Dmitry Dmitrievich Morduhai-Boltovskoi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido de en:D. D. Morduhai-Boltovskoi. Ajude e colabore com a tradução.


Dmitry Dmitrievich Morduhai-Boltovskoi
Matemática
Nacionalidade Rússia Russo
Nascimento 9 de agosto de 1876
Local Palácio de Pavlovsk
Morte 7 de fevereiro de 1952 (75 anos)
Local Rostov do Don
Atividade
Campo(s) Matemática
Alma mater Universidade Estatal de São Petersburgo
Tese 1906: On a Reduction of Abel Integrals to Lowest Transcendential
Orientador(es) Konstantin Posse

Dmitry Dmitrievich Morduhai-Boltovskoi (em russo: Дми́трий Дми́триевич Мордуха́й-Болтовско́й; Palácio de Pavlovsk, 9 de agosto de 1876Rostov do Don, 7 de fevereiro de 1952) foi um matemático russo.

Conhecido por seu trabalho em análise, teoria diferencial de Galois, teoria dos números, Geometria hiperbólica e história da matemática. Também é conhecido por sua tradução de Os Elementos de Euclides em russo.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Morduhai-Boltovskoi é descendente de uma família nobre da Rússia, nascido em 1876 no Palácio de Pavlovsk, nas imediações de São Petersburgo. Seu pai foi um engenheiro ferroviário e oficial graduado do Ministério dos Transportes do Império Russo, e seu avô foi general. Em 1894 ingressou na Universidade Estatal de São Petersburgo, onde foi aluno de Andrei Markov, Aleksandr Korkin, Yulian Sokhotski e Dmitry Grave. Concluiu sua tese sob orientação de Konstantin Posse em 1898, iniciando em seguida a carreira acadêmica na Universidade Tecnológica de Varsóvia. Continuou a trabalhar em Varsóvia com Georgy Voronoy, tornando-se em 1914 professor na Universidade de Varsóvia. Em 1915, após a Alemanha ter capturado Varsóvia na Primeira Guerra Mundial, algumas partes da Universidade de Varsóvia foram transferidas e Morduhai-Boltovskoi e seus colegas iniciaram a trabalhar ena Universidade Federal do Sul, no Oblast de Rostov. Permaneceu em Rostov até falecer, em 1952.

Morduhai-Boltovskoi foi o iniciador da pesquisa matemática em Rostov. Entre seus discípulos estão Boris Levin e Nikolai Efimov. Seu filho Filaret Dmitrievich foi um dos especialistas russos em hidrobiologia.

Referência em literatura[editar | editar código-fonte]

Dmitry Dmitrievich Morduhai-Boltovskoi foi caracterizado como Professor Dmitri Dmitrievich Goryainov-Shakhovskoy no romance O Primeiro Círculo de Alexander Soljenítsin.[2] Soljenítsin foi seu aluno na Universidade de Rostov

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.