Dong Haichuan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Dong Haichuan ou Tung Hai Chuan (董海川) (13 de Outubro de 1797 em Hebei, China - 25 de Outubro de 1882 em Beijing, China) foi um mestre muito famoso em sua época por desenvolver o Bagua Zhang.

Dong Haichuan começou a demonstrar e ensinar o Bagua Zhang na metade de 1860 em Beijing, onde estabeleceu rapidamente sua reputação como um sistema de combate muito efetivo. Historicamente é a mais recente das três principais artes marciais chinesas internas tradicionais, as outras duas são o Taiji e o Xing Yi.

Bagua Zhang quer dizer palma dos oito trigramas, a estrutura do sistema está baseada literalmente na filosofia taoista. Dong é reputado ter aprendido o sistema de um velho taoísta nas montanhas, mas sua origem exata permanece um mistério.

Dong trabalhou como guarda-costas e depois como cobrador de impostos para o Príncipe Su no Tribunal Imperial. Usando o Bagua Zhang ele era invencível em brigas, desde este período até a sua morte em 1882.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • SMITH, Robert W. "Chinese Boxing", ISBN 1-55643-085-X
  • LIANG, Shou-Yu; Yang, Jwing-Ming; Wu, Wen-Ching "Baguazhang : Emei Baguazhang Theory and Applications", pp 36-38, ISBN 0-940871-30-0
  • SMITH, Robert W.; Pittman, Allen "Pa-Kua - Eight Trigram Boxing" pp 19-22, ISBN 0-8048-1618-2


Ligações externas[editar | editar código-fonte]