Disorder in the Court

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disorder in the Court
Papagaiadas (BR)
 Estados Unidos
1936 • pb • 18 min 
Direção Preston Black
Roteiro Preston Black
Elenco Moe Howard
Larry Fine
Curly Howard
Bud Jamison
Harry Semels
Suzanne Kaaren
James C. Morton
Edward LeSaint
Al Thompson
Género Comédia
Idioma Inglês
Página no IMDb (em inglês)

Disorder in the Court (br.: Papagaiadas) é um filme curta-metragem estadunidense de 1936, dirigido por Preston Black. É o 15º de um total de 190 filmes da série com os Três Patetas produzida pela Columbia Pictures entre 1934 e 1959.

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Os Três Patetas são as principais testemunhas no julgamento por assassinato no qual a acusada do crime é sua amiga e parceira Gail Tempest (Suzanne Kaaren) que trabalha como dançarina no Café Black Bottom onde eles são músicos. A vítima é Kirk Robin (de "Who Killed Cock Robin?", verso de uma cantiga folclórica em inglês).

Moe, Larry e Curly são chamados para testemunhar mas não estão no recinto. O advogado de defesa (Bud Jamison) vai atrás deles e os encontra disputando uma partida de jogo da velha no chão de um corredor. Curly é levado até a cadeira das testemunhas mas não consegue explicar o que aconteceu ao juiz, por usar uma linguagem repleta de gírias e expressões populares. Então ele e os dois companheiros propõem à Corte fazerem uma reconstituição do que viram. Larry toca violino, Moe uma gaita e Curly faz sons com colheres (que depois troca por um contrabaixo). Gail Tempest tira sua saia e fica com sua vestimenta de dançarina, iniciando seu número de dança e surpreendendo o júri.

O número musical acaba quando Larry confunde uma peruca com uma tarântula; Moe pega o revólver do guarda e atira na peruca, causando um pandemônio na Corte. Quando as coisas se acalmam, Moe e Curly reencenam o assassinato (com Curly fazendo o papel da vítima que teve a cabeça esmagada numa prensa de papéis). Um papagaio que também estava na cena do crime começa a falar "Procurem a carta" e Moe percebe que uma mensagem está amarrada em um dos pés da ave. Ao ser aberta a gaiola para pegarem a mensagem, o papagaio escapa voando e Curly o molha (e a todos os presentes) com a mangueira de incêndio para que a ave não consiga manter-se em voo. Assim, os Patetas conseguem apanhar o papagaio e Moe lê a mensagem que é uma confissão do verdadeiro assassino, Buck Wing, provando a inocência de Gail.

Notas[editar | editar código-fonte]

Da esquerda para a direita: Larry, Moe, Curly, Gail e o advogado de defesa.
  • O título original, "Desordem na Corte", satiriza o usual jargão dos juizes no cinema "Ordem na Corte!"[1]
  • Uma versão colorizada foi lançada em 2006 como parte da coleção em DVD "Stooges on the Run."
  • Sol e Jenny Horwitz, pais de Moe, Curly e Shemp Howard, fazem uma participação não creditada como parte da assistência no tribunal.[1]
  • Esse é o primeiro curta em que o nome de Curly é escrito "C-U-R-L-Y" nos letreiros de abertura, alterando a escrita nos anteriores que era "C-U-R-L-E-Y". A legenda com os nomes dos Patetas também é invertida, lendo-se da esquerda para a direita, Curly-Larry-Moe, quando nos anteriores era Moe-Larry-Curly. Essas mudanças coincidiram com a alteração na figura feminina da Columbia Pictures ("dama com a tocha"), trocando os raios de luzes da animação primitiva anterior por uma luz brilhante. [1]
  • Disorder in the Court é um dos cinco curtas dos Três Patetas que estão em domínio público nos Estados Unidos por não terem os direitos renovados nos anos de 1960 (os outros são "In the Sweet Pie and Pie", Malice in the Palace, Brideless Groom e Sing a Song of Six Pants). Por essa razão, esses cinco curtas são frequentemente incluídos em compilações para vídeos (Esse e "In the Sweet Pie and Pie" são os únicos com Curly; os outros são com Shemp)[1] .
  • Cenas desse filme foram vistos no episódio de Really Wild Animals,"Dinos and other Creature Features".

Cultura popular[editar | editar código-fonte]

Momento em que Larry vê a peruca e a confunde com uma tarântula
Moe: "Ora, ora, o que vem depois de 75?"
Larry: "76!"
Moe: "Gostei de ver!"

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Disorder in the Court