Doca do Bom Sucesso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Doca do Bom Sucesso em Belém

A Doca do Bom Sucesso é uma instalação portuária, atualmente de uso misto civil e militar, situada nas imediações da Torre de Belém em Lisboa. É notável por sua importância histórica aérea e naval.

História[editar | editar código-fonte]

A Doca do Bom Sucesso é notável pela sua importância na história aérea e naval de Portugal do século XX. Em 1917, foi transformado no Centro de Aviação Marítima de Lisboa - a primeira base aeronaval da Marinha Portuguesa - e Escola de Aviação Naval, integrados no centro de aviação marítima.


Em 1918, após reorganização da Aviação Naval, a base passa a ser designação de Centro de Aviação Naval de Lisboa, até à sua extinção em 1952.

Em 1922, parte do Centro de Aviação Naval do Bom Sucesso o voo de Gago Coutinho e Sacadura Cabral que se torna a primeira travessia aérea do Atlântico Sul, um dos maiores feitos da aeronáutica mundial.

Actualmente funciona na Doca do Bom Sucesso uma marina para embarcações de recreio. A doca serve igualmente de base a lanchas dos serviços de pilotagem do Porto de Lisboa, da Guarda Nacional Republicana e da Autoridade Marítima Nacional.

Imagens históricas[editar | editar código-fonte]

Doca do Bom Sucesso em 1919
Torre do submarino Golfinho, na Doca do Bom Sucesso, em 1918.