Doctype

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Doctype(acronomo de DOCument TYPE, Tipo de Documento em português), em informatica é a declaração do tipo de documento em formatos como o HTML. Usa-se muito em linguangens de marcação como declarador do formato.

Usando o doctype para identificar o formato

Actualmente com a existencia de navegadores, é necessario identificar o tipo de documento para que o navegador saiba como abri-lo ou qual a sua função.




O <! DOCTYPE> declaração deve ser a primeira coisa em seu documento HTML, antes da tag <html>.

A declaração não é uma tag HTML <DOCTYPE>, é uma instrução para o navegador sobre qual versão do HTML da página é escrito dentro

Em HTML 4.01, o <! DOCTYPE> refere-se a um DTD, porque HTML 4.01 foi baseada em SGML. O DTD especifica as regras para a linguagem de marcação, para que os navegadores processar o conteúdo corretamente.

HTML5 não se baseia em SGML, e, portanto, não necessita de uma referência a um DTD.

Dica: Sempre adicione a declaração de seus documentos HTML, para que o navegador sabe qual o tipo de documento que esperar <DOCTYPE>.