Dispersão elástica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Em teoria da dispersão e em particular em física de partículas, dispersão elástica é uma das formas específicas de dispersão. Neste processo, a energia cinética da partícula incidente é conservada, noutras palavras, as partículas dispersas tem a mesma energia que as partículas incidentes, somente sua direção de propagação é modificada (por interação com outras partículas e/ou um potential).

Dispersão elástica de elétrons[editar | editar código-fonte]

Quando a partícula alfa é uma partícula incidente e é difratada no potencial de Coulomb de átomos e moléculas, o processo de dispersão elástica é chamado dispersão de Rutherford.

Em muitas técnicas de difração de elétrons como a difração de elétrons de alta energia por reflexão (RHEED, de reflection high energy electron diffraction), difração eletrônica por transmissão (TED, de transmission electron diffraction), e difração eletrônica gasosa (GED, gas electron diffraction), onde os elétrons incidentes possuem energia suficientemente alta (>10 keV), a dispersão elástica de elétrons passa a ser o principal componente do processo de dispersão e a intensidade de dispersão é expressa como uma função da transferência de momento definido como a diferença entre o vetor momento do elétron incidente e a do elétron disperso.

Dispersão elástica óptica[editar | editar código-fonte]

Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:Elastic scattering. Ajude e colabore com a tradução.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Bohren, Craig F.; Donald R. Huffman. Absorption and Scattering of Light by Small Particles. [S.l.]: Wiley, 1983. ISBN 0-471-29340-7
  • HOBART H. Willard, LYNE A. Settle Jr; Instrumental Methods of Analysis; Wards worth Editora, 7a Edicão, 1988.
  • WINICK, H., DONIACH, S.; Synchrotron radiation research. New York: Plenum Press, 1980. 754p.
  • LINDGREEN, E.S. X-Ray fluorescence analysis: energy dispersive. In: MEYERS, R.A. (ed). Enciclopedia of Analytical Chemistry. Chichester: John Wiley & Sons, 2000. cap. 1, 1-12.