Dominika Paleta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dominika Paleta
Nome completo Dominika Paleta Paciorek
Nascimento 23 de Outubro de 1972 (41 anos)
Cracóvia,  Polónia
Nacionalidade México Mexicana
Ocupação Atriz
Cônjuge Fabián Ibarra[1] (2001-presente)
IMDb: (inglês) (português)

Dominika Paleta Paciorek (Cracóvia, 23 de outubro de 1972) é uma atriz mexicana nascida na Polónia.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha de Barbara Paciorek Paleta uma artista plástica, e Zbigniew Paleta um violinista e produtor musical, Dominika chegou ao México ainda menina, porque seu pai recebeu uma excelente oferta de emprego na Cidade do México no começo dos anos 80, desse modo imigrou com a sua família.

Dominika desde pequena apareceu em comerciais e em obras de teatro, e teve papéis com pouca importância em algumas telenovelas, sua grande oportunidade foi quando tinha 20 anos de idade, protagonizando a telenovela Amada enemiga, onde demonstrou seu talento, desde então fez vários outros projetos importante na televisão. Os produtores a convidaram para atuar em distintas telenovelas onde ela começou a interpretar papéis de vilãs, como "Leda Duran" em La usurpadora no ano de 1998, atuando com Gabriela Spanic, Fernando Colunga, Libertad Lamarque entre outros grandes atores da trama.

Na telenovela La Intrusa em 2001, ela também interpretou uma jovem rica e esnobe, contracenando ao lado de Arturo Peniche, Laura Zapata, Sergio Sendel e novamente Gabriela Spanic, ela também ganhou reconhecimento da crítica. Outras telenovelas em que ela atuou foram: Rosalinda em 1999, da grande atriz e cantora Thalía, e com o ator Fernando Carrillo, ainda no ano de 1999 participou da telenovela Locura de amor e Por un beso ambas em 2000, entre outras.

Ela também trabalhou para a rede de televisão Telemundo, onde gravou Los Plateados atuando com Mauricio Islas, e no "remake" de La mentira, a telenovela El Juramento como a vilã "Alma" ao lado de Natalia Streignard, Osvaldo Rios, e dos grandes atores mexicanos Susana Dosamantes e Héctor Bonilla.

Além disso, na Telemundo também protagonizou El alma herida, dando vida a "Patricia Araiza" outra vilã, contracenando com a atriz Itatí Cantoral. Em 2007, foi apresentadora do programa Crecer jugando, um programa direcionado para mães com crianças pequenas. Ainda este ano, Dominika retorna a Televisa e atua no episódio com o nome de "Embalsamente" da série de terror Trece miedos.

No teatro, aderiu ao elenco da aclamada peça Os monólogos da vagina.

Em 2008, ingressou na produção do diretor Nicandro Díaz González, a telenovela Mañana es para siempre, dando vida a personagem de "Liliana Elizalde Rivera", uma jovem que passa 15 anos pressa em um sanatório acusada de ter provocado a morte da sua mãe. Nessa telenovela ela volta a atuar com Fernando Colunga depois de 12 anos, no elenco conta com as presenças estrelares de Lucero, Silvia Navarro e Sergio Sendel com quem contracenou em La Intrusa.

Ela estudou "História da arte" na Universidade Iberoamericana, na Cidade do México. Em 2001 ela se casou com ator uruguaio Fabián Ibarra com quem tem duas filhas, Maria e Aitana[3] também fala fluentemente três idiomas Espanhol, Inglês e Polonês[4]

No ano de 2009 Dominika mostra mais das suas facetas artísticas, sendo dubladora, na produção da Disney, o filme infantil de animação Tinker Bell uma aventura no mundo das fadas, que foi distribuído para todos os países de língua espanhola da América Latina, no filme ela não dubla nenhuma personagem especificamente, apenas narra toda história acompanhada pelo ator argentino Kike Porcellana.[5]

Em 2010 após o grande sucesso em Mañana es para siempre o produtor Nicandro Díaz González a convidou para viver a protagonista da telenovela Soy tu dueña, mas ela recusou dizendo ter outro projetos como cinema e teatro, e ressaltou que ser protagonista para ela não é importante, já que teve essa experiência em 1997 na telenovela Amada enemiga.[6]

De volta a televisão no ano de 2010, a convite do produtor Pedro Torres, Dominika atua em um dos episódios da terceira temporada, da famosa série Mujeres Asesinas. E também nesse mesmo ano ela atua como a personagem antagonista da telenovela Triunfo del Amor, do produtor Salvador Mejía Alejandre, atuando com Willian Levy, Maite Perroni e Victoria Ruffo, entre outros grandes atores.

No ano de 2012 após de vários anos, Dominika volta a atuar com a sua irmã Ludwika Paleta, na peça teatral "La Madriguera".[7] .

Trajetória[editar | editar código-fonte]

Telenovelas[editar | editar código-fonte]

Telenovelas
Ano Título Canal Papel Notas
2013 Por siempre mi amor Televisa Sonia Arenas Antagônico
2010 - 2011 Triunfo del Amor Televisa Jimena de Alba Sandoval Antagônico
2008 - 2009 Mañana es para siempre Televisa Liliana Elizalde Rivera Estrelar
2007 - 2008 El juramento Telemundo Alma Robles Conde Antagônico
2005 Los Plateados Telemundo Luciana Castañeda Antagônico
2003 El alma herida Argos Comunicação
Telemundo
Patricia Araiza Estrelar
2001 La Intrusa Televisa Anabella Roldan Limantour Antagônico
2000 Por un beso Televisa Fernanda Lavalle de Díaz de León Estrelar
2000 Locura de amor Televisa Pamela Participação Especial
1999 Tres mujeres Televisa Raquel Lerdo Muñoz Paticipação Especial
1999 Alma rebelde Televisa Graciela Participação Especial
1999 Rosalinda Televisa Pamela Beltran Participação Especial
1998 La Usurpadora Televisa Leda Duran Bracho Antagônico
1997 Amada enemiga Televisa Jessica Quijano Proal Protagônico
1992 El abuelo y yo Televisa Elisa Participação Especial

Séries[editar | editar código-fonte]

Séries de Televisão
Ano Título Canal Papel
2010 Mujeres Asesinas 3 Televisa Maria Sandoval 'Maria, Fanática'
2007 Trece miedos Televisa Erika Wong
2000 Mujer, casos de la vida real Televisa
1999 Camino a casa Televisa

Cinema[editar | editar código-fonte]

Cinema
Ano Título Papel
2011 La otra familia Luisa
2010 Reminiscencia Elena
2004 La noche de siempre Claudia
2003 Ladies Night Lila
1999 Un Ángel para Pablo

Teatro[editar | editar código-fonte]

Teatro
Ano Título Papel
2012 La Madriguera
2008 Los monólogos de la vagina
2005 Yo estaba ocupada encontrando respuestas
2004 La Prueba

Referências

  1. Quien.com. Fabián Ibarra, esposo da atriz, preparou um presente muito especial (em espanhol). Página visitada em fevereiro de 2009.
  2. Esmas.com. Dominika Paleta nasceu na Polônia mas vive no México (em espanhol). Página visitada em setembro de 2009.
  3. Quien.com. Dominika e Fabian tem duas filhas (em espanhol). Página visitada em fevereiro de 2009.
  4. Esmas.com. Biografia de Dominika Paleta (em espanhol). Página visitada em setembro de 2009.
  5. Terra México. data Artigo sobre dublagem de Dominika em animação da Disney (em espanhol). Página visitada em agosto de 2009.
  6. Esmas.com. Artigo sobre a negativa de Dominika na telenovela Soy tu Dueña (em espanhol). Página visitada em janeiro de 2010.
  7. Hola México. Dominika e Ludwika atuam em peça teatral (em espanhol). Página visitada em maio de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]