, se quiser criar esta manchete, fique à vontade. Eu apaguei seu comentário porque era uma resposta à uma mensagem minha que apaguei, então a resposta ficou de uma forma que ninguém entenderia. Bastava você pedir para eu desfazer que eu o faria, pois ainda não conheço todas as regras da Wikipedia, não era necessário fazer estas ameaças. Seja sensato você também ao abordar o usário, oriente-o ao inves de ameaçá-lo. Não consegui desfazer a discussão pois dá um erro, dizendo que existem alterações intermediárias. Se você conseguir, agradeço. No mais se você banir meu usuário será um favor, pois o que irei tentar é excluí-lo realmente. A forma com que os administradores da Wikipedia abordam os usuários inexperientes não é condizente com a visão que tenho de um ambiente popular cujo objetivo é prestar serviços à sociedade mundial.
  • Nosteralien diz: Como não consegui desfazer pelo botão desfazer, tive que ir pegando trechos do histórico e colando aqui. Agora o conteúdo da discussão ficou completo e sem nenhuma exclusão. Basta a Wikipedia pedir que desfaço ações minhas, jamais desobedeci a uma ordem de administradores e quando desrespeito as regras é por inexperiência. Uma vez que é me chamada a atenção, não volto a cometê-lo. Não é necessário ameaças para que eu desfaça meus erros.
  • Nosteralien diz: Há um pedido para ser banido ali em cima que pensei em apagar mas pelo que foi dito, não posso alterar discussão. Então acrescento esta mensagem para dizer que se possível gostaria de continuar como usuário da Wikipedia, escrevi aquilo num momento de ação por impulso.
  • Nosteralien diz: A única exclusão indevida que não desfiz foi de um parágrafo que estava em duplicidade, ele aparecia nesta discussão e na discussão acima ( idênticos ). Caso deseje que eu reverta este também, posso fazê-lo.
  • Nosteralien diz: E deixo registrado aqui um pedido de desculpas à administração da Wikipedia por remoção de discussões de outros autores. Não voltará a ocorrer.
  • A Wikipédia não tem uma administração, mas se tivesse aceitaria as desculpas. Leia todo nosso diálogo acima e se for de boas verá que eu tentei orienta-lo no sentido de melhorar o artigo, com fontes e responsabilidade, o que felizmente você acatou. Sou tão voluntário quanto você, mas sou já velhinho, o que se afirma não volta para dentro da boca, então me queimo quando apagam o que me tomou tempo a escrever de boa fé. O artigo agora é seu, tome conta dele, quando um editor novato aparecer e apagar metade do artigo você o oriente, quando um vândalo escrever asneiras, reverta. Eu vou ajudar a tomar conta dos outros 449.999.-- Jo Lorib ->500k 22h34min de 15 de janeiro de 2009 (UTC)[responder]

Alteração referência na parte "GSM"[editar código-fonte]

Alterei referência na parte "GSM" do artigo pois apontava para um link da própria Vivo que não existe mais. Coloquei referência válida, também para link da própria Vivo.

Realizei duas alteraçoes na parte que fala do CDMA da Vivo.

Primeiro corrigi informação de que somente a Vivo utiliza CDMA no Brasil atualmente. Na verdade a Embratel também utiliza em parte a tecnologia CDMA desde 2003 ( http://indexet.gazetamercantil.com.br/arquivo/2003/08/14/397/Tecnologia-CDMA-deve-avancar-com-a-Embratel.html ). Depois retirei um trecho que associava a migração de clientes CDMA para o GSM devido a uma suposta limitação de cobertura 3G na Vivo, sendo que dentro do mesmo artigo ( Vivo ) na parte de Iphone 3G tem-se a seguinte frase: "funciona na rede 3G da Vivo, presente em 222 cidades,com a maior cobertura 3G do Brasil". Deixei associada a migração devido aos preços, que é o real motivo. http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/internacional/empresas/pt/desarrollo/1070773.html A Vivo ficou por um bom tempo com cobertura 3G limitada, mas após expansão para vários municípios, isto não é mais uma realidade.

Nosteralien: Corrigi alguns erros gramaticais e de ortografia, corrigi limitação equivocada de data para fim do CDMA ( dizia que teminaria em 2008, que já passou, sendo que a previsão de término é daqui a 3 anos - citado referência ). Substituí alguns números por textos para manter o padrão utilizado em enciclopédias e excluí um trecho que dizia que a cobertura 3G existe apenas nos principais bairros das cidades. Esta informação excluída seria válida até 2005, hoje, em 2009, já não temos mais esta realidade, conforme referências e trechos já existentes no próprio artigo.

Ranking de Reclamações[editar código-fonte]

Alterei o texto de Tess1 porque o fato da Vivo incorporar a Telemig Celular não faz com que ela assuma o mesmo índice de reclamações da Telemig Celular. Antes da compra, a Vivo era uma operadora muito maior que a Telemig Celular, e o índice de reclamaçoes da Anatel não são valores brutos, afinal eles dividem o número de reclamações pelo número de clientes ( Vivo tinha muito mais cliente que Telemig Celular ). O máximo que a Vivo chegaria é até a sexta posição, creio que previsões sem fatos comprovados não devem ser colocados na Wikipedia, o melhor é esperar Ranking mais atualizado da Anatel. Além do mais a Claro tinha desempenho pior que Telemig Celular, então não faz o menor sentido ela ficar com índice melhor que a Vivo após a incorporação.

Introdução - Informação "Vivo é a décima maior operadora do mundo"[editar código-fonte]

Retirei o trecho que dizia que a Vivo é a décima maior operadora do mundo. Não há nenhuma operadora brasileira entre as dez maiores, não foi informado o critério ( maior em quê ? participação de mercado ? número de clientes ? ), não foi citado referência e após dias de busca não encontrei nada que comprovasse o fato. Em alguns sites que falam de Rankings das dez maiores, a Vivo não é citada. Sugiro ao autor que cite a referência. http://www.cellular-smart.com/best-cellular-companies.htm http://cell-phone-providers-review.toptenreviews.com/

Introdução (Parte 2), e leves correções[editar código-fonte]

Retirada a propaganda descarada na introdução do artigo, e editada com informação mais relevante. Referencias a WCDMA, trocadas por UMTS, para não causar confusão nos leitores, e melhorado o texto que fala sobre o phase-out do AMPS.o comentário precedente não foi assinado por Kerberos2001 (discussão • contrib.) Heitor pois não? 23h34min de 4 de maio de 2009 (UTC)[responder]

Na minha opinião não havia propaganda descarada, a informação de que a Vivo é a maior operadora de telefonia móvel é muito importante e científica. Se você visitar os artigos de outras operadoras móveis verá que já também informações do tipo. Porque só o artigo da Vivo não pode conter tais informações ? Você já passou nos artigos das demais operadoras para retirar o que você chama de "propaganda descarada" ? - Nosteralien

Retirada comparação Claro x Vivo na seção iPhone + Outros + Modem[editar código-fonte]

Retirada comparação desnecessária Kerberos2001 (discussão) 02h38min de 6 de maio de 2009 (UTC) Ajustado informações sobre o EV-DO, e removido informações irrelevantes sobre o ISDB-D 1-Seg (a tecnologia independe da operadora para funcionar). Kerberos2001 (discussão) 02h55min de 6 de maio de 2009 (UTC) Informações como "Pioneira, a primeira, a melhor e etc, não cabem em artigos da wikipedia! Acrescentada foto do modem Yiso Kerberos2001 (discussão) 03h26min de 6 de maio de 2009 (UTC)[responder]

  • Bem, tenho a impressão que alguns aqui não foram com minha cara, ou mexí no interesse comercial de alguns.
  • Como quiserem senhores, se vocês quiserem eu removo dos outros artigos co-relacionados com alguns cliques =). Mas por ora, eu deixo esse artigo em paz.
  • A propósito: O porque da retirada da foto do modem? (era mais relevante pro artigo do que um punhado de celulares). Enfim, é por isso que o país não funciona: Quando um arruma, 4 estragam. Kerberos2001 (discussão) 19h46min de 6 de maio de 2009 (UTC)[responder]
  • Outra coisa, relendo: parece que há alguns funcionários da Vivo editando o tópico mesmo. Vamos agir de boa fé e colocar informações mais relevantes por gentileza (da próxima vez).

Mudança trecho "Ranking Reclamações" e introdução[editar código-fonte]

Recoloquei informação de que a Vivo é a maior operadora de telefonia móvel do Brasil, esta é uma informação científica e não é propaganda. Se observarem o site das demais operadoras, é mencionado isto. ( Introdução da Claro: Segunda maior operadora do Brasil ). Creio que devemos ser justos e adotar a mesma solução para todas as operadoras, senão fica tendencioso.

Mudei o título Ranking de Reclamações para Índices de Qualidade para ficar mais abrangente e coloquei informação sobre a medição oficial de qualidade da Anatel em 2009, já divulgada.

Phase-out EV-DO[editar código-fonte]

Apenas acrescentada a informação sobre a desativação do EV-DO. Sintam-se a vontade para modificar, se necessário Kerberos2001 (discussão) 18h53min de 24 de maio de 2009 (UTC)[responder]

Fotos de celulares[editar código-fonte]

Não entendo o porque de fotos de celulares de marcas diversas neste artigo. A Vivo não é uma fabricante de celulares, é uma prestadora de serviços de telefonia móvel. Os celulares mostrados podem ser utilizados com chips de qualquer operadora e não somente da Vivo. Havia inclusive foto de aparelho obsoleto que não é mais comercializado. Creio que fotos de celulares deveriam ser colocadas em artigos de fabricantes de celulares. Nosteralien (discussão) o comentário precedente não foi assinado por Nosteralien (discussão • contrib.) Heitor pois não? 00h23min de 26 de maio de 2009 (UTC)[responder]

Concordo Nosteralien. Também nunca entendi qual era o porquê dessas fotos neste artigo. Heitor pois não? 00h23min de 26 de maio de 2009 (UTC)[responder]

a palavra atualmente pode ou não pode ?[editar código-fonte]

Primeiro o Jo Lorib fez uma alteração dizendo que não pode haver "atualmente" em enciclopédia. Depois o Gui Laborda reinsere um dos "atualmente" no texto. Afinal, pode ou não pode? Nosteralien (discussão) o comentário precedente não foi assinado por Nosteralien (discussão • contrib.) Heitor pois não? 23h56min de 27 de maio de 2009 (UTC)[responder]

  • Não pode. Uma enciclopédia se supõe permanente, não é um jornal ou revista que traz uma data na capa. Daqui dois ou três anos o texto estará errado. Escrevam então ...em 2009...na década de 2000. Esse tipo de advérbio não é perpétuo.-- Jo Lorib ->500k 01h43min de 3 de junho de 2009 (UTC)[responder]

Vivo Nordeste[editar código-fonte]

A Vivo sempre operou nos estados da Bahia e Sergipe. Por que estes estados não estão inclusos no cronograma de implantação da operadora na região? Eles não são mais Nordeste? --Celson Lima (discussão) 14h40min de 2 de junho de 2009 (UTC)[responder]

Entendo que eles não estavam no cronograma de implantação na região Nordeste justamente por já serem atendidos pela operadora ha mais tempo. Nosteralien (discussão)

pagina precisa ser atualizada[editar código-fonte]

atualizem as informações , poiis a vivo não mais bloqueia uso de bluetooth entre celulares, e os rankings tambem precisam de atualização.

O Ministério Público Federal (MPF) da Procuradoria de São Paulo abriu no dia 22/03/2010 uma consulta pública [1] para averiguar práticas abusivas no fornecimento de serviço 3G.

Uma dessas práticas é a limitação de velocidade quando se atinge determinada cota de dados trafegados [2]. A própria Vivo assume tal limitação em seu plano Vivo Zap [3].

nenhuma iformacao sobre frequencias de CDMA/GSM suportadas?