Discussão:Voo Gol 1907

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Estrela de artigo destacado Voo Gol 1907 é um artigo destacado; o que significa que o artigo (ou uma versão anterior) foi identificado como um dos melhores artigos produzidos pela comunidade da Wikipédia. Apesar disso, se puder atualizar ou melhorá-lo, por favor, faça-o.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
13 de outubro de 2015 Candidato a artigo destacado Não promovido
1 de março de 2016 Candidato a artigo destacado Promovido
Estatuto atual: Artigo destacado


Não se deveria apagar esse artigo, deveria wikidificar e a o texto como está deveria ir para o Wikinotícia.

oi lucas, já está no wikinews... veja mais em http://pt.wikinews.org/wiki/Acidente_com_aeronave_da_GOL_choca_o_Brasil devemos agora separar que é wikipédico e que é wikinotícias... boas contribuições... alexandre abmac 19:20, 4 Outubro 2006 (UTC)

Preciso de informações sobre a velocidade do GOL e do Legacy no momento do impacto, não encontrei em nenhuma das línguas.


POR QUE deletar? O acidente pode ser considerado o maior do Brasil e um dos maiores do mundo, se, infelizmente, não houverem sobreviventes. Merece, sim, ser wikificado, mas daí a deletar, delete-se então o que há de lixo na pt.Wiki (aliás, tenho preferido a en.Wiki, justamente por essas burocracias e regras dispensáveis)

concordo, não tem pq deletar. a wikipedia em portuguese é 99% lixo, coisas escritas em primeira pessoa, artigos totalmente direcionados, cheios de erros e até endereço de email pra contato. esse acidente merece virar artigo, já virou em outras linguas por sinal. finalmente algo sério por aqui.

Por que esse tipo de abertura é dada à versão inglesa da wikipedia e não na portuguesa? Será que não é um evento digno de maior mensuração do que apenas ser um "evento atual"? Qual o critério para um evento ter um "upgrade" e virar artigo? Não entendi essa... --metaforico 03:28, 1 Outubro 2006 (UTC)

hi metafòrico, creio que falta somente iniciativa de todos. talvez como vc já tenha. sempre penso que poderíamos fazer mais. alexandre abmac 15:54, 2 Outubro 2006 (UTC)

Não vejo motivos para deletar referências ao maior acidente aéreo brasileiro de todos os tempos. Definitivamente há interesse enciclopédico neste arquivo. -- Andricos 14:34, 2 Outubro 2006 (UTC)

Olho crítico[editar código-fonte]

hi danteadd: veja no histórico: Revisão de 16:50, 2 Outubro 2006... sobre quando foi feita a retirada da página para apagar... alexandre abmac 19:11, 2 Outubro 2006 (UTC)



Porque apagar? Deixa o artigo aí. --201.19.160.6 01:28, 3 Outubro 2006 (UTC)

não creio que será apagado. o artigo já está consolidado... alexandre abmac 02:23, 3 Outubro 2006 (UTC)

Página em Inglês[editar código-fonte]

A página Inglesa está bem diferente da Portuguesa. Faltam dados sobre o plano de vôo. Há foco excessivo ao jornalista Joe Sharkey (que deu entrevistas criticando a aviação no Brasil), e ao mesmo tempo existem poucas ou zero referências às reportagens brasileiras, como as conduzidas pela Rede Globo e Folha de São Paulo. Em alguns momentos, o artigo em Inglês parece um pouco tendencioso a favor dos ocupantes e/ou tripulação do Legacy.

Na página Inglesa houveram tentativas de adicionar dados sobre o plano de vôo e referências a fatos da investigação comunicados oficialmente à imprensa brasileira, mas um usuário bastante crítico e astuto (Crum375) desfez quase todas estas adições em nome de normas da Wikipedia. Me parece que alguém que não costuma viajar de avião no Brasil, nem leu reportagens da imprensa brasileira, ao ler aquilo vai ter uma impressão incorreta sobre a aviação no Brasil e talvez sobre o jato fabricado pela Embraer.

Sugiro que alguém que tenha fluência no Inglês dê uma lida naquele artigo e na discussão (página Talk) e se for tão astuto quanto o usuário Crum375, realize as devidas contribuições e ajustes, para tornar mais imparcial e/ou completo o artigo em Inglês.

  • PT has no jurisdiction on EN. Please go on EN and explain yourself. Anyhow, on EN we are not relying on Sharkey. We are relying on Brazil's preliminary report. Whispertome (discussão) 21h33min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)

Atualização[editar código-fonte]

As notícias que tentaram explicar a causa do acidente enfatizaram que os pilotos tentaram muitas vezes a comunicação com os controladores da região de Brasília. Hoje, está definida a razão: ao tentar preparar o rádio, digitaram as frequencias no transponder e provocaram sua desativação sendo que a mensagem denunciando a condição de desativado do transponder só foi percebida depois do acidente. Pela mesma causa, o rádio ficou sintonizado na frequencia errada, daí o insucesso das tentativas de comunicação entre os pilotos e controladores ao chegar à região de Brasília. Êrro adicional foi a decisão de prosseguir no vôo além de Brasília com base na injustificada e equivocada instrução dada pelo operador da torre do aeroporto de São José dos Campos de permanecer no mesmo nível anterior (São José dos Campos-Brasília) no trecho Brasília-Manaus. O que precisa ser lembrado é que controladores podem alterar planos de vôo QUANDO OCORRER UMA SITUAÇÃO QUE JUSTIFIQUE ESSA MEDIDA. Se os pilotos do Legacy constataram que não conseguiam comunicação com os controladores, deveriam ter passado para a altitude padrão para as aeronaves com dificuldade de comunicação.

  • Please do not post personal rants. We are out to make an encyclopedia. Whispertome (discussão) 21h33min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)

Três aspectos principais de um vôo[editar código-fonte]

As atribuições dos pilotos de aeronaves dizem respeito a três aspectos:

1) Checagem e re-checagem periódicas do funcionamento dos equipamentos essenciais ao vôo e à aeronave 2) Procedimentos operacionais em situações normais tais como regras de tráfego, atribuições de quem se comunica com os pilotos, procedimentos de aproximação, etc 3) Procedimentos emergenciais: o que fazer diante de uma avaria na aeronave ou a interrupção do funcionamento de um equipamento

Ao que tudo indica, esses pilotos da ExcelAire, no episódio do acidente com o vôo 1907, falharam nos três aspectos.

C O N S E G U I R A M !!!!!

  • Please do not post personal rants. We are out to make an encyclopedia. Whispertome (discussão) 21h33min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)

Can you believe that Joe Sharkey has been vandalized? I found it six months later and reverted it. Whispertome (discussão) 21h33min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)

Inclusão do Relatório Final[editar código-fonte]

Eu inclui um sumário do relatório final no tópico da Investigação da Aeronáutica. Não sei se é o melhor lugar. Talvez no final do texto como um tópico à parte poderia ser melhor. Aguardo opiniões. Sdruvss (discussão) 18h43min de 30 de dezembro de 2009 (UTC)[responder]

Debate na página em Inglês[editar código-fonte]

Quem vê a página em inglês percebe que ela está sendo editada, eu diria manipulada, principalmente por um determinado usuário que está bloqueando todas outras contribuições. Eu tenho participado de um grande debate lá para poder incluir na página em inglês as conclusões do relatório final publicadas nos jornais brasileiros, como fiz aqui na página em português, mas não estou sendo bem sucedido. Meu objetivo a oferecer um enfoque neutro e objetivo e fundamentado em referências sólidas, mas não estou tendo nenhum apoio. Se vocês concordam com as edições que fiz aqui, por favor, as defendam na página em inglês. Se não concordam, por favor, modifique-as e as melhorem. Acho que 154 famílias merecem que sejam divulgados todos os fatos relacionados a este trágico acidente. Sdruvss (discussão) 02h25min de 24 de março de 2010 (UTC)[responder]

Você está perdendo o seu tempo, Sdruvss. A wikipédia é e sempre será "amerikacentric" (leia-se, guiada pelo ponto de vista norte-americano) e os norte-americanos sempre acham que são "the best of the best of the best". Tentar tornar um artigo neutro que seja de interesse dos norte-americanos ou ainda pior, que descreva algo negativo sobre eles é pedir para entrar em uma "edit war". Eu nem perco o meu tempo tentando editar para algo neutro como a própria política da Wikipédia pede, quando vejo um assunto assim deduzo que basta ler "o contrário" do que os norte-americanos escrevem para se chegar mais perto do que deve ser a verdade. 200.189.118.10 (discussão) 12h21min de 3 de maio de 2011 (UTC)[responder]
For reference, here are the debate pages:
en:Talk:Gol Transportes Aéreos Flight 1907/Archive 4
en:Talk:Gol Transportes Aéreos Flight 1907/Archive 5
en:Talk:Gol_Transportes_Aéreos_Flight_1907/Archive_6#Pending_corrections_to_Final_Reports
en:Wikipedia:Featured_article_review/Gol_Transportes_Aéreos_Flight_1907/archive1
While there is a en:Wikipedia:Systemic bias on EN that is US/UK related, I don't think that's the case in these debates.
WhisperToMe (discussão) 05h49min de 24 de dezembro de 2012 (UTC)[responder]

Atualização: EUA negam extradição dos pilotos em 2023[editar código-fonte]

Acabou de sair a notícia de que os EUA negaram a extradição dos pilotos.


CNN: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/eua-negam-pedido-de-extradicao-de-pilotos-de-jato-que-derrubou-aviao-da-gol/#:~:text=avi%C3%A3o%20da%20Gol-,EUA%20negam%20pedido%20de%20extradi%C3%A7%C3%A3o%20de%20pilotos,que%20derrubou%20avi%C3%A3o%20da%20Gol&text=O%20governo%20dos%20Estados%20Unidos,737%20da%20Gol%20em%202006.


Acredito que seja relevante para o artigo. Guilherme Aquino Moresco (discussão) 00h50min de 19 de julho de 2023 (UTC)[responder]