Dolce Vita Porto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dolce Vita Porto
Localização Porto
Inauguração 2005
Lojas 1291
Área 39.000m²2
Estacionamento 2152 lugares2
Proprietário Portugal Chamartin Imobiliária (50%)3
Portugal Somague Imobiliária (50%)3
Espanha
Administração Chamartín Imobiliária
Slogan "Todos os dias são dias Dolce Vita"
Site www.dolcevita.pt
Shopping Dolce Vita.jpg

O Centro Comercial Dolce Vita Porto é uma superfície comercial pertencente ao Grupo Chamartín situada na zona das Antas, no Porto, em Portugal.

O Centro Comercial Dolce Vita Porto é uma superfície comercial que integra o portefólio da Chamartín Imobiliária, que detém 10 Centros Comerciais em Portugal, três em Espanha e tem ainda a gestão, para outros promotores, de mais cinco Centros Comerciais na Península Ibérica.

A marca Dolce Vita, matriz da unidade de negócios Retail da Chamartín, consubstancia um conceito que alia a vertente de negócio à criação de zonas de lazer orientadas para os visitantes, diferenciando-se pelo envolvimento com as comunidades e pela primazia dada às questões da sustentabilidade.

Localização[editar | editar código-fonte]

O Centro Comercial Dolce Vita Porto localiza-se nas Antas, na freguesia de Campanhã, na zona oriental da cidade do Porto. Fica junto ao Estádio do Dragão, do Futebol Clube do Porto, e é visível a partir da Via de Cintura Interna, uma das mais importantes no sistema rodoviário do Grande Porto, que passa imediatamente a nascente do shopping e do estádio. A zona inclui também uma das mais importantes estações do Metro do Porto, de onde partem quatro das cinco linhas existentes – a estação “Estádio do Dragão”, que fica a 2m a pé do Centro Comercial.

História[editar | editar código-fonte]

Inaugurado em Maio de 2005, o Dolce Vita Porto faz parte de um projecto que integra um complexo residencial e um hotel, desenvolvido no âmbito da requalificação urbana da zona das Antas.

Posiciona-se como um shopping com uma forte aposta na moda, com a presença das mais importantes insígnias comerciais deste segmento de mercado. Fruto desta vocação, o Dolce Vita Porto tem reforçado a aposta neste segmento, nomeadamente com a disponibilização do Serviço de Fashion Adviser, que oferece um serviço de consultoria de moda e imagem profissional, e com a promoção de eventos, como desfiles de moda e workshops de imagem e moda com profissionais de referência neste segmento.

Características[editar | editar código-fonte]

Arquitectura[editar | editar código-fonte]

Os Centros Comerciais Dolce Vita apostam na dimensão estética, com uma arquitectura e design inovadores, que privilegiam a cor e luz natural, proporcionando um ambiente de conforto e bem-estar ao visitante – denominado pelos Dolce Vita como convidado.

A sustentabilidade é outra das marcas-chave dos Centros Comerciais Dolce Vita. Presente desde o primeiro esboço do shopping, todas as decisões e opções de construção seguem as melhores práticas do sector e as mais recentes tendências na área da sutentabilidade.

A característica exterior mais marcante do Centro Comercial Dolce Vita Porto é precisamente os vários painéis translúcidos coloridos que compõem a sua fachada sul, virada para o Estádio do Dragão. No interior, destaca-se a grande fonte localizada no piso 1, cujos jactos de água se elevam no vão central do edifício até à altura do quarto e último andar.

A arquitectura do projecto já levou a que o Dolce Vita Porto fosse distinguido internacionalmente. Em 2007, o shopping foi eleito “Melhor Centro Comercial do Mundo” e “Melhor Centro Comercial da Europa” pelo ICSC (International Council of Shopping Centers).


Envolvimento com as comunidades locais[editar | editar código-fonte]

A ligação forte com as comunidades locais é uma das marcas-fortes dos shoppings Dolce Vita. Para além do respeito pela sua matriz cultural, os Centros Comerciais Dolce Vita assumem-se como um motor social para a comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento económico e social, materializado na criação de oportunidades de emprego, directo e indirecto.

Este relacionamento materializa-se no apoio a iniciativas desenvolvidas a nível local e pela disponibilidade para receber actividades no interior dos shoppings, potenciando assim a visibilidade e a possibilidade destas instituições obterem mais apoio da comunidade.

Ao longo do tempo o Dolce Vita Porto tem acolhido diversas iniciativas de instituições da sociedade civil. Entre as mais recentes destacam-se o leilão solidário da delegação do Porto da Cruz Vermelha “Vamos Descalçar as Celebridades”, Open Day da secção de basquetebol do Futebol Clube do Porto, exposições fotográficas dedicadas ao Circuito da Boavista e ao Bairro do Lagarteiro ou a recolha de bens de primeira necessidade para a Legião da Boa Vontade na campanha “Boas Acções”.


Lojas e serviços[editar | editar código-fonte]

O Dolce Vita Porto conta com cerca de 120 lojas, distribuídas por uma Área Bruta Locável (ABL) de 38.354 metros quadrados e cinco pisos. O shopping disponibiliza 1.695 lugares de estacionamento, totalmente gratuitos.

O Centro Comercial oferece um leque alargado de lojas nos segmentos de moda, adereços, serviços, restauração, electrónica de consumo, área infantil e cultura.

O Dolce Vita Porto conta com sete salas de cinema VIP, exploradas pela ZON Lusomundo. Ao nível cultural, o shopping conta ainda com a galeria de arte Vit’Arte e o Espaço Soares dos Reis, no qual são expostos trabalhos realizados pelos alunos da Escola Artística Soares dos Reis.

Algumas das marcas presentes no Dolce Vita Porto: Zara, Massimo Dutti, Springfield, Oisho, Bershka, Mango, Tiffosi, Foot Loocker, G-Star, Gant, Lacoste, Benetton, Sisley, Tous.

Restauração e lazer[editar | editar código-fonte]

Os cerca de 304 restaurantes da praça de alimentação partilham o quarto andar com sete salas de cinema exploradas pela Lusomundo2 .

No Dolce Vita Porto existe ainda um espaço de leitura e uma galeria de arte.4

Referências

  1. Chamartín Imobiliária - Dolce Vita Porto
  2. a b c Notícias do Grupo Amorim
  3. a b escritorios.com.pt - Dolce Vita Porto abre a 5 de Maio
  4. Erro de citação: Tag <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas lojas


Como Chegar?[editar | editar código-fonte]

Rua dos Campeões Europeus nº 28 -198 4350-149 Porto


Transportes: Linhas de acesso ao Dolce Vita Porto:

STCP[editar | editar código-fonte]

L 401 – Bolhão/S. Roque e S. Roque/Bolhão (paragem no Dolce Vita Porto) L 800 – Bolhão/Gonodmar e Gondomar/Bolhão (paragem Estádio do Dragão) L 801 – Cordoaria/S. Pedro Cova e S. Pedro Cova/Cordoaria (paragem Estádio Dragão) L 806 – Marquês/Avenida da Carvalha e Avenida da Carvalha/Marquês (paragem no Dolce Vita Porto) L 55 – Bolhão/Baguim e Baguim/Bolhão (paragem Estádio Dragão) L 69 – Bolhão/Seixo e Seixo/Bolhão (paragem Estádio Dragão) L 70 – Bolhão/Ermesinde e Ermesinde/Bolhão (paragem Estádio Dragão) L 94 – Bolhão/Campo e Campo/Bolhão (paragem Estádio Dragão)

Outras linhas que passam na Avenida Fernão Magalhães (depois terá de descer a Alameda das Antas para chegar ao Dolce Vita Porto): L 300 – Aliados/Hospital S. João e vice versa (paragem Monte Aventino) L 301 – Sá da Bandeira/H. S. João e vice versa (paragem Monte Aventino) L 305 – Cordoaria/H. S. João e vice versa (paragem Monte Aventino) L 402 – Boavista/S. Roque e vice versa (paragem Monte Aventino) L 805 – Marquês/Rio Tinto (Estação) e vice versa (paragem Monte Aventino)

Metro[editar | editar código-fonte]

Linha A – Senhor de Matosinhos – Estádio do Dragão (paragem Estádio do Dragão) Linha B – Povoa do Varzim - Estádio do Dragão (paragem Estádio do Dragão) Linha E – Aeroporto – Estádio do Dragão (paragem Estádio do Dragão) Linha F – Senhora da Hora – Fânzeres (paragem Estádio do Dragão)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Site oficial do Dolce Vita Porto