Disneyland Resort Paris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vista aérea da Disneyland Resort Paris.

Disneyland Resort Paris ou Eurodisney é um monumento e complexo turístico da The Walt Disney Company localizado em Marne-la-Vallée, a 32 km de Paris. É a atração turística mais visitada da Europa, tendo atraído 12.8 milhões de visitantes em 2006 e 15.3 milhões em 2008.

O resort consiste em dois parques temáticos, um dedicado aos Estúdios Disney e sete hotéis do conglomerado Disney. O parque foi inaugurado em 1992 e é o segundo parque da Disney fora dos Estados Unidos (depois do Tokyo Disney Resort).

O complexo foi objeto de controvérsia durante sua construção nas décadas de 80 e 90, quando um número significativo da população local, Sindicatos e até algumas celebridades francesas protestaram contra sua inauguração.

Criação e Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Em meio ao sucesso da tradicional Disneyland em Anaheim e do Walt Disney World na Flórida, surgiram planos para construir um parque similar na Europa ainda na década de 1970. Sob a liderança de Card Walker a Tokyo Disney Resort foi inaugurada em 1983 com um grande número de visitantes, motivando a Disney a planejar a construção. Já em 1984 os diretores do projeto apresentaram uma sugestão de 1.200 lugares em toda a Europa, onde poderia ser construído o parque da Disney.[1] Em Março de 1980, as sugestões de lugares para a construção diminuíram para apenas cinco lugares, dois na França, outros dois na Espanha, um em Portugal os três representavam um avanço econômico para o conglomerado Disney. A Disney já havia expressado um certo interesse na cidade de Toulon, perto de Marselha, mas a empresa acabou por escolher a pequena cidade de Marne-la-Vallée por esta estar perto de Paris. Michael Eisner, diretor executivo da Disney, fechou acordo com o Governo francês e adquiriu uma área de 20 km² (4.940 acres) em Dezembro de 1985. A construção começou em Agosto de 1988 e em Dezembro de 1990, um centro de visitas chamado Espace Euro Disney já dava informações sobre a conclusão do complexo. O primeiro parque temático foi inaugurado em 1992.

Parte da Disneyland Park de Paris

Nomes[editar | editar código-fonte]

"Disneyland Resort Paris" é somente um dos nomes vários nomes que o complexo tem recebido desde seu planejamento na década de 80.

Como os americanos, a palavra "Euro" deve ser glamorosa e excitante. Para os europeus se tornou um termo associado com empresas, poder e comércio externo. Rebatizá-lo de "Disneyland Paris" foi uma forma de relacioná-lo com umas das mais românticas e lindas cidades do mundo.[2]

Michael Eisner

1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009
Complexo Euro Disney Resort Euro Disneyland Paris Disneyland Paris Disneyland Resort Paris Disneyland Paris
Primeiros Parques Euro Disneyland1 Disneyland Park (Inglês)/Parc Disneyland (Francês)4
Áreas de Entretenimento Festival Disney Disney Village

Parques[editar | editar código-fonte]

Vista geral do Disneyland Park a partir do Castelo da Bela Adormecida (Paris).

Disneyland Park[editar | editar código-fonte]

É o principal parque temático inspirado na Disneyland da Califórnia. Ocupa uma área de mais de 560 mil m², sendo pouco maior que a Disneyland em Anaheim. Recebe anualmente cerca de 1o milhões de visitantes. Foi inaugurado em Abril de 1992.

Walt Disney Studios Park[editar | editar código-fonte]

É o segundo parque inaugurado na Disneyland Resort Paris, é o coração do complexo recenbendo mais de 2 milhões de visitantes anualmente.

Disney Village[editar | editar código-fonte]

É a área do complexo destinada a receber os visitantes durante sua estada na Disneyland Resort. Abriga vários bares, lojas, restaurantes e um show de buzinadelas. Incrivelmente, esse parque temático só é aberto quando os outros dois primeiros encerram suas atividades.

Golf Disneyland[editar | editar código-fonte]

Destinado aos adultos é uma característica rara dos parques Disney que são concebidos para o meio infantil. Consiste num curso de Golf para jovens e adultos.

Hotéis[editar | editar código-fonte]

O complexo inclui sete hotéis do conglomerado Disney localizados perto da Disney Village. O mais famoso é o Disneyland Hotel (Paris). Os três maiores hotéis ficam em torno de uma lagoa conhecida como Lago Disney: Hotel New York (Disney), Disny's Newport Bay Club e o maior Disney's Sequoia Lodge. E os outros quatro hotéis:Disney's Hotel Cheyenne, Disney's Hotel Santa Fe e Disney's Davy Crockett Ranch.

O resort inclui também outros seis hotéis não operados pela Disney: Marriott's Village d'lle-de-France, Radisson BLU Hotel, Vienna International Magic Circus Hotel , Vienna International Dream Castle Hotel, MyTravel's Explorers e Kyriad Hotel.

Transportes[editar | editar código-fonte]

No centro do parque está situada a Estação ferroviária Gare de Marne-la-Vallée - Chessy que faz parte do RER. Também circulam os TGVs e Thalys que conectam os parques temáticos.

Referências

  1. Lainsbury, Andrew. Once Upon an American Dream: The Story of Euro Disneyland. [S.l.]: University Press of Kansas, 2000. ISBN 0-7006-0989-X-1
  2. Individual Term Paper International Marketing, Dan Snyder April 30, 2002