Dois Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dois Unidos
—  Bairro do Brasil  —
Unidade federativa Pernambuco
Zona Norte
Região administrativa RPA 2
Distrito RPA 2
Município Recife
Área
 - Total 582,3
População (2010)
 - Total 32,905
    • Densidade 105,51 habitantes por hectare hab./km2 
Domicílios 9.879
Rendimento médio mensal R$ 937,92 (2010)
Limites Beberibe, Linha do Tiro, Nova Descoberta e Passarinho, município de Olinda.
Fonte: Não disponível

Dois Unidos é um bairro do Recife, capital do estado brasileiro de Pernambuco.

Pertence à segunda Região Político-Administrativa do Recife (RPA-2) e faz limites com os bairros bairros Beberibe, Linha do Tiro, Nova Descoberta e Passarinho, limitando-se também com a cidade de Olinda.

Nele estava localizado o Centro de Treinamento de Dois Unidos, que pertencia ao Santa Cruz Futebol Clube.

História[editar | editar código-fonte]

Antes de se tornar bairro do Recife, a localidade de Dois Unidos era um sítio que servia de invernada para os cavalos da Brigada Militar de Pernambuco.

Em 1940 foi edificado o Stand de tiros da Brigada. Logo em seguida, outras edificações foram sendo realizadas, tais como um pródio da Companhia de Cães da Polícia Militar e um presídio. Depois, foram aparecendo edificações residenciais,construída por antigos moradores de mocambos extintos pela prefeitura afim de promover o 'progresso' e um maior ordenamento urbano.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Consta que um dos primeiros habitantes costumava abrigar os seus parentes em sua residência, que passou a ser conhecida como a Casa dos unidos. Com o tempo o nome foi abrangendo toda a localidade, reconhecida como Local dos unidos, para depois ser denominado Dois Unidos

Demografia[editar | editar código-fonte]

  • Área: 275,2 ha.
  • População: 32.905.228 habitantes
  • Densidade demográfica: 119,56 hab./ha.[1]

Localidades do bairro[editar | editar código-fonte]

A comunidade contê a área plana de Dois Unidos, o Córrego da Picada, o Córrego da Bela Vista (antigo Córrego do Morcego), o Córrego da Camila, o Alto do Maracanã, o Córrego do Curió, o Córrego do Leôncio, o Alto do Rosário e o Alto do Capitão.

Ativos Ambientais[editar | editar código-fonte]

O território do bairro contempla da Reserva Ecológica de Dois Unidos, com uma área de 52,14 ha. A comunidade é cortada ainda por dois rios: Rio Beberibe e Rio Morno. Há poucos metros da divisa do bairro com a cidade de Olinda, que é feita através do Rio Beberibe, está localizada a Reserva Ecológica de Passarinhos.

Ativos Esportivos[editar | editar código-fonte]

Bastante conhecido como um celeiro de carques de futebol. Teve a copa Dois Unidos de futebol com 14 anos de disputa, mas foi encerrada anos atrás. Hoje existe o time de pelada do Internacional do Córrego do Morcego, Passarinho e o Corinthians do Alto do Capitão.

Os espaços de lazer esportivo da comunidade foram sendo substituídos nos últimos anos por habitacionais populares, como o Campo do Clube do Delegado e antigo Campo do Palmeiras, no Alto da Esperança. A quadra de esportes, vizinha à Escola José dos Anjos, permanece em atividade, mas em condições bastante precárias, imprópria à prática esportiva.

Religiosidade[editar | editar código-fonte]

Apesar de forte presença católica, como na maioria do País, a comunidade tem grande influência das igrejas evangélicas. Estão no bairro de Dois Unidos as denominações: Igreja Batista, Assembleia de Deus, Igreja da Fé, O Brasil para Cristo, Igreja Presbiteriana, Casa da Bênção, Universal do Reino de Deus, Adventista do Sétimo Dia, Igreja Primitiva Pentecostal, Igreja Quadrangular, Igrejas Reformadas do Brasil no Grande Recife (IRBGR),entre outras.

Ver[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências