Domo do Milênio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O domo de longe.

O Millennium Dome (Domo do Milênio, em tradução para o português), posteriormente chamado de The O2 Arena, é uma arena multi-esportiva inaugurada no final de 1999, na Península de Greenwich, a sudeste de Londres, no Reino Unido. É a maior estrutura em forma de cúpula do mundo [carece de fontes?], tendo sido projetada pelo premiado arquiteto Richard Rogers.1

Embora considerada uma obra prima da arquitetura, a estrutura teve inicialmente grandes problemas quanto à sua utilização, já que somente abrigou uma pequena exposição durante seu primeiro ano. Custou cerca de 850 milhões de libras (aproximadamente 1,500 milhões de dólares) provenientes de impostos, além de implicar em gastos de aproximadamente 1,8 milhões de libras por mês para a sua manutenção.

A partir de 2005 o Domo do Milênio tem sido usado pela empresa de telefonia celular O2 para a realização de espetáculos e grandes eventos, sendo conhecido desde então como The O2 2

Em 5 de Março de 2009, o lendário Michael Jackson anuncia seu retorno aos palcos em uma série de 50 concertos sob o título This Is It. A Turnê foi cancelada quando o Rei do Pop morreu na Califórnia, vítima de overdose de calmantes, em 25 de Junho daquele ano.

Já se apresentaram na arena grandes artistas como, One Direction, Guns N' Roses, Madonna, Pussycat Dolls, Beyoncé, Kylie Minogue, Britney Spears, Avril Lavigne, Lady Gaga, Shakira, Enrique Iglesias, Rihanna, Usher, Miley Cyrus, Taylor Swift, Spice Girls, Backstreet Boys, Bill Clinton, Metallica, Pink, Timbaland, Joss Stone, Justin Bieber, Kasabian, Celine Dion, Mumford & Sons, Girls Aloud, Cheryl Cole e outros.

Referências

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Domo do Milênio