Dodge Fluid Drive

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa (desde março de 2015). Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo.
Wikitext.svg
Esta página ou seção precisa ser wikificada (desde março de 2015).
Por favor ajude a formatar esta página de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Dodge Fluid Drive são modelos de automóveis fabricados a partir de 1946 com a inédita caixa de câmbio Fluid Drive, a qual funcionava como um câmbio automático, após acionar a embreagem uma só vez para entrar em movimento.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Dodge D24C Sedan Fluid Drive 1946

O Dodge Fluid Drive foi pouco exportado para o Brasil e Europa, que recebiam apenas os modelos menores baseados nos modelos Plymouth, como o Plymouth P15 e Plymouth Cranbrook. O primeiro, fabricado até 1949, era um modelo de carroceria de pré-guerra, e deu origem ao Dodge D25 e DeSoto Diplomat. O segundo, deu origem ao Dodge Kingsway e à segunda geração do DeSoto Diplomat, que eram versões menores e não tinha a caixa Fluid Drive, restrita apenas aos DeSoto Custom e Dodge Coronet. Os modelos grandes da Dodge (1946-49: D24 e 1949/1953:Coronet) eram concorrentes diretos do Mercury Eight (Ford) e Pontiac Catalina e Oldsmobile 88 (GM).

Galeria de imagens[editar | editar código-fonte]

Referências