Hollenthon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Domus Mundi)
 Nota: Se procura o município da Áustria, veja Hollenthon (Baixa Áustria).
Hollenthon

Banda no Amadeus Music Award da Austrália em 2009
Informação geral
Origem Viena
País Áustria
Gênero(s) Metal sinfônico, folk metal, death metal melódico
Período em atividade 1994 - atualmente
Gravadora(s) Napalm Records
Integrantes Martin Schirenc
Mike Gröger
Gregor Marboe
Martin Arzberger
Elena Schirenc
Página oficial Site oficial

Hollenthon é uma banda de heavy metal austríaca, formada em 1994 por Martin Schirenc também líder da banda Punget Stench e Mike Gröger com apóio dos membros do sindicato do black metal austríaco, a banda tem em seu currículo três álbuns de estúdio e dois EPs.

História[editar | editar código-fonte]

O inicio de Hollenthon se deu em 1994, onde Martin Schirenc e Mike Gröger juntaram suas forças a pedido dos membros da A.B.M.S. (Austrian black metal syndicate) e formaram o projeto que até então era nomeado como Vuzem

Após favoráveis comentários e pedidos múltiplos, Martin decidiu então liberar um full-length de músicas gravadas do Vuzem em 1995, outros compromissos, no entanto adiaram a realização do trabalho até o final de 1998... Ainda inacabado o material foi levado até a gravadora Napal records para que eles pudessem tomar conhecimento, pouco tempo depois Vuzem foi aceito, liberando a estréia aclamada do álbum Domus Mundi já com o nome de Hollenthon.

Em junho de 2001, Hollenthon trouxe With Vilest Of Worms To Dwell que ao contrario do seu antecessor, orgulha-se de uma excelente banda sonora, tal como produção, bem como uma feroz e ímpia atmosfera criada por uma perfeita simbiose de pesadas guitarras, interlúdios sinfônicos, coros emocionantes e melodias encantadoras.

O álbum foi promovido com uma turnê européia. Nos anos seguintes Martin estava concentrado em sua outra banda (Pungente Stench) embora a escrita de um novo material nunca tivesse sido interrompido. Em 2007 Hollenthon estava destinado a continuar com o pé na estrada, querendo ser uma verdadeira banda. Martin e Mike decidiram então recrutar Gregor Marboe, e a segunda guitarra ficou por conta de Martin Arzberger. Em 2008 agora como uma verdadeira banda, Hollenthon lançou a verdadeira "obra prima" de sua carreira intitulada originalmente como Opus Magnum; O álbum conta com a bônus track The Bazaar cover da banda oitentista The tea Party.

E a alegria dos fãs não pára; A banda lançou no outono de 2009 um EP intitulado Tyrants and Wraiths com edição limitada na sua turnê européia promovida junto com as bandas God Dethroned e Endstille, as músicas do novo álbum não são tão memoráveis como “Y Draig Goch”, mas da para notar um pequeno passo adiante do que vimos no Opus Magnum. A produção é tão arrojada e estrondosa do que já havíamos visto antes, as músicas são simples Death metal bem trabalhados com a ligeira graça sinfônica e dos corais.

Para os fãs está é apenas uma amostra do que se pode esperar para o próximo álbum. O EP conta com quatro faixas sonoras e dois vídeos ao vivo da banda desde 2008 no Graspop Metal Meeting gravado na Bélgica

A banda foi indicada ao Amadeus Austrian Music Award de 2009, um importante evento musical austríaco para premiações de artistas do cenário pop realizado em Viena [1]

Influências[editar | editar código-fonte]

Esteticamente falando a banda conta com influencias de músicas clássicas, temas de filmes, músicas de igrejas e folclóricas com vocais típicos em bandas de heavy metal Gruído ou gutural como é conhecida a técnica vocal, coros gregorianos e vocais femininos.

Nas letras compostas por Elena é perceptível influencias ou referencias nas obras de Serguei Prokofiev como Romeu e Julieta, é notável também os clássicos de William Shakespeare como o próprio Martin declarou uma adaptação de um dos verso de um soneto de Shakespeare na sua entrevista dada à revista Roadie Crew em 2002 [2]

Mixagem[editar | editar código-fonte]

Todos os álbuns dá banda foram gravados no estúdio Vato Loco Studios, e mixados pelo próprio Martin

Membros[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

EP[editar | editar código-fonte]

Demo[editar | editar código-fonte]

  • Demo (Vuzem) - (1995)

Notas e referências

  1. «Biografia». Biografia. Consultado em 14 de março de 2011 
  2. «Influencias». Edição#46. Consultado em 14 de março de 2011. Arquivado do original em 12 de junho de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]