Dissolução fracionada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Dissolução fracionada é um método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente. Pois, assim, o líquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente.[1] A seguir, através de uma evaporação do líquido usado, recupera-se o componente solúvel.

Exemplo[editar | editar código-fonte]

Um bom exemplo para esse processo seria sal + areia + água, pois o sal se dissolve na água, e a areia não. Depois, o sal + água faria com que o sal se separasse da areia, com o sal sendo dissolvido pela água, seria feito a dissolução fracionada, e assim, para recuperar o componente solúvel (no caso o sal) fazemos uma evaporação do líquido usado.

Separação[editar | editar código-fonte]

É um método de processo de separação de misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente.Pois, assim, o liquido dissolve esse componente e, por filtração, separa-se o outro componente.[2] A seguir, através de uma evaporação do líquido usado, recupera-se o componente solúvel.

Tipo de mistura[editar | editar código-fonte]

Assim, de uma forma geral, a dissolução fracionada é utilizada em uma mistura formada por sólidos, ou por um sólido e um líquido, em que um de seus componentes (sólido ou líquido) é solúvel em determinado solvente. ... Como apenas o cloreto de sódio dissolve-se em água, dizemos que ocorreu uma dissolução fracionada.

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.