Dominion: Prequel to The Exorcist

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dominion: Prequel to the Exorcist
Domínio: Prequela de O Exorcista (BR)
Dominion Prequel to The Exorcist.jpg
 Estados Unidos
2005 • cor • 117 minutos min 
Direção Paul Schrader
Produção James G. Robinson
Elenco Stellan Skarsgård
Gabriel Mann
Clara Bellar
Billy Crawford
Gênero Terror
Idioma Inglês
Cronologia
Último
Último
Exorcist: The Beginning
Próximo
Próximo
Página no IMDb (em inglês)

Dominion: Prequel to the Exorcist (no Brasil, Domínio: Prequela de O Exorcista) é um filme de 2005 de terror sobrenatural dirigido por Paul Schrader. É a versão original da prequela em O Exorcista (1973).

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Muitos anos antes dos acontecimentos em O Exorcista, o jovem padre Lankester Merrin (interpretado por Skarsgard, que interpretou a mesma parte do Exorcist: The Beginning) viaja para a África Oriental. Merrin teve um ano sabático da Igreja e dedicou-se à história e arqueologia como ele luta com sua fé abalada. Ele é assombrado especialmente por um incidente na pequena aldeia na Holanda ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, onde atuou como pároco. Perto do fim da guerra, um sádico comandante da SS nazista, em retaliação pelo assassinato de um soldado alemão, as forças de Merrin para participar em execuções arbitrárias, a fim de salvar uma vila cheia de abate.

Ele reúne-se com uma equipe de arqueólogos que estão a tentando descobrir uma igreja que acreditam ter sido enterrada por séculos. No início, Merrin resiste à idéia de que forças sobrenaturais estão em jogo, mas eventualmente os ajuda, e daí o resultado de eventos em um encontro com Pazuzu, o mesmo demônio referenciado no O Exorcista.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ator/Atriz Personagem
Stellan Skarsgård Padre Lankester Merrin
Gabriel Mann Padre Francis
Clara Bellar Rachel Lesno
Billy Crawford Cheche
Ralph Brown Sgt. Maj. Harris
Israel Aduramo Jomo
Andrew French Chuma
Antonie Kamerling Kessel
Julian Wadham Maj. Granville
Mary Beth Hurt (não creditado) Voz do Cheche

Produção[editar | editar código-fonte]

Domínio foi totalmente gravado, em seguida, arquivado pela Morgan Creek Productions, que temia que o filme seria vencido e substituído pela nova versão de Renny Harlin como o diretor, o filme O Exorcista: O Início (2004), este filme utilizou o mesmo enredo e boa parte da filmagem de Domínio mas Harlin tentou torná-lo um filme de terror convencional. Porém, depois da pouca audiência e a resposta da crítica para a versão de Harlin, a Morgan Creek passou a quantia de $35.000 a Paul Schrader para que ele terminasse a sua versão. Morgan Creek permitiu também que a Warner Bros lançasse a versão de Schrader nos cinemas sob o título Dominion: Prequel to the Exorcist, lançado em maio de 2005.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

O filme foi lançado em DVD dia 25 de outubro de 2005 pela Warner Home Video e inclui extras como: Cenas Deletadas, Galeria de Fotos e um Comentário de Áudio pelo diretor Paul Schrader. Em 10 de outubro de 2006, o filme foi lançado junto com O Exorcista, O Exorcista: A Versão que você nunca viu, O Exorcista II: O Herege, O Exorcista III e O Exorcista: O Início em um box set intitulado de "O Exorcista: A Antologia Completa".

Ligações externas[editar | editar código-fonte]