Dom Pérignon (vinho)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O vinho Dom Pérignon é produzido pela casa francesa Moët et Chandon. O nome vem do monge beneditino Dom Pérignon que desenvolveu o método de vinificação da bebida chamado "método champenoise".[1]

Dom Pérignon foi o primeiro champanhe cuvée ("safrado"), o que lhe deu enorme prestígio. A primeira vintage de Dom Pérignon foi a de 1921 e somente colocada à venda em 1936, depois da Grande Depressão de 1929[carece de fontes?]. O champanhe cuvée ou vintage significa que ele foi produzido com as melhores uvas de um ano (safra) especialmente bom o que lhe dá uma característica especial sobre os demais champanhes: a estampa do ano (safra) no rótulo. Por essa razão é que não existem champagnes vintage todos os anos como acontece com os vinhos não efervescentes. A maioria dos champanhes, por outro lado, são produzidos por uma mistura de uvas colhidas em anos diferentes.

Desde 1990, Richard Geoffroy é o enólogo responsável pela produção de Dom Pérignon.

Produção[editar | editar código-fonte]

São produzidas cerca de 5 milhões de garrafas de cada vintage. Ele é feito com a mistura de 55% de uvas chardonnay e 40% pinot noir, com dosagem de 7 g/l açúcar.

Referências

  1. D. & P. Kladstrup Champagne, p. 38 Harper Collins Publisher, ISBN 0-06-073792-1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.