Distrito de Viseu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Distrito de Viseu
Distrito de Portugal
N.º de municípios 24
N.º de freguesias 277 [1]
Província Beira Alta

O distrito de Viseu é um distrito português pertencente à tradicional província da Beira Alta. Limita a norte com o Distrito do Porto, o Distrito de Vila Real e o Distrito de Bragança, a leste com o Distrito da Guarda, a sul com o Distrito de Coimbra e a oeste com o Distrito de Aveiro. Tem uma área de 5 007 km² (9° maior distrito português) e uma população residente de 391 215 habitantes (2009)[2]. A sede do distrito é a cidade com o mesmo nome.

Viseu é o único caso de um distrito português com um enclave,[3] devido ao encravamento da freguesia de Guilheiro (concelho de Trancoso, distrito da Guarda) entre os concelhos viseenses de Sernancelhe e Penedono.

Originalmente, a reforma administrativa de Mouzinho da Silveira pôs a sede do distrito em Lamego (sendo, por isso, denominado Distrito de Lamego), mas a sede foi transferida para Viseu ainda no ano de 1835, com a consequente renomeação do distrito.

O distrito de Viseu subdivide-se em 24 municípios:

Para fins estatísticos (NUTS), o distrito divide-se entre a Região Centro e a Região Norte. Os concelhos da Região Centro, são, na sua maioria, pertencentes à sub-região Dão-Lafões (acrescidos de um concelho pertencente ao Distrito da Guarda), havendo ainda, desde 2008, um concelho integrado na sub-região do Baixo Mondego. Os concelhos da Região Norte se dividem pelas sub-regiões do Tâmega e do Douro cuja integração de municípios como Penedono, Moimenta da Beira e Sernancelhe tem gerado controvérsia por se tratarem de municípios sem grande ligação a esta sub-região. Em resumo:

Património

Outros locais de interesse

Notas e Referências

Ligações externas

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Distrito de Viseu