Dobro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Dobro
Informações
Classificação Hornbostel-Sachs

Dobro é uma marca registrada da Gibson Guitar Corporation, que se refere a um modelo específico de guitarra ressonadora, um violão com cordas de aço e com um cone metálico dentro de sua caixa de ressonância. Muitas vezes, o nome Dobro é utilizado para designar qualquer guitarra ressonadora, mesmo as que não sejam da marca Gibson.

Seu som é bem particular e traz para o violão de cordas de aço algumas características semelhantes ao som de um banjo.

Existem diversas técnicas de uso, com diferentes afinações e características sonoras, mas uma das mais usadas, sem dúvida é a do slide. O slide consiste em um tubo que se utiliza em um dos dedos da mão esquerda ou segurado pela mão. Ele pode ser de metal ou de vidro e possibilita o deslize entre as cordas, criando um efeito único no som. Relatos históricos apontam que a técnica teria nascido do uso de copos de vidro para diferenciar o som, por parte dos músicos que costumeiramente tocavam em bares, berço do blues e jazz, ritmos originários do uso do Dobro.

História[editar | editar código-fonte]

Nos anos 20, alguns dos instrumentos de maior destaque na música dos Estados Unidos da América eram o piano, o banjo e instrumentos de sopro como o trombone, a corneta,, flauta e clarinete. A guitarra, quando tocada num grupo, não possuía projeção sonora suficiente para ser ouvida com clareza. Então, no final da década de 20, o luthier John Dopyera, atendendo ao pedido de um guitarrista, projetou e produziu uma guitarra cujo som tivesse maior projeção que a guitarra clássica. Daí nasceu o Dobro (o nome vem de DOpyera BROthers - irmãos Dopyera). Em 1993, o nome Dobro foi comprado pela Gibson, que ainda produz o instrumento.

Características[editar | editar código-fonte]

O modelo tradicional do Dobro tem no corpo um cone de metal com a função de ressonância. Suas cordas são de aço e as características do braço, cabeça e escala são similares aos de uma guitarra própria para cordas de aço.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Dobro
Ícone de esboço Este artigo sobre um Instrumento musical é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Dobro sob uso de um slide