Domenico Dragonetti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde dezembro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde dezembro de 2009).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Domenico Dragonetti

Domenico Dragonetti Carlo Maria (Veneza, 7 de abril de 1763 - Londres, 16 de abril de 1846) foi um grande musico e o primeiro compositor a introduzir o contrabaixo na música de câmara e orquestra. Ele permaneceu por trinta anos em sua cidade natal de Veneza, na Itália e trabalhou no Ópera Buffa, na Capela de São Marcos e no Grand Opera, em Vicenza.

Nessa época ele havia se tornado notável em toda a Europa e tinha recusado várias oportunidades, incluindo as ofertas do Czar da Rússia.

Domenico Dragonetti

Em 1794, ele finalmente se mudou para Londres para tocar na orquestra do Teatro do Rei, e estabeleceu-se lá para o resto de sua vida. Em cinquenta anos, ele se tornou uma figura proeminente nos eventos musicais da capital inglesa, realizando nos concertos da Sociedade Filarmônica de Londres, bem como em mais eventos privados, onde se encontrava com as pessoas mais influentes do país, como o Príncipe Consorte e o duque de Leinster.

Ele estava familiarizado-se com os compositores Joseph Haydn e Ludwig van Beethoven, a quem visitou em várias ocasiões, em Viena, e a quem ele mostrou as possibilidades do contrabaixo como instrumento solista. Sua habilidade no instrumento também demonstrou a relevância de escrever partituras para contrabaixo na orquestra separada da do violoncelo, que era a regra comum na época. Ele também é lembrado hoje pelo arco Dragonetti, que evoluiu ao longo de sua vida.