Displasia fibrosa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Displasia fibrosa
Classificação e recursos externos
CID-10 K10.8, M85.0, Q78.1
CID-9 526.89, 733.29,

756.54

MedlinePlus 001234
eMedicine radio/284
MeSH D005357
Star of life caution.svg Aviso médico

Displasia fibrosa é uma doença, congênita e benigna,[1] que provoca desgaste ósseo e crescimentos ou lesões em um ou mais ossos do corpo humano. Estas lesões são crescimentos semelhantes a tumores que consistem na substituição do osso medular pelo tecido fibroso, causando a expansão das áreas e enfraquecimento dos ossos envolvidos. Especialmente quando envolvendo ossos do crânio ou face, as lesões podem causar deformidades visíveis externamente. O crânio é, frequentemente, mas não necessariamente, afectado.

Diz-se, na medicina e na odontologia, que é uma lesão, pois altera, com certa delimitação, características fisiológicas de um tecido, sendo, tal alteração, perceptível em exame complementar sugestivo, como a radiografia. É mais comumente encontrada em esqueleto em desenvolvimento, ou seja, crianças e adolescentes. As localizações mais frequentes são em fêmur, tíbia, ossos da face e costelas. Em raros casos, pode evoluir para tumores malignos, como fibrossarcoma, osteossarcoma, condrossarcoma; tem, portanto, potencial de malignização, ainda que muito raro. Em exames radiográficos, apresentar-se-á dentro do osso na forma de mancha escura (radiolúcida) unilocular (monostótica), isto é: aspecto sugestivo de uma bolha escura. Ou, pode se apresentar na forma multilocular (poliostótica), isto é: aspecto sugestivo de bolhas de sabão.

Causas[editar | editar código-fonte]

A displasia fibrosa é muito rara, não se conhece muito sobre ela e não há uma cura conhecida. A causa desta doença é desconhecida, mas sabe-se que ela não é hereditária.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. ALVES, Adriana L. et al. Displasia fibrosa: relato de três casos. Rev. Bras. Otorrinolaringol., São Paulo, v. 68, n. 2, Mar. 2002.
  2. Fibrous Dysplasia Overview eMedicine. Visitado em 2009-02-25.
  • Neville, Damn, Allen e Bouquot: Patologia Oral e Maxilofacial. Ed. Guanabara Koogan. 1998
  • Tommasi, A. F.:Diagnóstico em Patologia Bucal. Ed. Artes Médicas. 1985.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Medicina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.