Don't Cry for Me, Argentina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Don't Cry for Me, Argentina (em português: Não Chores Por Mim, Argentina) é a canção mais conhecida da peça musical de 1978 intitulada Evita, com música de Andrew Lloyd Webber e letras de Tim Rice. Cantada pela personagem principal, Eva Perón, foi originalmente intitulada como "It's Only Your Love Returning", antes de Rice ter colocado o título atual. A música foi gravada primeiramente por Julie Covington em estúdio no ano de 1976 e interpretada por Elaine Paige nos palcos em 21 de junho de 1978, quando a peça estreou.

Gravações notáveis[editar | editar código-fonte]

Paloma San Basilio e [[Nacha Guevara [1] ]] gravaram as versões mais conhecidas da música em espanhol, intitulada No llores por mí, Argentina, que se tornou muito patriótica na Argentina.

Versão de Madonna[editar | editar código-fonte]

"Don't Cry for Me Argentina"
Single de Madonna
do álbum Evita
Lançamento Dezembro de 1996
Formato(s) 12", CD
Gravação 1995
Gênero(s) Pop Orquestral
Duração 5:34
Gravadora(s) Warner Bros.
Composição Tim Rice, Andrew Lloyd Webber
Produção Nigel Wright, Alan Parker, Andrew Lloyd Webber, David Caddick
Miami Mix:
Madonna, Pablo Flores, Javier Garza
Certificação(ões) Silver.png Prata (BPI)
Gold.png Ouro (SNEP)
Gold.png Ouro (ARIA)
Cronologia de singles de Madonna
Último
Último
"You Must Love Me"
(1996)
"Another Suitcase in Another Hall"
(1997)
Próximo
Próximo

A cantora e compositora americana Madonna gravou sua versão da canção para o seu papel no filme de 1996 Evita. Ela foi lançada em dezembro de 1996 como o segundo single da trilha sonora de Evita. Para o lançamento do single, Madonna regravou a canção mais uma vez como um remix de dança, produzido por ela mesma, Pablo Flores e Javier Garza. As versões "Miami Mix" incluem letras cantadas em inglês e espanglês.

Video musical[editar | editar código-fonte]

Dirigido por Alan Parker, o vídeo da música contem cenas do filme. Um video do remix 'Miami Mix Edit' também foi lançado.

Apresentações ao vivo[editar | editar código-fonte]

A versão original da trilha sonora foi usada como interlúdio instrumental em sua turnê de 2001 Drowned World Tour. Ela cantou a música exclusivamente em Buenos Aires, no estádio River Plate Stadium, nos shows de sua turnê de 1993 The Girlie Show World Tour (antes do filme Evita), na turnê de 2008 Sticky & Sweet Tour, e na turnê de 2012 MDNA Tour.

Lançamento[editar | editar código-fonte]

Sal Cinquemani da revista Slant Magazine comentou: "Facilmente uma das maiores performance vocais de Madonna até hoje, a interpretação dramática da cantora da música tema não oficial de Evita foi ao mesmo tempo fiel e bizarramente autobiográfica".[2] O single acabou por ser um grande sucesso em todo o mundo,alcançando o primeiro lugar em vários países, notavelmente na França, onde tornou-se sua segunda canção a chegar ao número um (depois de "La Isla Bonita"). Chegou ao top ten nos E.U.A., chegando à posição de número oito. Na Europa foi seu nono single a chegar ao o topo da Eurochart Hot 100 Singles. De acordo com The Official Charts Company, a canção vendeu 340.000 cópias só no Reino Unido.[3]

Créditos[editar | editar código-fonte]

  • Compositores – Andrew Lloyd Webber, Tim Rice
  • Produtores – Nigel Wright, Alan Parker, Andrew Lloyd Webber, David Caddick
  • Produtores do remix – Madonna, Pablo Flores, Javier Garza
  • Orquestra – John Mauceri
  • Engenheiro– Javier Garza
  • Mixagem – Madonna, David Reitzas, Nigel Wright
  • Fotografia – David Appleby

Créditos adaptados do encarte do álbum.[4]

Referências

  1. http://portalpopline.com.br/nicole-scherzinger-e-ovacionada-em-especial-em-homenagem-ao-produtor-de-musicais-andrew-lloyd-webber/
  2. Sal Cinquemani (9 de novembro de 2001). Album Review: Madonna - GHV2 (em inglês) Slant Magazine. Página visitada em 07 de fevereiro de 2014.
  3. MTV Networks: Madonna: The Official Top 40 (em inglês) MTV. Página visitada em 7 de fevereiro de 2014.
  4. (Encarte do cd single brasileiro). "Don't Cry for Me Argentina". Madonna. 1996.936243830-2. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]