Dohuk

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dohuk
—  Cidade  —
Vista da cidade
Vista da cidade
Dohuk está localizado em: Iraque
Dohuk
Localização de Dohuk no Iraque
36° 52' N 43° E
País  Iraque
Região autônoma  Curdistão[1]
Província Dahuk
População [2]
 - Total 255 364
Sítio www.duhokgov.org
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Dohuk

Dohuk (também escrito Duhok, Dehok ou Dahok; em curdo: دهۆك; em siríaco: ܢܘܗܕܪܐ; transl.: Nuhadra; em árabe: دهوك) é a capital da província de Dahuk no Iraque. Tem cerca de 250 000 habitantes, em sua maioria constituídos por curdos, com uma minoria de assírios. Segundo algumas fontes, o nome "Dohuk" é proveniente de curmânji, que significa "pequena aldeia" em curdo.

História[editar | editar código-fonte]

A cidade é cercada por montanhas ao longo do rio Tigre. Duhok tem uma indústria turística em crescimento, e a sua população tem crescido rapidamente desde a década de 1990 principalmente porque a população rural se mudaram para as cidades. A Universidade de Dohuk, fundada em 1992, é um renomado centro de ensino e pesquisa em Dohuk.

Cidades gêmeas[editar | editar código-fonte]

 Estados Unidos, Gainesville, Flórida. [3]

Clima[editar | editar código-fonte]

Dohuk apresenta clima árido ou clima desértico. As temperaturas máximas podem variar de 5°C a 12°C e as mínimas de -16°C a -10°C no inverno, porém, no verão, as temperaturas máximas podem atingir 45°C e as mínimas 18°C. As chuvas são escassas.[4]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. The Kurdistan Region in brief (em inglês) krg.org Governo Regional do Curdistão (23 de abril de 2010). Visitado em 19 de fevereiro de 2012.
  2. World Gazetteer
  3. http://www.gnvsistercities.org/docs/Resolution_060507.pdf
  4. Temperatura AccuWeather Global (2012). Visitado em 9 de junho de 2012.


Ícone de esboço Este artigo sobre o Iraque é um esboço relacionado ao Projeto Ásia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.