Divisão administrativa do Reino da Polônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fragmentação da Polônia entre os filhos de Bolesław:
  Província da viúva de Bolesław, Salomea, composta da Terra de Łęczyca - para ser revertida à Província do Seniorado após sua morte
  vassalos pomeranos do governo da Província do Seniorado

A divisão administrativa do Reino da Polônia evoluiu ao longo de vários séculos.

No século III, o Testamento de Bolesław III Krzywousty, dividiu o Reino da Polônia em várias províncias (prowincja), nos seus primeiros anos. Os Estatutos de Wiślica no século XIV e os Estatutos de Casimiro, o Grande também utilizaram o termo província. Posteriormente, durante a unificação da Polônia após a fragmentação, as províncias - alguns delas por um período conhecido como ducados (ex. Ducado da Mazóvia) - ficou conhecida como terras (ziemia).

De acordo com os Annales seu cronicae incliti Regni Poloniae ("Anais ou crônicas do famoso Reino da Polônia"), de Jan Długosz, no século XV, o Reino da Polônia foi dividido nas seguintes terras:

A maioria das ziemia's, por sua vez, foi transformada em voivodias (województwo) por volta dos séculos XIV e XV (ver voivodias da Polônia).

A divisão administrativa tornou-se mais clara na Coroa do Reino da Polônia (ver também Divisão administrativa da República das Duas Nações).

Ver também[editar | editar código-fonte]