Modelo de Objeto de Documentos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Document Object Model)
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Hierarquia dos objetos num exemplo HTML DOM - Document Object Model

DOM (Document Object Model - Modelo de Objetos de Documentos) é uma especificação da W3C para uma interface, independente de plataforma e linguagem, onde se pode dinamicamente alterar e editar a estrutura, conteúdo e estilo de um documento eletrônico, permitindo que o documento seja mais tarde processado e os resultados desse processamento, incorporados de volta no próprio documento. A API DOM oferece uma maneira padrão de se acessar os elementos de um documento, além de se poder trabalhar com cada um desses elementos separadamente, e por esses motivos criar páginas altamente dinâmicas.

História[editar | editar código-fonte]

W3C começou o desenvolvimento do DOM em meados da década de 90. Embora a W3C nunca tenha produzido a especificação DOM 0, ela no entanto foi parcialmente um modelo de documento e foi incluída na especificação do HTML 4.

Em Outubro de 1998, a primeira especificação (DOM 1) foi lançada. A versão seguinte (DOM 2) foi lançada dois anos mais tarde em Novembro de 2000, com especificações no style sheet object model e na manipulação do estilo de informação. A terceira versão (DOM 3) foi lançada em Abril de 2004 e é a atual especificação para Document Object Model.

Implementações[editar | editar código-fonte]

Navegadores[editar | editar código-fonte]

Inicialmente, quando cada navegador suportava exclusivamente o seu próprio interpretador DOM, eram inúmeros os problemas de operatividade. De forma a ser cross-browser compatível, isto é, suportando vários navegadores, uma grande parte do código DHTML teve de ser rescrito para cada navegador ser suportado. A promessa da especificação era de simplificar substancialmente o desenvolvimento de aplicações Web complexas.

O Level 1 do DOM tem sido uma recomendação desde 1 de Outubro de 1998. O esforço de normalização não trouxe uma mudança imediata por que navegadores poucos flexíveis como Internet Explorer 4.x e Netscape 4.x ainda eram mundialmente usados em 2000. Em 2005, uma grande parte da especificação DOM já era muito bem suportada pelos mais comuns navegadores que tinham suporte ao JavaScript, incluindo o Internet Explorer (versão 5 e 6), navegadores baseados no Gecko (como Mozilla, Firefox e Camino), Konqueror, Opera e Safari.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre programação de computadores é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.