Dois Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dois Unidos
—  Bairro do Brasil  —
Unidade federativa Pernambuco
Zona Norte
Região administrativa RPA 2
Distrito RPA 2
Município Recife
Área
 - Total 582,3
População (2010)
 - Total 32,905
    • Densidade 105,51 habitantes por hectare/km2 
Domicílios 9.879
Rendimento médio mensal R$ 937,92 (2010)
Limites Beberibe, Linha do Tiro, Nova Descoberta e Passarinho, município de Olinda.
Fonte: Não disponível

Dois Unidos é um bairro do Recife, capital do estado brasileiro de Pernambuco.

Pertence à segunda Região Político-Administrativa do Recife (RPA-2) e faz limites com os bairros bairros Beberibe, Linha do Tiro, Nova Descoberta e Passarinho, limitando-se também com a cidade de Olinda.

Nele estava localizado o Centro de Treinamento de Dois Unidos, que pertencia ao Santa Cruz Futebol Clube.

História[editar | editar código-fonte]

Antes de se tornar bairro do Recife, a localidade de Dois Unidos era um sítio que servia de invernada para os cavalos da Brigada Militar de Pernambuco.

Em 1940 foi edificado o Stand de tiros da Brigada. Logo em seguida, outras edificações foram sendo realizadas, tais como um pródio da Companhia de Cães da Polícia Militar e um presídio. Depois, foram aparecendo edificações residenciais,construída por antigos moradores de mocambos extintos pela prefeitura afim de promover o 'progresso' e um maior ordenamento urbano.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Consta que um dos primeiros habitantes costumava abrigar os seus parentes em sua residência, que passou a ser conhecida como a Casa dos unidos. Com o tempo o nome foi abrangendo toda a localidade, reconhecida como Local dos unidos, para depois ser denominado Dois Unidos

Demografia[editar | editar código-fonte]

  • Área: 275,2 ha.
  • População: 32.905.228 habitantes
  • Densidade demográfica: 119,56 hab./ha.[1]

Localidades do bairro[editar | editar código-fonte]

A comunidade contê a área plana de Dois Unidos, o Córrego da Picada, o Córrego da Bela Vista (antigo Córrego do Morcego), o Córrego da Camila, o Alto do Maracanã, o Córrego do Curió, o Córrego do Leôncio, o Alto do Rosário e o Alto do Capitão.

Ativos Ambientais[editar | editar código-fonte]

O território do bairro contempla da Reserva Ecológica de Dois Unidos, com uma área de 52,14 ha. A comunidade é cortada ainda por dois rios: Rio Beberibe e Rio Morno. Há poucos metros da divisa do bairro com a cidade de Olinda, que é feita através do Rio Beberibe, está localizada a Reserva Ecológica de Passarinhos.

Ativos Esportivos[editar | editar código-fonte]

Bastante conhecido como um celeiro de carques de futebol. Teve a copa Dois Unidos de futebol com 14 anos de disputa, mas foi encerrada anos atrás. Hoje existe o time de pelada do Internacional do Córrego do Morcego, Passarinho e o Corinthians do Alto do Capitão.

Os espaços de lazer esportivo da comunidade foram sendo substituídos nos últimos anos por habitacionais populares, como o Campo do Clube do Delegado e antigo Campo do Palmeiras, no Alto da Esperança. A quadra de esportes, vizinha à Escola José dos Anjos, permanece em atividade, mas em condições bastante precárias, imprópria à prática esportiva.

Religiosidade[editar | editar código-fonte]

Apesar de forte presença católica, como na maioria do País, a comunidade tem grande influência das igrejas evangélicas. Estão no bairro de Dois Unidos as denominações: Igreja Batista, Assembleia de Deus, Igreja da Fé, O Brasil para Cristo, Igreja Presbiteriana, Casa da Bênção, Universal do Reino de Deus, Adventista do Sétimo Dia, Igreja Primitiva Pentecostal, Igreja Quadrangular, entre outras.

Ver[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências