Fernando Panico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Dom Fernando Panico)
Ir para: navegação, pesquisa
Fernando Panico, MSC
Bispo da Igreja Católica
Diocese do Crato

Título

Bispo da Diocese do Crato
Hierarquia
Papa Francisco
Ordenação e Nomeação
Ordenação Presbiteral 31 de outubro de 1971
Ordenação Episcopal 14 de agosto de 1993
Lema Episcopal SURSUM CORDA
Corações ao alto
Brasão Episcopal
Brasão Dom Fernando Panico.jpg
Dados Pessoais
Nascimento Itália Tricase
1 de janeiro de 1946 (68 anos)
dados em catholic-hierarchy.org
Bispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Dom Fernando Panico, MSC (Tricase, 1 de janeiro de 1946), é um bispo católico, quinto bispo da Diocese de Crato. Nascido na Itália, naturalizou-se brasileiro em 2000. Dom Fernando foi o responsável pela reabertura do processo de reabilitação do Padre Cícero, tendo sido, desde então, o principal defensor do religioso cearense.

Formação[editar | editar código-fonte]

Em 1964, ingressou na Sociedade dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus. Em 1968 bacharelou-se em filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma. No ano seguinte, iniciou o bacharelado em teologia pelo Istituto Teológico Fiorentino, em Florença, porém concluiu o curso no Pontifício Ateneo Santo Anselmo na capital italiana. Ainda em Roma, concluiu no ano de 1974 o mestrado em teologia litúrgica no Pontifício Instituto Litúrgico. Em 1990 concluiu o doutorado em liturgia na Pontifícia Faculdade de Nossa Senhora da Assunção em São Paulo.

Presbiterato[editar | editar código-fonte]

Recebeu a ordenação presbiteral no dia 31 de outubro de 1971. Em 1974 chegou ao Brasil para ser o vigário de Pinheiro, onde permaneceu por sete anos. Ainda em Pinheiro, foi reitor do Seminário Menor da Diocese de Pinheiro e chanceler adjunto da cúria diocesana.

Em 1982 foi transferido para São Luis onde exerceu as funções de vigário da Paróquia São Cristóvão, reitor do Seminário Maior Interdiocesano do Maranhão, reitor do Seminário Padre Júlio Chevalier, vice-diretor do Centro Teológico do Maranhão, juiz auditor do Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de São Luís e arquivista da Cúria Metropolitana de São Luís do Maranhão.

Em 1990 foi nomeado mestre de noviços dos Missionários do Sagrado Coração no Brasil, em Pirassununga (São Paulo). Em 1991 retornou para São Luís, como Superior Regional dos Missionários do Sagrado Coração, no Maranhão e Ceará. Em 1993 foi nomeado juiz no Tribunal Eclesiástico do Nordeste V (Maranhão).

Episcopado[editar | editar código-fonte]

Em junho de 1993 foi nomeado bispo de Oeiras-Floriano, no Piauí. Recebeu a ordenação episcopal no dia 14 de agosto desse mesmo ano. Em maio de 2001 foi nomeado bispo do Crato, no Ceará.[1]

Referências

  1. Bishop Fernando Panico, M.S.C. (em inglês). Página visitada em 8 de maio de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.