Donaldo III da Escócia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde julho de 2011).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Donaldo III da Escócia, irmão de Malcolm III da Escócia, Canmore.

Pertencia à Casa de Atholl, também chamada Dunkeld. Apelidado Bane, Ban ou o Louro, teria nascido em 1033 e morreu em 1099 em Rescobie, arredores de Forfar ou Forfarshire, sepultado na ilha de Iona.

Foi rei da Escócia de 1093 a maio de 1094 e de novembro de 1094 até outubro de 1097, quando foi preso. Sucedido por seu sobrinho Edgar I.

Quando subiu ao trono, tinha quase 60 anos. Tradicionalista, detestava a influência inglesa na corte, característica do reinado do irmão mais velho. Reinou brevemente, pois o filho de Canmore, Duncan II, o tirou do trono; mas venceu Duncan II e reassumiu o trono com ajuda do sobrinho Edmundo.

Os demais filhos de Malcolm III aceitaram apoio inglês para vencê-lo e prendê-lo. Haviam dividido o reino, Donald III governava a Escócia e Edmundo governava a região da Lothian.

Ajudou a depô-lo seu irmão Edgar, que se declarou vassalo do rei inglês para o derrubar. Edmundo, perdoado, se tornou monge. Donaldo III Ban foi cegado e sentenciado à prisão perpétua; como vingança, conseguiu estrangular o filho primogênito de seu sobrinho Davi.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Precedido por
Malcolm III
Rei da Escócia
1093 - 1094
Sucedido por
Duncan II
Precedido por
Duncan II
Rei da Escócia
1094 - 1097
Sucedido por
Edgar I