Dooley (Montana)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Dooley está localizado em: Montana
Dooley
Localização de Dooley no Montana

Dooley é uma cidade fantasma, localizada no condado de Sheridan, no nordeste do estado de Montana, nos Estados Unidos.

História[editar | editar código-fonte]

Com a chegada da linha férrea de Soo Line Railroad, vários lotes de terreno da cidade foram vendidos em julho de 1913. A cidade foi implantada na esquina da propriedade do fazendeiro W. D. Dooley, da qual derivou o nome da cidade. Em poucos anos a cidade cresceu, surgiram vários negócios e um centro comunitário.[1] . Surgiram gelatarias, restaurantes, um posto de correios, salloons, igrejas, até houve um jornal "The Dooley Sun,", cujo primeiro número foi lançado em 7 de novembro de 1913. Havia também indústria: ferraria, uma fábrica de cigarros, eletricidade fornecida por uma empresa ali instalada, um clube profissional de beisebol.

Apesar de a terra em redor de Dooley terem atraído numerosos fazendeiros devido ao Homestead Act durante os primeiros anos após a conclusão do caminho de ferro/estrada de ferro, a região provou ser inadequada para uma agricultura intensiva (por ser um pouco árida) e por volta da década de 1920, a cidade entrou em declínio até desaparecer por completo em 1957, altura me que fechou a estação dos correios. Na atualidade, apesar de o comboio passar pela localidade, Dooley é uma cidade fantasma, completamente abandonada.

O posto de correios de Dooley funcionou entre 1914 a 1957.[2] O único edifício que se mantém em pé é uma igreja luterana abandonada há muito, a Rocky Valley Lutheran Church, que foi listada no e National Register of Historic Places em 1993.[3]

Referências

  1. HISTORY OF DOOLEY, MONTANA (As written in Sheridan's Daybreak published in 1970) Sheridan County Historical Association and Magnus Aasheim. Visitado em 17 de agosto de 2012.
  2. Sheriden [sic] County Post Offices Postalhistory.com. Visitado em 2008-03-28.
  3. MONTANA - Sheridan County National Register of Historic Places. Visitado em 2008-01-30.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]