Diâmetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Circunferência com diâmetro e raio.

O diâmetro de uma circunferência é dado por qualquer corda que passe pelo centro da figura. [1] Em Geometria, qualquer segmento de reta que toque uma circunferência em dois pontos e passe pelo seu centro será o diâmetro. É o maior segmento de reta possível que se pode traçar numa circunferência, e a divide em dois lados iguais, ou duas metades. Corresponde ao dobro do raio, que é a medida de um segmento de reta do centro da circunferência a uma extremidade (um ponto da circunferência, ou seu perímetro)[2].

O diâmetro também exprime o grau de ampliação de um objeto dado por um microscópio ou telescópio[3].

Símbolos gráficos

Geralmente, usa-se a letra grega (phi maiúscula) para se representar o diâmetro. Alternativamente também costuma-se usar o símbolo .

No sistema operacional Windows, o símbolo para diâmetro " Ø " pode ser feito nas aplicações de texto usando-se o código ASCII: "Alt+0216". Para fazer isso pressione (com NUM LOCK ativado) e mantenha pressionada a tecla "Alt" enquanto digita normalmente no teclado numérico os dígitos "0216", para concluir solte a tecla "Alt". Este símbolo pode ser conseguido também com o código ASCII: "Alt+157". Para fazer isso pressione e mantenha pressionada a tecla "Alt" enquanto digita normalmente no teclado numérico os dígitos "157", para concluir solte a tecla "Alt".

O código Unicode para diâmetro é: "U+00D8".

Referências

  1. José Carlos Putnoki "Jota" (1989). Elementos de Geometria & Desenho Geométrico. [S.l.]: Scipione. Processos aproximativos p.52 
  2. http://www.infoescola.com/matematica/raio-e-diametro-de-uma-circunferencia
  3. http://www.dicio.com.br/diametro


Ícone de esboço Este artigo sobre geometria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.