Divisão-equivalente

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Divisão-equivalente, em inglês county-equivalent, é usado nos Estados Unidos pelo Governo Federal para descrever uma das seguintes subdivisões de estado:

  • Uma unidade do Governo local que em certos estados é considerado um condado de fato.
  • Uma área definida pelo United States Census Bureau para propósitos estatísticos, na qual não existe nenhum "nível de condado".

Exemplos da primeira classe de Divisões-equivalente podem ser achados em vários estados:

  • Não há condados na Luisiana, e sim Parishes (Paróquias) que são encontradas em 48 dos outros 49 estados americanos. As Paróquias da Luisiana são Divisões-equivalente.
  • Outras três cidades americanas são legalmente independentes de condados: Baltimore, Maryland; Carson City, Nevada; St. Louis, Missouri. Tais cidades também são Divisões-equivalente.
  • O Alasca é único em vários aspectos. No estado, a unidade governamental abaixo do nível de estado é o Borough (distrito) ao invés de condado. Embora que a cidade de Anchorage é legalmente chamada de Município de Anchorage, ela ainda é considerada uma cidade de fato e um borough juridicamente. Todos os boroughs do Alasca, exceto os distritos não-organizados (Unorganized Borough), são Divisões-equivalente.
  • Washington, D.C., como capitais de muitos outros países, tem um status especial. Não faz parte de nenhum estado; ao invés disso, possui a totalidade do Distrito de Columbia, que, de acordo com o Artigo 1, seção 8 da Constituição Americana, está na jurisdição do Congresso Americano. Quando fundado, o Distrito era, de fato, dividido por duas cidades independentes. O Condado de Alexandria, (que agora forma o Condado de Arlington e uma porção da cidade independente de Alexandria) foi devolvido à Virgínia em 1846, enquanto as três cidades restantes (a cidade de Washington, cidade de Georgetown e o Condado de Washington) foram fundidas em um só governo por um ato do Congresso em 1871 e Georgetown foi oficialmente abolida como uma cidade por outro ato em 1895. Isto é bastante raro de acontecer, na prática a cidade opera como qualquer outra cidade independente dos Estados Unidos, embora que, tecnicamente, não possua tal definição. De qualquer forma, a mídia americana trata Washington D.C. como uma cidade independente.

A segunda classe de Divisões-equivalente é apenas encontrada no Alasca. A maioria da área terrestre do estado nao tem qualquer "nível de condado". O governo estadual do Alasca caracteriza toda porção do estado que não faz parte de um borough (distrito) de Distrito Não-organizado (unorganized borough). Em 1970, o Census, em cooperação com o estado, dividiu o Unorganized Borough em áreas de census por propósitos estatísticos. Cada área de census é considerada uma Divisão-equivalente. Segundo o Census de 2000, havia um total de 3 141 Divisões-equivalente nos Estados Unidos. O total atual é de 3,140, resultado da decisão de Clifton Forge, Virgínia, de abdicar de seu papel de cidade em 2001 e ser reincorporada no Condado de Alleghany.