Distrito Admistrativo do Outeiro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Outeiro é um dos 8 Distritos Administrativos de Belém, compondo sua parte insular composta de 26 ilhas, tem a mais povoada com cerca de 80.000 habitantes, distribuídas em 4 bairros, vivendo na Ilha de Caratateua, onde fica a sede do Distrito de Outeiro, distante cerca de 25km do centro de Belém, ligada pelo Distrito de Icoaraci através de uma ponte construída nos anos 80 do século XX. Assim como Icoaraci e Mosqueiro, Outeiro é uma região balneária muito procurada, em especial devido a proximidade com a Capital, por pessoas que vão lá em busca de suas sete praias de água doce.


História[editar | editar código-fonte]

O início efetivo de sua colonização começa em 1893 no governo de José Paes de Carvalho, com assentamento de retirantes nordestinos, italianos, espanhóis e portugueses. Nessa época uma colônia agrícola seria implementa com cerca de doze família de italianos, a qual daria origem ao Colégio Agrícola "Manoel Barata", que viria posteriormente ser transferido para Castanhal na década de 70 do século XX, e daria lugar a atual Escola de Aperfeiçoamento de Praças - CFAP, também conhecido como Centro de Ensino "Coronel Moreira", ligado a Polícia Militar do Pará.

Escola Bosque[editar | editar código-fonte]

Ainda na área de ensino, o Distrito do Outeiro também abriga a Fundação Centro de Referência em Educação Ambiental Escola Bosque Professor "Eidorfe Moreira" (Funbosque), que como o próprio nome já diz, está voltada para a educação ambiental. Foi inaugurada na década de 90 do século XX, localizada no bairro de São João do Outeiro, ocupa cerca de 120.000 m2 de mata preservada, a Escola atua mediante a formação de profissionais ligados à área de estudos sobre o meio ambiente e a implementação de projetos e ações educacionais voltados para a sua preservação.

No Distrito de Outeiro também funciona a Casa Escola de Pesca, voltada especialmente para o aperfeiçoamento profissional de filhos de pescadores, na área de pesca e agricultura, atendendo a região insular da Capital onde essas atividades ainda são viabilizadas, a Escola está localizada no bairro de Itaiteua.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Destinada originalmente como área rural de Belém segundo o Plano de Diretor de Outeiro, a construção da ponte que liga a Ilha ao município acabou inserindo a Ilha de Caratateua na zona de expansão urbana de Belém, com uma consequente ocupação desordenada. Outro resultado disso é que Outeiro se tornou uma alternativa popular e barata de lazer, além das atividades agrícolas tradicionais, uma parcela significativa da Ilha hoje vive do movimento sazonal de visitantes em busca de suas praias (Brasília, Prainha, dos, Grande, do Amor, Ponta do Barro Branco e da Água Boa) e balneários (Paraíso dos Reis - bairro de São João do Outeiro e Curuperé - bairro de Água Cristalina).