Dobras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

As Dobras são movimentos inspirados em artes marciais que permitem às pessoas controlarem os elementos na série animada de televisão Avatar: A Lenda de Aang.

No mundo onde se passa a história de Aang e seus amigos, há pessoas que conseguem controlar os elementos da natureza: são os chamados Dobradores. Cada Dobrador pode dobrar apenas um elemento, de acordo com a energia presente dentro dele próprio. O Avatar é o único Dobrador que pode dobrar os quatro elementos e a energia dentro de cada um.

As Dobras se inspiram nas artes marciais da vida real. Os autores Michael Dante Dimartino e Bryan Konietzko usaram pessoas realizando tais movimentos para fazer com que a animação ficasse o mais real possível.

Dobra de Água[editar | editar código-fonte]

A Água[editar | editar código-fonte]

Símbolo da água.

A água é o elemento da mudança. Diferentemente dos outros elementos, a água pode ser usada para curar, se o Dobrador de Água possuir tal habilidade. Os dobradores de água podem se adaptar facilmente às mudanças, assim como a água que dobram pode mudar de estado físico rapidamente.

Origem[editar | editar código-fonte]

Reza a lenda que a primera Dobradora de Água foi a lua. Os primeiros Dobradores de Água viram como ela puxava e empurrava as marés e tentaram a copiar, utilizando o chi para imitar a gravidade sobre a água.

A Dobra[editar | editar código-fonte]

Os movimentos dos dobradores de água são baseados no Tai Chi Chuan, arte marcial de origem chinesa. Os movimentos de tal arte envolvem basicamente usar a energia de seu adversário contra ele mesmo, em contraste com as dobras de fogo e terra: a intenção do dobrador de água é controlar os oponentes para não machucá-los. Este é o preceito básico da Dobra de Água, e seu movimento básico consiste em puxar e empurrar a água, como ocorre com as marés. Os movimentos da Dobra de água, assim, são mais defensivos do que ofensivos. Entretanto, eles podem ser bem poderosos e causar um grande estrago, se realizados por um verdadeiro mestre.

A postura do Tai Chi Chuan Chicote é uma das que Katara aprende durante suas viagens, utilizando-a para manipular a água como se fosse realmente um chicote. Na foto é demonstrada pelo Mestre Yang Chengfu.

Um Dobrador de Água pode controlar o elemento em qualquer um de seus estados físicos: sólido, líquido ou gasoso. Os mais aperfeiçoados podem até tirar água da umidade do ar e de plantas, causando sua morte imediata. Sendo assim, eles podem congelar a água durante seus ataques, criar iceberg, cortinas de neblina ou até devastar um campo de arbustos em segundos. Tal fato faz com que a Dobra de Água possa ser muito versátil. Entretanto, um Dobrador de Água se limita ser ativo em lugares em que haja água.

Fonte de Poder[editar | editar código-fonte]

Segundo as lendas dos Dobradores de Água, sua força vem do Espírito da Lua e a vida deles vem do Espírito do Oceano. Os Dobradores de Água associam o Espírito da Lua ao "empurrar" e o Espírito do Oceano ao "puxar", e consideram estas as bases de sua arte. Esta interação é visível na natureza através da relação Yin Yang entre a força da gravidade da Lua e a inércia das águas do Oceano, representada pelas marés.

De qualquer forma, a fonte principal de poder dos Dobradores de Água é a Lua. Por causa disso, a Dobra de Água é mais poderosa a noite, na presença da Lua. Pelo mesmo motivo, durante um eclipse lunar os Dobradores de Água perdem seus poderes completamente. Já durante a Lua cheia, eles têm seus poderes aumentados ao máximo.

Com isso podemos saber que se um dobrador de água estiver em um local que esteja no solstício de inverno, à noite, com lua cheia, o poder do mesmo pode ser incalculável e fatal, ainda mais se estiver em grupo, onde pode até mesmo acabar com a nação do fogo.

Dobras especiais[editar | editar código-fonte]

  • Condensação e Fusão

Consiste em controlar a água nos seus três estados físicos: líquida, gasosa e sólida.

  • Cura

A Cura é uma técnica conhecida apenas por Dobradoras de Água, pelo simples fato de ela ser restrita às mulheres na Tribo do Norte, onde estão os Dobradores de Água. A técnica da cura permite que ferimentos graves e leves sejam tratados e curados. A qualidade da água usada influencia diretamente na eficácia do Progresso. É mostrado em A Lenda de Korra que Dobradores de Água também podem desenvolver essa habilidade.

  • Dobra de Plantas

A Dobra de Plantas é uma técnica de Dobra de Água de alto nível. Apenas verdadeiros mestres na Dobra podem realizá-la. Ela consiste em controlar a água dentro das plantas, para as fazer mover como o Dobrador deseja.Um dobrador de água consegue tirar a água das plantas matando-a rapidamente

  • Dobra de Sangue

A Dobra de Sangue só pode ser realizada durante a Lua cheia, quando os poderes do Dobrador de Água estão no seu máximo. Ela consiste em controlar a água dentro do corpo de um ser vivente, como um animal ou um ser humano, possibilitando que o Dobrador de Sangue imponha sua vontade sobre quem ele controla. É uma técnica de altíssimo nível, assim como a Dobra de Plantas. Na dobra de sangue pode-se encaixar a dobra de plantas, pois como Hamma mesmo disse, a dobra de sangue consiste em dobrar a água que existe em seres vivos, incluindo plantas.

  • Dobra de Nuvem

A dobra de nuvem consiste em dobrar a água das nuvens, já que elas são formadas por água condensada, que vem da evaporação de água da superfície ou também de cristais de gelo. É como se controlasse a névoa (vapor d'água).

  • Umidade

Um Dobrador de água e capaz de controlar a umidade de um local ou tirando da umidade.

  • Outras dobras

-Um dobrador de água pode dobrar água do próprio suor, ou até da umidade do ar que são feitas por pequenas partículas de vapor e barro/lama, assim como um dobrador de terra também pode.

Dobradores Notáveis[editar | editar código-fonte]

  • Água

Katara; Pakku; Hama; Aang; Tho; Hue; Due; Korra; Kya; Amon; Tarrlok; Eska; Desna; Unalaq; Ming-Hue.

Pakku criando uma onda.
  • Condensação e Fusão

Qualquer dobrador de água.

  • Cura

Katara; Yagoda; Kya

  • Dobra de Plantas

Hue; Katara; Hamma

  • Dobra de Sangue

Katara; Hamma; Tarrlok; Amon.

Dobra de Terra[editar | editar código-fonte]

A Terra[editar | editar código-fonte]

Símbolo da terra.

A Terra é o elemento da substância. Os Dobradores de Terra são resistentes e às vezes teimosos, como a terra que dobram: eles podem resistir a tudo enquanto tiverem esperança em algo.

A Dobra[editar | editar código-fonte]

A Dobra da Terra usa a terra, minérios (como o carvão e cristais) como uma arma de encontro a um oponente. Excepcionalmente muscular, o uso da Dobra da Terra usa a força para derrotar os oponentes. Um dobrador de terra golpeia fisicamente a terra com suas mãos ou seus pés, fazendo que ele a controle e possa atirá-la contra o adversário, criar escudos de pedra ou destruir objetos feitos de terra. Os movimentos dessa dobra são retirados do estilo Hung Gar, do Kung Fu. Em seu nível mais avançado, o dobrador de terra pode sentir seu adversário apenas pelo contato de ambos com a terra, não necessitando da visão para atacá-lo. Tal nível se baseia no Louva-a-Deus do Sul, também do Kung Fu, antes Aang tinha dificuldade para dominar a terra, pois a terra é o oposto do ar, ela se baseia em movimentos fortes, seguros e físicos já o ar se baseia em movimentos leves, calmos e estratégicos e também Aang só pensava como um nômade do ar.

Origem[editar | editar código-fonte]

Um soldado do Reino da Terra levantando dois pilares.

De acordo com a lenda, os primeiros Dobradores de Terra eram as Toupeiras-texugo, que viviam nas montanhas. A Dobra de Terra teria começado por causa de uma história de amor entre dois jovens chamados Oma e Shu. Eles não podiam ficar juntos por que eram de aldeias inimigas separadas por uma montanha, mas ao aprenderem a Dobra de Terra com as Toupeiras-texugo, puderam construir túneis elaborados na montanha para se encontrarem secretamente. Um dia, Shu não compareceu, e Oma recebeu a notícia de que ele havia morrido numa batalha entre as duas vilas. Arrasada a mulher dá uma terrível amostra de seu poder dobrador de terra. Ela poderia ter destruído todo mundo, mas em vez disso resolveu unir as duas cidades e acabar com a guerra; a união dessas cidades originou Omashu, uma das grandes cidades do Reino da Terra. Ela então ensinou a dobra de terra para os habitantes de Omashu, e logo o conhecimento foi passado para o resto do Reino.

Fonte de Poder[editar | editar código-fonte]

Os Dobradores de Terra tem como fonte de poder a própria terra.

Dobras especiais[editar | editar código-fonte]

  • Dobra de Areia

Consiste em dobrar a areia, já que ela é um mineral.

  • Dobra de Metal

Como os Metais são minerais e elementos que vem da Terra, eles podem ser dobrados por Dobradores de Terra, através de um treinamento especial e bastante difícil. Desse modo, o dobrador de terra pode dobrar o metal tão facilmente quanto ele dobra a terra. A Dobra de Metal é um dos níveis mais altos de dificuldade na Dobra de Terra. Ela foi criada por Toph durante a serie a Lenda de Aang.

  • Dobra de Cristais

Consiste em dobrar cristais, já que são minerais.

  • Dobra de Lava

Existe outro tipo de Dobra de Terra especial chamada Dobra de Lava que pode ser confundida por uma Dobra da Nação do Fogo, mas não é. A lava é material geológico em fusão, portanto é terra. A Dobra de Lava aparece na serie a Lenda de Korra, através do Dobrador de Terra e Lava, Ghazan, pertencente a Lótus Vermelha, e através de Bolin, amigo de Korra. Também vemos Dobra de Lava na serie A Lenda da Aang, quando o avatar Roku faz Dobra de Lava para destruir o templo.

Dobradores Notáveis[editar | editar código-fonte]

  • Terra

Toph; Bumi (Rei de Omashu); Aang; Long Feng; Haru; Agentes Dai Li; Hippo; Pedregulho; General Fong; Mestre Yu; Xin Fu;
Korra; Bolin; Ghazan; Lin Beifong; Su Beifong.

  • Dobra de Areia

Dobradores de Areia do Deserto de Sin Wong

  • Dobra de Metal e outros tipos de minérios.

Toph; Lin Beifong; Su Beigong; Policiais da Força de Elite; Korra, Agentes Dai Li; Bumi; Aang.

Dobra de Fogo[editar | editar código-fonte]

O Fogo[editar | editar código-fonte]

Símbolo do fogo.

O fogo é o elemento da vontade. Os Dobradores de Fogo são cheios de energia e vontade, podem ser ferozes, como o fogo que dobram, e muitas vezes têm grande dificuldade em controlarem suas emoções. Mas o fogo não é só destruição, também é vida. Essa era filosofia dos Guerreiros do Sol, os primeiros humanos a dobrarem o fogo, filosofia que foi corrompida por Sozin e os membros da Nação do Fogo, que passaram a usar o fogo com objeto de destruição.

Origem[editar | editar código-fonte]

Os primeiros Dobradores de Fogo foram os Dragões, enormes animais que viviam na atual Nação do Fogo. Os Dragões julgaram um grupo de humanos merecedores de adquirirem os conhecimentos da Dobra de Fogo, e então a ensinaram a eles. Esses humanos eram os Soldados do Sol, primeira civilização da Nação do Fogo. Os ensinamentos dos Soldados do Sol foram passados à frente, e logo estavam por toda a Nação do Fogo.

A Dobra[editar | editar código-fonte]

Zuko disparando uma bola de fogo pelo seu punho.

A Dobra de Fogo tem seus movimentos baseados no estilo Shaolin do Norte, do Kung Fu, que se caracteriza por ataques rápidos e ferozes, e vem da respiração, não dos músculos. O ar, quando entra no corpo, se transforma em energia, e essa energia é liberada na forma de fogo pelos dobradores desse elemento. A Dobra de fogo é agressiva, traiçoeira e direta: ela se baseia em movimentos rápidos e furtivos, o que faz dessa Dobra a mais destruidora de todas. Por causa disso, é necessário que o dobrador tenha muito auto-controle para dominar todo este poder, senão as conseqüências podem ser desastrosas.

Em batalha, um dobrador de fogo compensa sua falta de movimentos defensivos lançando várias labaredas em uma grande variedade de formas: fortes rajadas de fogo, esferas de fogo, paredes de fogo, etc.. Além de muito poderosa, a Dobra pode se realizar praticamente em qualquer lugar, desde que haja oxigênio para o fogo queimar. Assim como o estilo de luta da dobra do fogo consiste em oprimir seu inimigo para que não ataque, a Nação do Fogo também adquire essa postura em suas manobras políticas.

Fonte de poder[editar | editar código-fonte]

A verdadeira fonte do poder dos dobradores de fogo é o Sol. Assim, sua Dobra é mais forte de dia e, quando há um eclipse solar, eles perdem totalmente o poder. Cometas, por sua vez, aumentam o poder dos Dobradores de Fogo quanto mais perto da superfície terrestre eles passarem. No desenho foi mostrado que os dobradores de fogo ficaram 100 vezes mais fortes do que o normal.

Dobras especiais[editar | editar código-fonte]

  • Relâmpago

O Relâmpago pode ser criado por Dobradores de fogo que possam separar a energia em volta deles mesmo em positiva e negativa, o que cria um desequilíbrio. A energia, a fim de restaurar o equilíbrio, se choca ao se reencontrar, criando eletricidade. O Dobrador de Fogo, então, apenas guia a energia, liberando o Relâmpago. Essa técnica é de altíssimo nível, e só Dobradores de Fogo que estão em paz consigo mesmo conseguem separar a energia, dando o apelido a essa técnica de "Dobra de Fogo de Sangue Frio" é capaz de fazer a parte do corpo do inimigo ficar vermelha como sangue igual as costas de Aang.

  • Redirecionamento de Relâmpagos

Se um Dobrador de Fogo deixar a energia fluir pelo seu corpo, ele pode conduzir o Relâmpago para onde quiser. Ele tem que fazer a energia entrar pelo seu braço, passar pelo estômago e sair pelo outro braço, sem passar pelo coração, onde o dano poderia ser fatal. Essa técnica, criada por Iroh, se baseia nos preceitos da Dobra de Água: usar a força do oponente contra ele próprio também pode usar pegando na mão do adversário.

  • Fogo Azul

Em vez de gerar um simples fogo comum, consiste em gerar um fogo muito mais quente que o original, e uma força que produz gás interior, a respiração produz uma força que transforma, Azula tem muita raiva e ódio por isso pode fazer grande chamas de fogo azul. Com ele se pode formar chicotes o usando como uma corda de fogo. O dominador de fogo precisa redirecionar toda a energia combustiva do fogo em cada chama mas Zuko conseguiu ganhar mais poder e conseguiu combater Azula com o fogo normal.

  • Combustão

A combustão é uma técnica de Dobra de Fogo perigosíssima: ela prevê superaquecer o ar para causar desastrosas explosões. Entretanto, ela exige muita concentração, e qualquer erro pode resultar em resultados fatais.

  • Sopro de Fogo

O Sopro de Fogo é uma habilidade também restrita a Dobradores de Fogo muito poderosos. Ela envolve simplesmente cuspir fogo pela boca. Um Dobrador de Fogo que consegue tal feito fica conhecido como "dragão", pelo fato do animal também cuspir fogo pela boca

  • Propulsão

É quando um dobrador de fogo lança fogo através dos pés e mãos para voar como se fosse um foguete, a dobra também pode ser usada para dar um impulso quando o dobrador estiver caindo e assim chegar até uma montanha próxima, Assim voar não é uma coisa restrita aos dobradores de ar também pode usar com o fogo azul[1]

  • Chamas Coloridas

Consiste em criar uma chama colorida com as cores Amarelo,Laranja,Rosa,verde e Azul

Dobradores Notáveis[editar | editar código-fonte]

  • Fogo
 Zuko; Iroh (A Lenda de Aang); Azula; Aang;  Senhor do Fogo Ozai; Sozin; Azulon; Joeng Joeng; Zhao; Guerreiros do Sol; Korra;
P'li; Mako; General Iroh (A Lenda de Korra)
  • Relâmpago

Azula; Iroh; Senhor do Fogo Ozai; Mako

  • Redirecionamento de Relâmpago

Zuko; Iroh; Aang

  • Fogo Azul

Azula

  • Chamas Coloridas

Guerreiros do Sol ; Ran & Sho (os últimos dragões)

  • Combustão

Homem Combustão; P'li

  • Sopro de Fogo

Zuko; Iroh; Aang; Azula; Senhor do Fogo Ozai; Korra

  • Propulsão

Korra; Azula; Ozai; Jeong Jeong; General Iroh (A Lenda de Korra).

Dobra de Ar[editar | editar código-fonte]

Movimento da arte marcial que inspira a movimentação de Aang, o Baguazhang, demonstrado pelo Mestre Sun Lutang.

O Ar[editar | editar código-fonte]

Símbolo do ar.

O Ar é o elemento da harmonia e da liberdade. Os Dobradores de Ar, como o ar que dobram, são calmos e pacíficos, e tentam se livrar das apegações mundanas para se tornarem livres espiritualmente.

Origem[editar | editar código-fonte]

Segundo os monges Dobradores de Ar, os primeiros Dobradores de Ar foram os Bisões Voadores, que podiam voar sem sustentação aparente. Os monges observaram como os Bisões controlavam as correntes de ar em volta deles e tentaram copiá-los, originando a Dobra de Ar. Por causa disso, os Dobradores de Ar ganham flechas em seu corpo quando dominam a Dobra, para imitarem as flechas dos Bisões Voadores.

A Dobra[editar | editar código-fonte]

Os movimentos dos dobradores de ar são baseados no Baguazhang, uma arte marcial de origem chinesa. Uma de suas principais características é o movimento circular, que possibilita se esquivar ao invés de atacar. Os Dobradoes de Ar podem criar de leves brisas à fortes tornados e vendavais, mas geralmente eles usam sua dobra para impedir seu inimigo de atacar, e não para feri-lo. Eles podem também, para evitar a batalha, usar o ar como impulso para correr em altíssima velocidade, ou pular grandes altitudes. Por causa disso, os Dobradores são ágeis e têm reações rápidas. Praticamente não há limitações para um dobrador de ar, já que o ar está em todo lugar.

Fonte de Poder[editar | editar código-fonte]

Aang atirando uma corrente de ar em Jato.

Os Dobradores de Ar não tem uma grande fonte de poder como os Dobradores de Fogo e os Dobradores de Água.Eles simplesmente dobram o ar em volta deles.

Dobras Especiais[editar | editar código-fonte]

  • Planar

Os dobradores de Ar podem usar sua dobra para voar, usando planadores escondidos dentro de seus cajados e controlando as correntes de ar em volta de seu corpo. Todos os Dobradores de Ar aprendem a planar nos seus treinamentos com a Dobra.

  • Patinete Aéreo

O Patinete Aéreo consiste em uma esfera de ar rodopiante na qual o Dobrador de Ar monta para poder se mover em grande velocidade, subir em paredes ou até mesmo flutuar no ar. É uma técnica um pouco difícil de ser controlada.

  • Ski Aéreo

O Ski Aéreo é uma "evolução" de planar. Consiste em ficar em pé no planador durante um voo.

  • Tornado

Consiste em misturar ar quente e ar frio e criando um tornado.

  • Voar

Consiste em voar com ajuda das correntes de ar e sem ajuda de planadores.

  • Bolha de Vácuo

Assim como os Dobradores de Ar são capazes de movimentar o ar aonde e como eles querem, eles também são capazes de extrair o ar
de qualquer ambiente. A Bolha de Vácuo consiste em retirar o ar em torno da cabeça do adversário, criando uma bola de
vácuo, impedindo a respiração. Essa técnica é mortal, e foi usada pelo líder da Lotus Vermelha, Zaheer, para matar a rainha
de Ba Sing Se na série A Lenda de Korra.

Dobradores Notáveis[editar | editar código-fonte]

  • Ar

Aang; Gyatso; monges; Korra; Tenzin; Zaheer; Guru Laghima

  • Planar

Aang, Korra, Zaheer, e quase todos os Dobradores de Ar

  • Patinete Aéreo

Aang; Meelo, Jinora; Ikki; algumas crianças do templo de Ar do Sul

  • Ski Aéreo

Gyatso;

  • Tornado

Aang; Korra: Zaheer; Alguns dobradores de ar

  • Voar

Zaheer; Guru Laghima.

  • Bolha de Vácuo

Zaheer

Dobra de Energia[editar | editar código-fonte]

Aang retirando do espírito de Ozai a habilidade de dominar o fogo.

Nos tempos antigos, antes de surgirem os Avatares, as pessoas não dobravam os elementos, mas sim a energia dentro de si mesmas. Tal habilidade, entretanto, desapareceu quando as pessoas passaram a concentrar suas energias para dobrarem um só elemento. Atualmente, a Dobra de Energia pode ser realizada por qualquer Avatar, embora nem mesmo ele(a) saiba que possui essa habilidade até que alguém o ensine. A Dobra de Energia consiste em dobrar a energia interna de um pessoa, podendo fazer o que quiser com ela. A dobra de energia permite ao usuário remover as habilidades de outras pessoas de dobra. Entretanto, para poder realizá-la, o Dobrador deve ter um espírito "indobrável". Do contrário, seu próprio espírito será corrompido e tomado pela energia do outro, e então será destruído.

Dobras especiais[editar | editar código-fonte]

Dobra do Espírito:Guru Tartaruga-Leão, Aang, Korra.

Dobradores Notáveis[editar | editar código-fonte]

Guru Pathik; Tartaruga-Leão; Aang; Korra.


  1. marcelo778 30/10/2012 23:08