Disney Junior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disney Junior
Disney Junior
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Estados Unidos
Fundação 1 de abril de 2011 (3 anos) (Brasil)
2 de novembro de 2012 (1 ano) (Portugal)
Pertence a Disney-ABC Television Group
(subsidiária da The Walt Disney Company)
Proprietário The Walt Disney Company
Sede Estados Unidos Estados Unidos, Califórnia
Slogan Onde começa a magia (PT)
Onde a magia nunca acaba (BR)
Formato de vídeo 480p (SDTV)

1080i (HDTV)

Canais irmãos Disney Channel, Disney XD, ABC e ABC Family
Cobertura Internacional
Página oficial Disney Junior Brasil
Disney Junior Portugal
Disponibilidade por satélite
Vivo TV
Canal 323
Oi TV
Canal 89
Claro TV
Canal 97
Nossa TV
Canal 6
CTBC TV
Canal 323
GVT TV
Canal 23
SKY BR TV
Canal 295 HD
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 106
Vivo TV
Canal 30
ViaCabo
Canal 99
Sim TV
Canal 25
MEO
Canal 44

Disney Junior é um bloco da programação do canal Disney Channel e desde o dia 1 de Abril de 2011 no Brasil e na America Látina, tornou-se um canal por assinatura independente. Destina-se as crianças em fase pré-escolar de 2 a 5 anos.[1]

Quando estreou, seus primeiros programas a serem exibidos foram: Jake e os Piratas da terra do nunca, Tinga Tinga Tales e Babar e as aventuras de Badou. O canal Playhouse Disney Channel começou sua transmissão no Brasil em setembro de 2008, nas operadoras de TV por assinatura TVA e Telefônica TV Digital. Em dezembro de 2008 começou a ser distribuído na operadora Claro TV. Em fevereiro de 2009, começou a ser exibido na operadora de TV por assinatura Nossa TV, no lugar da TVE Espanha. Está disponível também na Oi TV, CTBC TV. E hoje em dia é chamado de Disney Junior desde de 1 de Abril de 2011.

Em Portugal, a mudança de bloco de programação para canal, aconteceu a 1 de Novembro de 2012 com o lançamento do Disney Junior. Este veio substituir os extintos Disney Cinemagic e Disney Cinemagic HD. Juntamente com o Disney Junior, a Disney, lançou o serviço "Disney Movies On Demand" na ZON.

Programação[editar | editar código-fonte]

Com a estréia do novo canal e do bloco, novas séries começaram a ser exibidas, como Jake e os piratas da Terra do Nunca, Tinga Tinga Tales.

A casa do Mickey Mouse, Chuggington, Os imaginadores, Selva sobre roda, Manny mãos a Obra, Little Einsteins, Urso: Agente especial e Timmy tempo, e todas as séries populares do Playhouse Disney, foram transferidos para o bloco. Algumas continuam a ser exibidas regularmente, mas outras foram totalmente eliminadas da programação.

Ao contrário de sua versão anterior, Playhouse Disney, o desenho educativo Ooh and Aah não é exibido desde de 1 de abril de 2011, quando ocorreu a transformação para Disney Junior.

Hoje em dia são exibidos novos programas e desenhos além dos que já existiam,como A casa do Disney Junior, A floricultura da Nana,Os heróis da cidade, Wiggles e Aprenda, Princesas Disney,Toy Story, O Mundo redondo de Olie, Ursinhos Carinhosos e outros vários shows. [2]

Bloco[editar | editar código-fonte]

Além de ser um canal por assinatura, o Disney Junior também é um bloco de aproximadamente 2:00  h, em seu canal irmão Disney Channel. O bloco é chamado de "Disney Junior, no Disney Channel", e exibe apenas as séries mais famosas do canal, como: A casa de Mickey Mouse, Jake e os Piratas da Terra do Nunca, Doutora Brinquedos, O Jardim da Clarilú, A Floricultura da Nana e Art Attack (segunda a quinta) e Filme (sexta a domingo) às 07:30, entre outros.

Disney Junior Brasil[editar | editar código-fonte]

Disney Junior Brasil, é um canal brasileiro pertencente a The Walt Disney Company, e sua subsidiária Disney-ABC Television Group voltado a crianças em fase pré-escolar e em fase de crescimento, de 2 a 7 anos de idade. Além de ser um canal, também é um bloco no canal Disney Channel, de aproximadamente 4 horas, chamado de Disney Junior, no Disney Channel. Estreou no dia 1 de abril de 2011.

Disney Junior Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a mudança de bloco de programação para canal, aconteceu a 1 de Novembro de 2012 com o lançamento do Disney Junior. Este veio substituir os extintos Disney Cinemagic e Disney Cinemagic HD. Juntamente com o Disney Junior, a Disney, lançou o serviço "Disney Movies On Demand" na ZON.

Especiais[editar | editar código-fonte]

Além de sua programação original,o Disney Junior exibe especiais, como Princesas Disney, Toy Story, entre outros.

Feeds[editar | editar código-fonte]

O canal Disney Junior é dívidido em 3 feeds na América Latina, sendo eles:

[editar | editar código-fonte]

Além de seu logo atual, outras versões já foram lançadas, assim, a maioria dos shows que vai ao ar no Disney Junior tem sua própria variação de logotipo, com o padrão "Disney", escrita com a famasoa caligrafica de Walt Disney, junto ao logo " Junior ", e embaixo o nome e as letras daquele show em particular.

  • Jake and the Never Land Pirates: O 'J' é projetado para se assemelhar-se a um mapa do tesouro, o 'u' é projetado para parecer com o lado de um navio pirata chamado Bucky, o 'n' se assemelha a um tesouro, o 'i' é vestido como Jake (o protagonista da série), o 'o' se assemelha a roda de um navio, e 'r' se assemelha Skully (papagaio de Jake).
  • Handy Manny: O 'J' é projetada para se parecer com Dusty a serra antropomórfica, o 'u' se assemelha a Felipe (é a chave de fenda antropomórfica de Manny), o 'n' se assemelha Turner (chave de fenda), o 'i' se assemelha Manny, 'o' se assemelha Rusty ,e o "r" se assemelha a Pat (martelo).
  • Special Agent Oso: O 'J' lembra uma pata de Urso, o 'u 'se assemelha ao relógio comunicador de pulso do Urso, o 'n'é decorado com as cores principais do Urso (amarelo e verde azulado),o 'i' parece o Urso,'o'se assemelha a "pata-piloto" do Urso, e o 'r'assemelha-se as roupas do Urso.
  • Jungle Junction:O 'J' se assemelha Hippobus, o 'u' se assemelha a Zooter, o 'n' se assemelha a Taxicrab, o 'i' se assemelha Bungo, o 'o' se assemelha Ellyvan, o 'r' se assemelha Crocker.
  • The Imaginators: O 'J' se assemelha a uma flecha, o 'u' se assemelha a uma guitarra,o 'n' assemelha-se a uma parede de tijolos, o 'i' lembra Dave (um dos motores), o 'o' se assemelha-se a uma engrenagem, e os «r» se assemelha ao Armázem do Rato. Muitas vezes, enquanto a variação do logotipo era um ventilar o 'i' mudava de cor para cada motor (Scott, Rich, Dave e Smitty).
  • 101 Dálmatas: Cada letra é decorada em branco com manchas pretas, lembrando um cachorro dálmata, enquanto o 'i' é um cão completo, com uma cabeça, orelhas e pescoço.
  • Little Einsteins: O "J" representa Annie, o "u" retrata Rocket, o "n" representa junho, o "i" representa o Leão, com a cabeça como o ponto para o i, "o" representa um tambor e o r " "representa Quincy". O logo é cercado por notas musicais.
  • Chuggington: o 'J' representa uma faixa, o 'u' representa Emery, o 'n' lembra Brewster, e os farois de Wilson serviram para o ponto no 'i' ,'o' mostra Koko, e o 'r' representa Vee.
  • Cars Toons:o 'J' representa um carro roxo não identificado com uma chama laranja como degradê, o 'u' representa um carro vermelho não identificado com as luzes dos faróis na cor marrom, o 'n' é projetado como um carro ciano sem nome, com uma linha curva na cor preta,o 'i' mostra Relâmpago McQueen, 'o' representa um pneu e o 'r' assemelha-se com um carro não identificado vermelho com um contorno branco. Além disso, o logotipo faz trilhas na tela.

Versões Internacionais[editar | editar código-fonte]

  • Nos Estados Unidos, o Disney Junior no Disney Channel foi lançado em 14 de fevereiro de 2011. O canal Disney Junior,foi lançado no dia 1 de Janeiro de 2012.
  • Na América Latina, Disney Junior e Disney Junior no Disney Channel,foram lançados em 1 de abril de 2011.
  • No Mundo Árabe, o Disney Junior foi lançado em 5 de maio de 2011.
  • No Canadá, o Disney Junior foi lançado em 6 de maio de 2011.
  • No Reino Unido e Irlanda, o Disney Junior foi lançado em 7 de maio de 2011.
  • Na Ásia, o Disney Junior foi lançado em 8 de maio de 2011, que substituiu Playhouse Disney Ásia.
  • Na Itália, o Disney Junior foi lançado em 14 de maio de 2011.
  • Na Índia, o Disney Junior foi lançado em 26 de maio de 2011.
  • Na França, o Disney Junior irá lançar Junior em 28 maio de 2011.
  • Na Austrália e Nova Zelândia, Disney Junior foi lançado em 29 de maio de 2011.
  • No Brasil, o Disney Junior foi laçado em 1 de Abril de 2011.
  • Na Polônia, o Disney Junior foi lançado em 1 de junho de 2011.
  • Na Romênia, o Disney Junior foi lançado em 1 de junho de 2011. O canal substituiu o bloco Playhouse Disney e o canal Jetix Play.
  • Na Bulgária, o Disney Junior foi lançado em 1 de junho de 2011.
  • Em Taiwan, o Disney Junior foi lançado em 2 de junho de 2011.
  • Na Grécia, o Disney Junior foi lançado em 2 de junho de 2011.
  • Na Alemanha, o Disney Junior foi lançado em 3 de julho de 2011.
  • No Japão, o Disney Junior (?????????, Dizuni Junia ?) foi lançado em 19 de novembro de 2011.
  • Na Bélgica, o Disney Junior foi lançado a 6 dezembro de 2011.
  • Em Espanha, o Disney Junior foi lançado a 11 de Junho de 2011 como um canal e, como um bloco no Disney Channel.
  • Em Portugal, o Disney Junior foi lançado a 1 de junho de 2011 como um bloco no Disney Channel e a 1 de novembro de 2012 como um canal.
  • Na China, Disney Junior (?????, Disini Értóng) foi lançado em 6 de fevereiro de 2013.
  • Na Coreia do Sul, Disney Junior foi lançado em 29 de abril de 2013. (Sendo um dos últimos da chave)

Todas as versões do Disney Junior substituíram o Playhouse Disney. Excepto em Portugal onde este substitui o Disney Cinemagic.

Referências

  1. Playhouse Disney Channel vira Disney Junior. Disponivel em:<http://www.anmtv.xpg.com.br/playhouse-disney-channel-muda-para-disney-junior>.Acessado em:08 de Janeiro de 2012.
  2. Disney Junior Programação. Disponivel em:<http://www.disney.com.br/disneyjunior/programacao.html>Acessado em:09 de Janeiro de 2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.