Distrito de Viseu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Distrito de Viseu
Localização do Distrito de Viseu em Portugal
Capital do distrito Viseu
Regiões Norte
Centro
Província histórica Beira Alta
Área 5 007 km²
População
 - Total
 - Densidade

391.215 hab. (2011[1] )
78,13 hab./km²
N° de municipalidades 24
N° de freguesias 277
Website distrital www.gov-civil-viseu.pt

O distrito de Viseu é um distrito português pertencente, na sua maior parte, à província tradicional da Beira Alta, mas incluindo também concelhos pertencentes ao Douro Litoral e a Trás-os-Montes e Alto Douro. Limita a norte com o Distrito do Porto, o Distrito de Vila Real e o Distrito de Bragança, a leste com o Distrito da Guarda, a sul com o Distrito de Coimbra e a oeste com o Distrito de Aveiro. Tem uma área de 5 007 km² e uma população residente de 391 215 habitantes (2009)[2] . A sede do distrito é a cidade com o mesmo nome.

Viseu é o único caso de um distrito português com um enclave,[3] devido ao encravamento da freguesia de Guilheiro (concelho de Trancoso, distrito da Guarda) entre os concelhos viseenses de Sernancelhe e Penedono. É ainda o único distrito português que não faz fronteira nem com o mar nem com Espanha.

O distrito de Viseu subdivide-se nos seguintes 24 municípios:

Para fins estatísticos (NUTS), o distrito divide-se entre a Região Centro e a Região Norte. Os concelhos da Região Centro, são, na sua maioria, pertencentes à sub-região Dão-Lafões (acrescidos de um concelho pertencente ao Distrito da Guarda), havendo ainda, desde 2008, um concelho integrado na sub-região do Baixo Mondego. Os concelhos da Região Norte se dividem pelas sub-regiões do Tâmega e do Douro cuja integração de municípios como Penedono, Moimenta da Beira e Sernancelhe tem gerado controvérsia por se tratarem de municípios sem grande ligação a esta sub-região. Em resumo:

Património[editar | editar código-fonte]

Outros locais de interesse[editar | editar código-fonte]

Notas e Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Distrito de Viseu