Disney Junior

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Disney Junior Brasil)
Ir para: navegação, pesquisa
Disney Junior
Disney Junior
Tipo Canal de televisão por assinatura
País  Estados Unidos
Fundação 1 de abril de 2011 (3 anos) (Brasil)
2 de novembro de 2012 (2 anos) (Portugal)
Pertence a Disney-ABC Television Group
(subsidiária da The Walt Disney Company)
Proprietário The Walt Disney Company
Sede Estados Unidos Estados Unidos, Califórnia
Slogan Onde começa a magia (PT)
Onde a magia nunca acaba (BR)
Formato de vídeo 480p (SDTV)

1080i (HDTV)

Canais irmãos Disney Channel, Disney XD, ABC e ABC Family
Cobertura Internacional
Página oficial Disney Junior Brasil
Disney Junior Portugal
Disponibilidade por satélite
Vivo TV
Canal 323
Oi TV
Canal 89
Claro TV
Canal 97
Nossa TV
Canal 6
CTBC TV
Canal 323
GVT TV
Canal 23
Sky Brasil
Canal 95 (SDTV) (em 2015)
Canal 95-1/295 (HDTV)
Disponibilidade por cabo
NET
Canal 106
Vivo TV
Canal 30
ViaCabo
Canal 99
Sim TV
Canal 25
MEO
Canal 44

Disney Junior é um bloco da programação do canal Disney Channel e desde o dia 1 de Abril de 2011 no Brasil e na America Látina, tornou-se um canal por assinatura independente. Destina-se as crianças em fase pré-escolar de 2 a 5 anos.[1]

Quando estreou, seus primeiros programas a serem exibidos foram: Jake e os Piratas da terra do nunca, Tinga Tinga Tales e Babar e as aventuras de Badou. O canal Playhouse Disney Channel começou sua transmissão no Brasil em setembro de 2008, nas operadoras de TV por assinatura TVA e Telefônica TV Digital. Em dezembro de 2008 começou a ser distribuído na operadora Claro TV. Em fevereiro de 2009, começou a ser exibido na operadora de TV por assinatura Nossa TV, no lugar da TVE Espanha. Está disponível também na Oi TV, CTBC TV. E hoje em dia é chamado de Disney Junior desde de 1 de Abril de 2011.

No dia 4 de novembro de 2014 começou a ser exibido na SKY Brasil em HD no canal 295. e em 2015 será em SD na SKY.

Em Portugal, a mudança de bloco de programação para canal, aconteceu a 1 de Novembro de 2012 com o lançamento do Disney Junior. Este veio substituir os extintos Disney Cinemagic e Disney Cinemagic HD. Juntamente com o Disney Junior, a Disney, lançou o serviço "Disney Movies On Demand" na ZON.

Programação[editar | editar código-fonte]

Com a estréia do novo canal e do bloco, novas séries começaram a ser exibidas, como Jake e os piratas da Terra do Nunca, Tinga Tinga Tales.

A casa do Mickey Mouse, Chuggington, Os imaginadores, Selva sobre roda, Manny mãos a Obra, Little Einsteins, Urso: Agente especial e Timmy tempo, e todas as séries populares do Playhouse Disney, foram transferidos para o bloco. Algumas continuam a ser exibidas regularmente, mas outras foram totalmente eliminadas da programação.

Ao contrário de sua versão anterior, Playhouse Disney, o desenho educativo Ooh and Aah não é exibido desde de 1 de abril de 2011, quando ocorreu a transformação para Disney Junior.

Hoje em dia são exibidos novos programas e desenhos além dos que já existiam,como A casa do Disney Junior, A floricultura da Nana,Os heróis da cidade, Wiggles e Aprenda, Princesas Disney,Toy Story, O Mundo redondo de Olie, Ursinhos Carinhosos e outros vários shows. [2]

Bloco[editar | editar código-fonte]

Além de ser um canal por assinatura, o Disney Junior também é um bloco de aproximadamente 1:45  h, em seu canal irmão Disney Channel. O bloco é chamado de "Disney Junior, no Disney Channel", e exibe apenas as séries mais famosas do canal, como: A casa de Mickey Mouse, Jake e os Piratas da Terra do Nunca, Doutora Brinquedos, O Jardim da Clarilú, A Xerife Callie no Oeste e Art Attack (segunda a quinta) e Filme (sexta a domingo) às 07:30, entre outros.

Disney Junior Brasil[editar | editar código-fonte]

Disney Junior Brasil, é um canal brasileiro pertencente a The Walt Disney Company, e sua subsidiária Disney-ABC Television Group voltado a crianças em fase pré-escolar e em fase de crescimento, de 2 a 7 anos de idade. Além de ser um canal, também é um bloco no canal Disney Channel, de aproximadamente 4 horas, chamado de Disney Junior, no Disney Channel. Estreou no dia 1 de abril de 2011.

Disney Junior Portugal[editar | editar código-fonte]

Em Portugal, a mudança de bloco de programação para canal, aconteceu a 1 de Novembro de 2012 com o lançamento do Disney Junior. Este veio substituir os extintos Disney Cinemagic e Disney Cinemagic HD. Juntamente com o Disney Junior, a Disney, lançou o serviço "Disney Movies On Demand" na ZON.

Especiais[editar | editar código-fonte]

Além de sua programação original,o Disney Junior exibe especiais, como Princesas Disney, Toy Story, entre outros.

Feeds[editar | editar código-fonte]

O canal Disney Junior é dívidido em 3 feeds na América Latina, sendo eles:

[editar | editar código-fonte]

Além de seu logo atual, outras versões já foram lançadas, assim, a maioria dos shows que vai ao ar no Disney Junior tem sua própria variação de logotipo, com o padrão "Disney", escrita com a famasoa caligrafica de Walt Disney, junto ao logo " Junior ", e embaixo o nome e as letras daquele show em particular.

  • Jake and the Never Land Pirates: O 'J' é projetado para se assemelhar-se a um mapa do tesouro, o 'u' é projetado para parecer com o lado de um navio pirata chamado Bucky, o 'n' se assemelha a um tesouro, o 'i' é vestido como Jake (o protagonista da série), o 'o' se assemelha a roda de um navio, e 'r' se assemelha Skully (papagaio de Jake).
  • Handy Manny: O 'J' é projetada para se parecer com Dusty a serra antropomórfica, o 'u' se assemelha a Felipe (é a chave de fenda antropomórfica de Manny), o 'n' se assemelha Turner (chave de fenda), o 'i' se assemelha Manny, 'o' se assemelha Rusty ,e o "r" se assemelha a Pat (martelo).
  • Special Agent Oso: O 'J' lembra uma pata de Urso, o 'u 'se assemelha ao relógio comunicador de pulso do Urso, o 'n'é decorado com as cores principais do Urso (amarelo e verde azulado),o 'i' parece o Urso,'o'se assemelha a "pata-piloto" do Urso, e o 'r'assemelha-se as roupas do Urso.
  • Jungle Junction:O 'J' se assemelha Hippobus, o 'u' se assemelha a Zooter, o 'n' se assemelha a Taxicrab, o 'i' se assemelha Bungo, o 'o' se assemelha Ellyvan, o 'r' se assemelha Crocker.
  • The Imaginators: O 'J' se assemelha a uma flecha, o 'u' se assemelha a uma guitarra,o 'n' assemelha-se a uma parede de tijolos, o 'i' lembra Dave (um dos motores), o 'o' se assemelha-se a uma engrenagem, e os «r» se assemelha ao Armázem do Rato. Muitas vezes, enquanto a variação do logotipo era um ventilar o 'i' mudava de cor para cada motor (Scott, Rich, Dave e Smitty).
  • 101 Dálmatas: Cada letra é decorada em branco com manchas pretas, lembrando um cachorro dálmata, enquanto o 'i' é um cão completo, com uma cabeça, orelhas e pescoço.
  • Little Einsteins: O "J" representa Annie, o "u" retrata Rocket, o "n" representa junho, o "i" representa o Leão, com a cabeça como o ponto para o i, "o" representa um tambor e o r " "representa Quincy". O logo é cercado por notas musicais.
  • Chuggington: o 'J' representa uma faixa, o 'u' representa Emery, o 'n' lembra Brewster, e os farois de Wilson serviram para o ponto no 'i' ,'o' mostra Koko, e o 'r' representa Vee.
  • Cars Toons:o 'J' representa um carro roxo não identificado com uma chama laranja como degradê, o 'u' representa um carro vermelho não identificado com as luzes dos faróis na cor marrom, o 'n' é projetado como um carro ciano sem nome, com uma linha curva na cor preta,o 'i' mostra Relâmpago McQueen, 'o' representa um pneu e o 'r' assemelha-se com um carro não identificado vermelho com um contorno branco. Além disso, o logotipo faz trilhas na tela.

Versões Internacionais[editar | editar código-fonte]

  • Nos Estados Unidos, o Disney Junior no Disney Channel foi lançado em 14 de fevereiro de 2011. O canal Disney Junior,foi lançado no dia 1 de Janeiro de 2012.
  • Na América Latina, Disney Junior e Disney Junior no Disney Channel,foram lançados em 1 de abril de 2011.
  • No Mundo Árabe, o Disney Junior foi lançado em 5 de maio de 2011.
  • No Canadá, o Disney Junior foi lançado em 6 de maio de 2011.
  • No Reino Unido e Irlanda, o Disney Junior foi lançado em 7 de maio de 2011.
  • Na Ásia, o Disney Junior foi lançado em 8 de maio de 2011, que substituiu Playhouse Disney Ásia.
  • Na Itália, o Disney Junior foi lançado em 14 de maio de 2011.
  • Na Índia, o Disney Junior foi lançado em 26 de maio de 2011.
  • Na França, o Disney Junior irá lançar Junior em 28 maio de 2011.
  • Na Austrália e Nova Zelândia, Disney Junior foi lançado em 29 de maio de 2011.
  • No Brasil, o Disney Junior foi laçado em 1 de Abril de 2011.
  • Na Polônia, o Disney Junior foi lançado em 1 de junho de 2011.
  • Na Romênia, o Disney Junior foi lançado em 1 de junho de 2011. O canal substituiu o bloco Playhouse Disney e o canal Jetix Play.
  • Na Bulgária, o Disney Junior foi lançado em 1 de junho de 2011.
  • Em Taiwan, o Disney Junior foi lançado em 2 de junho de 2011.
  • Na Grécia, o Disney Junior foi lançado em 2 de junho de 2011.
  • Na Alemanha, o Disney Junior foi lançado em 3 de julho de 2011.
  • No Japão, o Disney Junior (?????????, Dizuni Junia ?) foi lançado em 19 de novembro de 2011.
  • Na Bélgica, o Disney Junior foi lançado a 6 dezembro de 2011.
  • Em Espanha, o Disney Junior foi lançado a 11 de Junho de 2011 como um canal e, como um bloco no Disney Channel.
  • Em Portugal, o Disney Junior foi lançado a 1 de junho de 2011 como um bloco no Disney Channel e a 1 de novembro de 2012 como um canal.
  • Na China, Disney Junior (?????, Disini Értóng) foi lançado em 6 de fevereiro de 2013.
  • Na Coreia do Sul, Disney Junior foi lançado em 29 de abril de 2013. (Sendo um dos últimos da chave)

Todas as versões do Disney Junior substituíram o Playhouse Disney. Excepto em Portugal onde este substitui o Disney Cinemagic.

Referências

  1. Playhouse Disney Channel vira Disney Junior. Disponivel em:<http://www.anmtv.xpg.com.br/playhouse-disney-channel-muda-para-disney-junior>.Acessado em:08 de Janeiro de 2012.
  2. Disney Junior Programação. Disponivel em:<http://www.disney.com.br/disneyjunior/programacao.html>Acessado em:09 de Janeiro de 2012

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Televisão no Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.