Don't Go to Sleep

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Não adormeça
Não adormeça (BRA)
Don't Go to Sleep
 Estados Unidos
1982 •  cor •  95 min 
Género terror / suspense
Direção Richard Lang
Roteiro Ned Wynn
Elenco Dennis Weaver
Valerie Harper
Ruth Gordon
Robert Webber
Robin Ignico
Kristin Cumming
Oliver Robins
Idioma inglês

Não adormeça (título brasileiro de Don’t Go to Sleep) é um filme estado-unidense de terror feito para a televisão de 1982. Foi exibido originalmente em 10 de dezembro de 1982 na rede ABC.

O filme costumava ser exibido na televisão brasileira nos anos 1980 e por isso se tornou extremamente popular e até é considerado um filme cultuado por alguns. Com a emergência da internet, é comumente citado e comentado por muitos em fóruns e sites da internet brasileira. Foi lançado apenas em VHS pela Warner no Brasil, e mesmo assim a fita é considerada rara hoje — mesmo em locadoras. Porém, dada a popularidade do filme no Brasil, na internet circulam versões ripadas de VHS e legendadas, compartilhadas em torrent, eMule e blogs.

Foi filmado em Los Angeles, nos estúdios da Warner Bros. e produzido por Aaron Spelling Productions.

História[editar | editar código-fonte]

Uma família é vítima de um acidente de automóvel, mas todos conseguem sair do carro a tempo, menos a menina Jennifer, porque seu irmão Kevin amarrou seus cadarços enquanto ela dormia e a outra irmã ainda fechou a porta de veículo. Após a tragédia, a família muda-se para uma casa nova de número 13666 num subúrbio bem afastado.

Bernice, avó das crianças, vai morar nessa nova casa junto da família, pois o médico disse à sua filha que ela não podia residir sozinha e então Phillip não gosta disso e a rejeita, dizendo que ela pode pagar para alguém cuidar dela.

A menina começa a se portar de forma estranha e estranhos incidentes começam a ocorrer na nova residência. Jennifer aparece como um espírito para Mary que é a única que a enxerga, que sente rejeitada por seus familiares que não lembram mais dela. A família se sente culpada pelo falecimento da menina pois no dia da tragédia, pouco antes de pegar o carro, na casa da avó da garota, o pai (Phillip) ingeriu bebida alcóolica em excesso — causando a batida. Quem estimulou ele a beber foi a mãe de sua esposa, Bernice e ela acaba sendo também acusada por Phillip.

O garoto Kevin cria uma iguana num terrário. Numa noite alguém pega o animal e o põe debaixo dos lençóis da avó Bernice. Ela acaba falecendo. Kevin também morre ao tentar pegar um disco voador (‘‘frisbee’’) no telhado e acaba caindo.

A família fica ainda mais abalada, enquanto a garota é tratada por um psicólogo. O estopim se dá com a morte de Phillip, eletrocutado por um rádio ao cair na banheira. Laura, então está certa que Mary é a assassina de seu marido.

Laura, então tenta telefonar para a emergência, mas Mary usa um cortador de pizza para cortar a linha telefônica. Mary acaba internada numa clínica aos cuidades da Dr.ª Samuel, e então revela que não é Mary e sim Jennifer.

No fim, Laura volta para sua casa junto de uma enfermeira para cuidar dela. Pela 1ª vez, então, Jennifer aparece para sua mãe, antes só Mary a via.

O filme é popularmente conhecido e lembrado pela cena de amarração dos cadarços, do garoto caindo do telhado, do cortador de pizza e do fantasma de Jennifer.

As cenas do acidente de carro ocorrem no fim do filme em flashback. Muitos acham que o acidente de carro aparece no início do filme, mas não.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]