Discussão:Xiismo

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



No trecho sobre o Imam oculto eu fiquei um pouco confuso. Ora era utilizado o termo imã e ora o termo imam. Segundo meu dicionario de portugues as escritas corretas para a pedra que atrai outros metais sao: íman e imã. Seria imam outra palavra referente a algo criado pelos xiitas? Ou Imam realmente esta escrito errado?


--Themístocles Griffo (discussão) 12h46min de 20 de Janeiro de 2008 (UTC)Quanto aos Kharidjitas, sua origem está no desenrolar da Batalha de Siffin e não na Batalha do Camelo. Em Siffin, os exércitos de Ali, então o califa legítimo, e de Moawiya, governador da Síria e primo de Uthman, se enfrentaram sem, contudo, haver um vencedor. Ao aceitar a arbitragem por meio de delegados de ambas as partes do conflito, Ali acabou perdendo apoio de uma parte de seus homens. Estes foram chamados de kharidjitas, "os que saíram".

--Themístocles Griffo (discussão) 13h15min de 20 de Janeiro de 2008 (UTC)Há um equívoco ainda maior ao dizer que Aisha, esposa de Muhammad, uniu forças com o governador da Síria, Moawiya, o que de fato não aconteceu. Fonte: "Uma história dos povos árabes", Albert Hourani; "Antigo Islã", Desmond Stewart.

Matemática errada[editar código-fonte]

"Os xiitas [...] são o segundo maior ramo de crentes do Islão, constituindo 30% do total dos muçulmanos (o maior ramo é o dos muçulmanos sunitas, que são 84% da totalidade dos muçulmanos)."

Dando um total de 114% de muçulmanos, o que, claramente, está errado. Alguém tem a informação correta?177.42.124.105 (discussão) 23h49min de 2 de maio de 2012 (UTC)[responder]